Adoção e meu processo de adoção e colocação na fila da adoção, minha numeração hoje! meu perfil.

preview_player
Показать описание
Agência Brasil explica: como é o processo de adoção no país
Brasil tem atualmente 4,9 mil crianças e adolescentes para a adoção
Publicado em 24/02/2020 - 07:12 Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil - Brasília
O Brasil tem atualmente 4,9 mil crianças e adolescentes para a adoção. A legislação brasileira define critérios para que pessoas interessadas adotem. Cada estado apresenta sua especificidade no processo, mas alguns pontos são comuns.
Op rimeiro passo para quem quer adotar é procurar a Vara de Infância e Juventude (VIJ) da sua região. Lá, a pessoa obterá informações específicas sobre o processo na sua comarca. Além disso, apresentará uma lista de documentos, como cópia dos documentos pessoais – CPF, identidade, certidão de casamento ou união estável (se for o caso) –, comprovante de residência, comprovante de bons antecedentes criminais e atestado de saúde física e mental.
Após protocolar a inscrição, a pessoa – ou casal – deve participar de um curso de preparação psicossocial e jurídica voltada para adoção. Nesse curso, os candidatos a adotantes adquirem uma noção mais ampla da importância da preparação emocional de toda a família e de todas as mudanças que virão com a chegada de um novo integrante.
Após o curso, a pessoa se submete a uma entrevista com psicólogos e assistentes sociais que assessoram o juiz da Infância e Juventude. Essa entrevista é feita para que o juiz, através de seus assessores, conheça melhor aquela família e as relações que são vivenciadas por ela. É também nessa etapa que os postulantes à adoção especificam o perfil de jovem que querem adotar.
O juiz será o responsável por aprovar ou não o nome daquela pessoa ou casal como candidatos a adotar uma criança ou adolescente. Em caso de aprovação do juiz, o nome da pessoa é incluído no Sistema de Adoção local e nacional. Ela poderá acolher uma criança tanto da comarca de seu domicílio como também em outras comarcas.
Adotar uma criança, no entanto, é uma tarefa mais complexa do que um simples passo a passo. Envolve a mudança na vida e na rotina de várias pessoas e, principalmente, o bem-estar de uma criança que, muitas vezes, vem de um lar turbulento, com um passado de violações aos seus direitos, e precisa de um novo e amoroso lar para retomar sua história.
Confira a entrevista que a Agência Brasil fez com o Supervisor de Adoção da Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal, Walter Gomes:
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu nome é Sandra Santos, sou de Santa Luzia, Minas Gerais.
Meu canal inicialmente foi criado para falar vários temas, mas não deu certo!
Hoje falo sobre adoção em todos os sentidos, intimo e geral., por isso o meu nome Sandra Santos gerando no coração, por ser uma grávidez no coração mesmo.
Eu e meu marido somos pais que geram no coração, uma gestação demorada e cheia de ansiedade, estresse e como disse: bem demorada!
Entramos com pedido para adoção em Maio de 2016 e fomos habilitados em Fevereiro de 2018, e até o presente momento o nosso telefone não tocou, infelismente.
inscreva-se, compartilhe e ative o sininho.
me segue lá no
instagram e facebook: sandrazeferinosantos
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Oi Sandra, parabéns pelo vídeo e muito obrigada por compartilhar conosco sobre o seu processo. Seu vídeo ficou um pouco baixo, talvez seria melhor da próxima vez deixar o fone mais próximo no próximo vídeo.

angelicanascimento
Автор

Em maio nós completamos 4 anos e esse mês de junho entramos para o segundo lugar no município. Nosso processo de habilitação durou 5 meses lá em 2017

canaldojuniorrei
Автор

Oi Sandra que coincidência.
Pensei em você ontem.
Falei com você uns meses atrás sobre meu processo de adoção.
Logo sua criança vai chegar.
Eu sei que não é fácil por causa da ansiedade.
Mais se estão na posição 24 não vai demorar muito.
Eu ainda estou esperando minha filha já a 5 anos sou de São Paulo.
Já chegamos em 4 na fila fiquei super feliz achando que meu telefone iria tocar logo.
Isso foi em setembro do ano passado e nada aconteceu.
Hoje estamos em 13 e na expectativa do telefonema.
Bjs Boa sorte para todos nós que estamos nessa jornada.
Nossos filhos estão sendo preparados para nós.
E na hora certa chegarão.
E gente nem vai lembrar do tempo que esperamos.
Porque nossa felicidade vai ser muito maior.
🙏❤💋

