Supremo decide sobre procedimentos médicos sem transfusão de sangue

preview_player
Показать описание
O Supremo Tribunal Federal deve decidir nas próximas semanas se pessoas Testemunhas de Jeová têm o direito de se submeter a procedimentos médicos sem transfusão de sangue.

O recurso a ser analisado trata do caso de uma paciente do SUS que teve negado o pedido de ser submetida a uma cirurgia cardíaca, sem receber transfusões de sangue de terceiros, caso fosse necessário.

O entendimento da justiça até agora é que: se tem risco de morte para o paciente, o hospital pode se recusar a fazer o procedimento de quem não aceita a transfusão de sangue. No caso específico que está no Supremo, as decisões em instâncias anteriores foram a favor do hospital porque não havia certeza médica de que não tinha risco de morte para a paciente durante o procedimento.

O plenário virtual da corte já reconheceu a repercussão geral no caso, ou seja, o que quer que o STF decida, vai valer para outros casos semelhantes.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Esperamos q esses direitos sejam respeitado

cloutildesfernandes
Автор

Essa liberdade reivindicada pelos Tjs, poderá trazer grandes benefícios a muitos outros pacientes q tbm poderão ser beneficiados por não usar sangue em seus casos cirúrgicos.

ElvesRibeiro-sv
Автор

E se o paciente morrer mesmo recebendo sangue a família pode processar o médico e o hospital, ?

lucioaugustodesouza
Автор

É mesmo assim isso está escrito na Bibilia Deus condena issoNao devemos fazer transfusão de sangue

irenemonteiro
Автор

Se há comprovação que no caso em epígrafe na referida situação pode ser usado outro tratamento exangue, o STF agiu corretamente; porém, se é num outro local, e em situação diferente, como é que fica? Exemplo : Um Hospital lá na Selva Amazônica, ..como é que fica ? Aguardo respostas.

desocultandoatorre
Автор

Se eu não fosse TJ
Mesmo sendo de outra religiao
Na aceitaria transfusao de sangue

joeldonizete
Автор

Que comentários absurdos, tem um instituto de cirurgia sem sangue em pederneira, interior de s.p e outro em Bariri, tbm interior de s.p, eu mesmo já me prestei em pederneira é umaaravilha, e lá faz cirurgia de testemunhas de Jeová e de pessoas que não são testemunhas de Jeová mas não querem sangue, quando não usa sangue, a recuperação é bem mais rápida e não corremos o risco de pegar alguma doença, e o melhor é que agradamos o nosso criador Jeová, ninguém morre por falta de sangue, mas porque não usou as alternativas que estão a disposição dos médicos, os médicos precisam se atualizarem e aprender todas as alternativas e atender as testemunhas de Jeová, aprender as alternativas não é um bicho de 7 cabeças, é só aprender e colocar em prática e e deixar de blá blá blá

gildeigomesdossantos
Автор

O engraçado é que mesmo com o cartão de doador de sangue, se a pessoa necessitar de sangue terá que comprar no hospital ou pedir que apareça alguém de boa fé 😢

O sangue é um negócio muito lucrativo 😅

manuelcosta
Автор

Ivanir vá estudar Seita significa pequeno grupo fechado que não é público .o salão das testemunhas de Jeová é aberto ao público.

ivoneisanches
Автор

É fato, a razão é inútil diante da fé. O Estado garante aí pelo menos o direito dos menores de idade e vida que segue.

FBO
Автор

Se o paciente morrer o culpado foi o médico. Quem diz como fazer é o médico.

samuelcorreia
Автор

Entendo que se a própria pessoa consciente decidiu não receber sangue, tem que ser respeitado sua vontade, porém o infortuno pode acometer qualquer um e se não tiver um documento assinado e registrado por parte da pessoa, pra mim cabe um parente mais próximo decidir, pronto estaria assim regulado o assunto, não vejo porque tanta discussão em cima desse fato, acho que o STF tem temas mais importantes pra decidir neste pais.

edsonaparecidodeoliveiraol
Автор

Aí eu pergunto se a mulher vim a óbito fazendo trasnfusão quem vai se responsabilizar

edsoncosta
Автор

A minha pergunta é: os Testemunhas de Jeová podem fazer autotransfusão? Quero dizer: numa cirurgia eletiva, a pessoa poderia colher o sangue e após alguns dias realizar a cirurgia e receber o próprio sangue?

marcio
Автор

Eu mesma me Recuso a receber sanguíneo alheio ✍🏾☝️☝️

vanusachristen
Автор

As testemunhas de JEOVÁ são beneficiadas por se apegar à BÍBLIA SAGRADA, e não aceitar transfusão de sangue, qualquer pessoa que conhece os riscos de uma transfusão, que tecnicamente é um transplante também optam por tratamentos alternativos.

josedangelocatarino
Автор

Estás a dizer que O nosso Deus esta amentir não põe Deus a prova

irenemonteiro
Автор

Consulte Google: o que significa abster se de sangue?

helenitaalves
Автор

Transfusões de sangue
Riscos comuns:

Reações hemolíticas
*Hemólise (fatal)
Reações anafilaticas
Reações químicas
Reações morfológicas.
Janela imunológicas de doenças conhecidas. Que dizer das doenças não conhecidas?

O sangue salva ou é falácia?

Quais os meios substitutivos do sangue?

betopereira
Автор

Sou enfermeiro há 20 anos trabalhando em 2 grandes hospitais, tenho muita experiência e conhecimento técnico no assunto. Na maioria dos casos não há outra alternativa a não ser transfusão de sangue...nâo ha tempo para alternativas digo com toda experiência, instalo sangue nos pacientes todos os dias e é notório a melhora e sem mencionar os casos de emergência aí não tem nem discussão.

alexanderandre