Mas, afinal, o que é golpe? | Ponto de Partida

preview_player
Показать описание
Na estreia de um novo formato, e a partir dos comentários, questionamentos e mesmo críticas de quem acompanha o Ponto de Partida, hoje é dia de encarar o impeachment de 2016 e tentar compreendê-lo.
___
PONTO DE PARTIDA
Segundas, quartas e sextas-feiras, às 18h15, no YouTube
___
MEIO
O Meio é uma newsletter gratuita de notícias, sai de segunda a sexta-feira e chega de manhã cedo ao seu e-mail. A leitura demora menos de oito minutos. E todas os fatos essenciais do dia estão ali, concisos para você. Da política ao que estreia na Netflix.

#PontoDePartida | #Golpe | #PedroResponde | #Meio
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito bom e esse final é ponto de partida de uma das grandes questões. Se tudo é golpe… Como Bachelard analisou, se tudo coagula (leite, sangue), essa atração pela generalização não serve pra nada: o desafio é o estudo das diferenças (entre o leite e o sangue pela química, por exemplo).

marcia_neder
Автор

O fato é, Pedro, que nesse debate de "foi golpe" ou "não foi golpe", eu, pelo menos, saio dessa discussão com a consciência tranquila por nunca o ter apoiado.

Pelo contrário, estava nas ruas contra o golpe, impeachment, parlamentada, jogo duro constitucional, ou qualquer outro nome que você queira dar.

guilhermem.
Автор

Pedro, esse novo formato mais “descompromissado” com a edição ficou mto dahora.. é o suficiente pra entendermos que o papo é um pouco diferente dos outros ponto de partida, continua com ele! :)

rodrigo.rebelatto
Автор

Conclusão: não foi um Golpe embora tenha sido um golpe.

jorgealessandro
Автор

O processo de impeachment foi nojento, eu nunca senti tanto nojo do congresso nacional como em 2016 ao assistir aquilo. Os juízes (senadores) não se importaram em verificar antes de julgar se as acusações eram robustas. A sentença já está posta na mesa antes mesmo do processo ser aberto. Eu acredito que a crise de representatividade que vivemos se agravou nesse dia. O Brasil assistiu ao vivo aquele processo enojada do sistema político como um todo. Enfim, eu não sou político, cientista político ou jurista, mas naquele dia me senti golpeado quando o projeto político que ganhou nas urnas foi desrespeitando. E a oposição acabou por colocar o projeto perdedor em prática. Um projeto que destruiu o sonho de brasileiros que sonhavam com oportunidades que são impensáveis pra quem vem de família humilde, da classe trabalhadora.
É isso, o meu pequeno desabafo sobre o assunto.

kaiquecarvalho
Автор

Pedro, concordo com você, não foi golpe, mas foi golpe.

xaizard
Автор

Hoje fiz justiça com minhas próprias mãos, finalmente assinei o Meio, algo que eu vinha postergando há tempos, nem sei bem o porquê. Foi rapidinho. Não ter assinado antes foi uma tremenda injustiça de minha parte, porque é baratinho, e eu considero que o conteúdo do Meio sobre política é o que há de melhor no Youtube (fico esperando ansioso sair cada novo "Ponto de Partida" e "Conversa com o Meio"). Nem sempre eu concordo integralmente com todas as análises, mas sempre quero conhecer os argumentos, que sempre são expostos com muita seriedade e honestidade intelectual. Parabéns ao Meio, sobretudo ao Pedro (meu xará), pelo trabalho de excelência. Parabéns também pra mim, por ter parado de postergar e finalmente ter começado a apoiar essa iniciativa tão importante para nossa democracia. PS.: Hoje, depois de muitos anos, mudei de ideia sobre o impeachment da Dilma, embora eu continue acreditando que foi uma tremenda trapaça, esse vídeo conseguiu me convencer que realmente não houve um golpe, mas uma solução constitucional, ainda que injusta. Obrigado pelos esclarecimentos.

pedrofalcao
Автор

Resumindo, se os congressistas não gostarem do presidente, é só alegar um crime que está tudo dentro da constituição.
Se o presidente cometer vários crimes, mas estes crimes favorecerem os congressistas, não existe crime.

SandraRodrigues-tcjq
Автор

Pedro, não se importe muito com qualidade de imagem. Vê se prioriza qualidade de áudio, independente do que você venha a utilizar pra filmar...
Sucesso pra ti e equipe!

andresouza
Автор

Pedro, vc explica em ordem cronológica como ocorreu o golpe, mas que por uma questão de semântica, diz que devemos chamar de impeachment. É um ponto de vista. A história não ausentará o fato que este impeachment foi visto com controvérsia por grande parte da população, que o chamou de golpe.

sharkycwb
Автор

Uma aula!

Eu sou do tempo que se lia e se tirava conclusões.
Hoje temos "influenciadores" que pensam por nós.

Me recuso a aceitar!

Mas sempre respeitei os mestres, e você é um!

Parabéns

ftw
Автор

que formato excelente! Acertou na mosca, Pedro!

brenodeoliveirabarbosa
Автор

Todo teu exercício, pra explicar, deixou claro que na verdade; foi golpe.

paulofernandoreisdeoliveira
Автор

Sim, Pedro o Meio é uma voz importante na imprensa e na política. Continue firme no seu trabalho

lfsalles
Автор

Ao ler os comentários vemos muita gente indignada falando que não vai mais ver o meio ou que está retirando sua inscrição. Continuem com esse trabalho incrível, e dessa forma se afastam gente extremista do canal. O Meio sempre foi e continuará sendo plural, mas pra quem quer de verdade debater. Abraços

pedrocarvalho
Автор

Assinei Pedro! Quero que vcs continuem trazendo informações e debates construtivos pra fortalecer o conhecimento e como consequência nossa DEMOCRACIA. Grande abraço da Alemanha
P.S. Amei o formato pra sextar 😊

wane
Автор

Eu entendo o ponto. O problema, a meu ver, é que essa expressão "impeachment de má fé" não existe juridicamente. O impeachment exige justificativa jurídica e a mora de pagamento (pedalada) era prática autorizada pelo tcu. Após a mudança de interpretação, muito estranha por sinal, aconteceu o absurdo do tcu reavaliar retroativamente a ação do governo. Isso não se sustenta como crime de responsabilidade, Pedro. "Ah mas o senado é quem decide o que é crime e as pessoas erram"...pois é, mas aí pode tudo então. Penso que se está vinculando o termo "golpe" a uma ruptura com agravante de violência física. Entretanto, a deposição inconstitucional pode ser feita sem uma gota de sangue e não deixa de ser golpe. Grande abraço do assinante.

drummerbarcellos
Автор

Parece que mais importante do que discutir se foi golpe ou não é refletir sobre que representantes legislativos temos. Quando aprenderemos a dar mais importância para esse poder? E melhor escolhê-lo?

guilhermeoliveiramendes
Автор

Gostei dos benefícios do novo formato! Sua linha de raciocínio, respondendo ao comentário, fica mais compreensível e objetiva.

Como vc está fazendo comentários em momentos diversos e sem teleprompt, talvez seria legal alguns pop ups com notícias fazendo referências a fatos ou dados abordados! 🥰

diegopalermo
Автор

Muito bom Meio!!! Parabéns!
Estou com vocês desde sempre.

viviannecandiota
join shbcf.ru