O que aconteceu com a CRIAÇÃO de MINHOCAS?

preview_player
Показать описание

Você já ouviu falar em criação de minhocas? A minhocasa, basicamente, trata-se de um sistema fechado, composto por três caixas plásticas e empilhadas. Nos compartimentos, uma colônia de minhocas é inserida e elas se alimentam de sobras de alimentos como folhas secas, verduras, legumes e frutas, convertendo-os em dois tipos de adubo: húmus e um biofertilizante líquido, conhecido também como chorume.

Para quem acompanha os vídeos do Manual do Mundo, sabe bem que nós fizemos uma criação de minhocas no primeiro semestre de 2020. Agora, um ano depois, vocês conferem o resultado dessa experiência sustentável!

A minhocasa é uma criação de minhocas caseira e a sua manutenção tem como objetivo conseguir um pouco de adubo e húmus para depositar nas plantas que são criadas em casa.
Essa criação com material orgânico é rica em muitos nutrientes e beneficia a horta doméstica. Vale acrescentar que a minhocasa é compacta, não gera mau cheiro, não atrai ratos ou baratas e, além disso, é auto-regulável.

A minhocasa funciona por meio de um sistema chamado compostagem. Contextualizando, a compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos como restos de alimento, por microrganismo e invertebrados, como é o caso das minhocas.

A finalidade da compostagem é obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais formando assim um solo humífero e, além disso, reciclar o lixo orgânico e, assim, diminuir a quantidade de lixo produzido.

Uma curiosidade da compostagem é que ela pode ser realizada por qualquer microorganismos ou animais invertebrados. No caso da minhocasa, o animal escolhido foram as minhocas californianas, mas poderia ser também uma compostagem com bactérias e fungos.

Mas será que utilizar húmus na plantação realmente faz diferença? Claro que para respondermos essa pergunta nós vamos testar na prática!

Para isso, foram plantados feijões em dois recipientes diferentes: ambos vão estar com a mesma quantidade e tipo de terra, mas apenas um deles vai estar com o húmus.

E aí, tem algum palpite para qual dos feijões vão crescer melhor? A ideia é que o que conta com húmus adquira uma estrutura mais resistente. Mas será que isso realmente vai acontecer? Acompanhe a gente no Instagram e confira o resultado!

Agora que você chegou até aqui, não esqueça de compartilhar esse vídeo com aquele seu amigo que adora horta e mantém as plantas de casa sempre saudáveis!





CRÉDITOS
Direção e Apresentação: Iberê Thenório
Produção Executiva: Mari Fulfaro
Gerência de Projetos: Marcel Albert
Câmera: Felipe Reis
Roteiro: Davi Simões
Consultoria Técnica: Roberto “Pena” Spinelli
Coordenador de Produção: Tiago César Silva
Assistentes de produção: Arthur Okuda e Vitor Moreira
Edição e Finalização: Thaís Paneto
Apoio: ENEL

Copyright© 2023 Manual do Mundo®. Todos os direitos reservados.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eai pessoaaal, muito legal esse incentivo da Enel... Nossa equipe, a Pé de Ortiga, já ganhou um desafio da Play Energy e estamos com muita fome de representar o Brasil na final. Sustentabilidade é o que liga! Abraço Manual, acompanhamos vocês desde criança ♥️

pedeortiga
Автор

Iberê pelo que eu sei peroba é uma madeira muito amarga por isso usada para construção, por ser muito amarga os cupins, por exemplo, não a comem.

pedrobruno
Автор

MARY, Eu já trabalhei com marcenaria, e sim, a peroba é sim mais forte, e o pó dela na marcenaria incomoda muito o nariz.
Essa é uma madeira que nem os cupims comem ela, por isso é bastante usada na marcenaria.

tkceifador
Автор

Sim, a peroba tem substancias que afastam os decompositores. Tanto que era utilizada para fazer casas, visto que os cupins não costumam comer ela.

gc
Автор

Eu tava assistindo o vídeo e acabou a energia aqui em casa, obrigado Enel.

AlmirFernandesAdvocacia
Автор

A serragem também serve para equilibrar a relação carbono/nitrogênio da compostagem!

AugustoFeyh
Автор

Tenho 3 composteiras, pratico essa idéia a 5 anos, e cada dia q passa gosto cada vez mais de compostar...

caiquezanetti
Автор

A Mari super empolgada com os bichinhos 🥰
Sem falar que ela manja muito do assunto. 👏👏👏

edigarjr
Автор

Olá Manual, vocês podem assar (calcinar) e triturar a casca do ovo, pois inteira as minhocas não conseguem degradar muito. Abraços agroecológicos.

jardelfelix
Автор

Adorei o vídeo, vocês deveriam mostrar a criação de abelhas em um centro especializado

daviluiz
Автор

Cara... a vibe de vocês é muito massa. 💞

c.h.medeiros
Автор

A Enel é um excelente apoio, principalmente quando ela aumenta indevidamente o preço da energia da casa das pessoas.

TheCacetossauro
Автор

Confesso que esse é um dos vídeos que eu estava mais esperando para ver o resultado (só perde para o submarino kkkk)
pq tenho muito interesse em fazer meu próprio minhocário.

DrimPereira
Автор

Iberê sou muito seu fã tive covid e pensei que nunca mais conseguiria aprender com vcs hoje eu venci o covid e estou assistindo vcs agora amen5

diegoary
Автор

Eu sou marceneiro e cultivo húmos o ibere tá certo, pinos é eucalipto são as melhores outros tipos de madeiras mais nobres elas não gostam

marcelooliveira
Автор

Esse minhocario vai ser útil também na hora da pescaria, top...

edsonpereira
Автор

O ideal é cortar bem os alimentos antes de depositar na composteira, se possível triturar para uma decomposição mais rápida e a matéria seca (serragem sem aditivo químico algum, folhas mortas) é essencial sendo a proporção 2:1 a mais recomendada. (Duas porções de matéria seca para uma de resíduos úmidos)

matheusalves
Автор

Aleluia! Esperei mais de um ano por esse vídeo! Amém, irmões!

prof._doritos
Автор

Melhor canal do Mundo só poderia ser um Manual dele 😍

Satisfatoriamente
Автор

Não acredito que esse dia finalmente chegou!
Estava esperando tanto por esse vídeo. 😁

doguito