Teste INVERSOR SOLAR ou MICROINVERSOR? Qual gera mais energia?

preview_player
Показать описание
☀ Gostou desse vídeo?
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com quem ainda tem dúvida.

E ai pessoal...
Nem sempre o óbvio é tão óbvio assim não é mesmo? Foi interessante ver que em condições de telhado comum ( como a grande maioria ) sem recortes ou orientações diferentes o inversor tradicional muito conhecido e famoso gerou mais energia. Isso não significa que os microinversores são inferiores, em condições de telhados recortados e muitas orientações com certeza ele fará a diferença. Por isto recomendamos que sempre consulte empresas qualificadas para ofertar o melhor produto para seu projeto solar!

#inversores
#energiasolar
#growatt
#deye
#fotovoltaica
#economia
#teste
#meugerador
#microinversor
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Ótimo vídeo! Antes de criticarmos, temos que entender as condições do teste, e não apenas olhar o resultado. Testes só são comparáveis se forem realizados nas mesmas condições.

É fato que os microinversores enfrentam problemas de eficiência quando no calor, sobretudo nos dias de mais produção (que, concidentemente, tendem a ser os mais quentes). Eles esquentam muito mesmo, às vezes sendo impossível tocá-los apenas com a mão.

Tenho 3 microinversores Deye de 2000w cada com 12 painéis de 550w e percebi que, mesmo no monitoramento próprio (solarman), a curva de potência instantânea não era uma parábola perfeita em dias de céu limpo (o que seria esperado). Na verdade a curva de potência ia até o pico da capacidade instalada por volta das 11h e depois diminuia consideravelmente (perdia cerca de 1kw no período de maior produção). No controle dos parâmetros dos microinversores pude perceber que a potência diminuia justo quando os microinversores chegavam perto de 80ºC de temperatura no dissipador.

Resolvi isso da seguinte maneira:

1) Pedi aos instaladores que instalassem os microinversores embaixo do telhado, em um lugar mais arejado, e não diretamente embaixo das placas.
2) Fiz 3 suportes de madeira onde acoplei fans e termostatos eletrônicos, os quais parafusei embaixo do telhado, rente a cada microinversor. Regulei os termostatos para ligar os ventiladores quando as temperaturas dos micros chegarem a 45ºC e desligá-los quando resfria até 40ºC.

Hoje, na prática, os microinversores não passam dos 45ºC nunca, sendo que ganhei +1kw de potência nos horários de pico de produção (geralmente por volta das 11h e 14h). Como esperado, agora é possível visualizar perfeitamente a parábola na curva de potência pelo sistema de monitoramento (solarman).

Depois que instalei os ventiladores, já vi ganhos de até 2KWh a mais na produção diária (lembrando que os micros já estavam embaixo do telhado, em um lugar mais arejado, ANTES de instalar os ventiladores).

Pode até parecer pouco pelo investimento, porém o sistema de resfriamento ativo também visa a longevidade dos microinversores. Equipamentos eletrônicos definitivamente não combinam com calor!

Fora o problema com calor, ao meu ver, os microinversores são ideais para sistemas residenciais (que tendem a ser menores). O preço dos microinversores tem diminuído muito recentemente, o que deixou eles bem mais competitivos frente aos inversores string, considerando já todos os benefícios agregados que os microinversores trazem consigo (monitoramento integrado, facilidade na instalação e expansão futura do sistema, MPPTs individuais que trazem mais eficiência e permitem utilizar painéis diferentes, vantagens quando há sombreamento parcial, dentre outros).

GrandSmoking
Автор

Parabéns! Sempre tive essa duvida, vídeo bem explicativo.

terciojean
Автор

Em tudo que é teste comparativo com a DEYE, o desempenho dele não é satisfatório. Já vi comparativos com 4 modelos de MICROINVERSORES e o APSYSTEM DS3D gerou 15% a mais que o DEYE.

Parabéns pelo teste. Quanto mais informação para todos, melhor.

gaviaumfiel
Автор

Top demais! Amei saber de todos esses detalhes!

jacfarias
Автор

Olha que legal … vídeo explicativo e bem simples para entender ! 👏🏽👏🏽

brunnaleal
Автор

Essa desvantagem da temperatura, é só desse modelo do DEYE, pois outras marcas como Hoymiles e Apsystem trabalham bem em altas temperatura e possuem garantia maior, e indice de falha menor que os inverores string. Então isso não é uma desvantagem para o microinversor, pois ele foi projetado para isso. Essa diferença de geração menor do micro da DEYE é uma falha de projeto, ele limita muito a geração quando aquece. Repita por favor o teste com micros da APSYSTEM ou HOYMILES para vermos quem ganha.

guitarrando
Автор

Nossa que muito boa a explicação tinha muita dúvida 👏🏾👏🏾

brendahosana
Автор

No meu caso vi vantagem, eu e meu vizinho instalamos a mesma quantidade, eu fiz questão dos micro e ele não. Tbm coloquei no chão e não no telhado. A diferença é brutal, em média 30% maior. E olha que aqui pega som bra de árvores, o que seria péssimo se não fosse micro. O fato de não ter a telha próxima esquentando e maior ventilação tbm devem ajudar, além do direcionamento melhor no chão.

Ser_Nomade
Автор

Muito bom parabéns, informação valiosa!!!😁

vnc
Автор

Vídeo mto bem explicado, mas induz o cliente a uma conclusão enviesada, pois apresenta um resultado na qual os contornos do teste foram enviesados.

helisonmedina
Автор

Parabéns, vídeo muito bem explicado, sanando todas as dúvidas sobre a diferença dos dois produtos! ☀️☀️☀️

annajuliamialichi
Автор

Só eu achei em 3:50 um dos painéis do micro ser menor? Acredito que pelo ângulo, por não estar todos no mesmo nível, outra questão é que todo mundo sabe que calor não é bom para sistema eletrônico, então porque a Growatt não dá quinze anos de garantia no inversor?

paulocesarmeneses
Автор

Faz um teste com o inversor da fronius e growatt

salvioandrade
Автор

No meu kit, está instalado um growatt de 5kw. O cara é bravo!

Alexandre
Автор

Bacana o vídeos amigo. Parabéns pelos esclarecimento. Sucesso!!

dagmarsantos
Автор

posso instalar o micro inversor nas mesmas condições que o inversor string, ou seja, na casa em local arejado? Quais os impedimentos, alguém sabe?

thenedsamorimdasilva
Автор

Já tem algum micro inversor para off grid?

elessandropereiradasilva
Автор

Por isso prefiro inversor contral tenho usina solar tbm

astronomianundial
Автор

Olá belo video, eu tenho uma dúvida não sei se voce pode me responder, tenho em mente ligar um microinveersor em um sistema eólico e em placas solares simultaneamente, sabe dizer se isto é possíveal, obrigado abraço.

paulinho
Автор

a detalhe e tenho 3 deye aqui e eles não passa de 65 graus, vai depender muito do jeito que instalou tb

ronilook