rosangelasoaresdeoliveirad
Автор

Quando fui fazer o curso aqui em Contagem MG, eles falou não é querendo desanimar vocês mais no mínimo fica na fila é 8 anos, fiquei triste, eu estou na posição 220 é mais de 5 meses que a fila não anda. Escolhi de 0 a 3 anos menina ou menino.

michellesiilva
Автор

Entrei com os documentos em 2018, tive a visita da assistência social em 2019, em março de 2019, foi a palestra, janeiro de 2020 chegou a certidão de habilitação, estou na posição 34 já tem uns meses

vanilzacardimdasilva
Автор

Meu processo graças a Deus foi muito rápido, comecei em 10/21 entrei na fila em fevereiro agora. Entrei na fila na posição 258 no meu estado e cidade (num sei pq o número é igual), e agora já estou na posição 246, em um mês já subimos 12 posições. Estamos animados.

giselegontijo
Автор

Eu já estou juntando os documentos pra começar pra fazer a adoção

anapaulaoliveira
Автор

As mesmas coisas que aconteceu com você, aconteceu comigo.

KarenPlopes
Автор

Entrei com a documentação em outubro de 2019 fui habilitada em março de 2021. Minha posição no CNA é 351 sou de São Paulo SP

marisagloriaherculinosilva
Автор

Minha habilitação aguardo o aval do juiz. Faz 4 meses. Já passei por todo o processo.

leandroportela
Автор

Eles passou na época o papel e o site para acompanhar a filar, todo mês eu olho . Quando eu dei entrada na adoção foi tudo rápido até ser habilitada mais ou menos uns 6 meses. Agora infelizmente a fila que demora não anda, não sei se por causa da pandemia . Ano passado não chegou nem andar 5 absurdo isso.

michellesiilva
Автор

Oi Sandra tudo bem ?
Eu meu processo de habilitação levou 6 meses mas até então eu nem sei se já estou na fila 🤔 já entrei no site do SNA mas bem abre não reconhece .estou a 5 meses habilitada e nada de está na fila eu sou de Curitiba

PATY
Автор

Oi querida não foi só o seu processo o meu demorou 1e3 meses .já estamos na fila vai fazer 3 anos . perfil de 03 Sexo menino ou menina . Eles falam q esse sistema tá andando mais já tem mais de dois Nós nós estamos na mesma posição. Só Deus e uma angústia essa espera .
E depois as crianças ficam tanto tempo no abrigo e crescem sem um lar . Daí eles reclamam q a conta n fecha cinceramente eu n entendo.

valerianascimento
Автор

Dei entrada em 2018, demorei 2 anos pra habilitar.
Recebi o contato em agostp de 2020
Sou d Rj.

lucianavieira
Автор

Estou na fila (após ser habilitada) há 5 anos e 2 meses. Para sermos habilitados eu e meu marido esperamos por 1 ano e 6 meses. Eu achei um absurdo está demora pois dentro de 4 meses o curso e as entrevistas foram realizados.

zizilima
Автор

Eu já estou a 1 ano e 10 meses
E muito angustiante esse processo
Tbm acho muito tempo de espera
Até 1 ano e de se entender
Meu processo esta parado desde fevereiro ou seja 4 meses sem sair da mesma posição

bryanfriedrich
Автор

Eu e meu esposo levamos 9 meses e já saiu a sentença se habilitação, no meu caso foi bem rápido.

fernandofernandes
Автор

Estou em 10 lugar na fila, vou faze 5 anos nessa fila, ñ sei se é normal mas me deu muita alegria mas um medo de td....

carlavanessa
Автор

Boa noite estou na posição 18 no município e no estado

julianapereira-wtll
Автор

Quem da deslike so pode ser quem n gosta de crianca e n tem interesse em nada relacionado. Ta fazendo oque aqui então.? Aff

aguidasilva