Criticando a Disciplina Positiva - Paizinho, Vírgula!

preview_player
Показать описание
O Paizinho ficou maluco? Criticando a disciplina positiva? Como assim? Calma, pega um café e vem aqui comigo pensar criticamente sobre os pontos negativos na disciplina positiva. Tem? Tem sim e vamos falar sobre eles hoje!

=========================

Conheça o NOVO podcast para crianças: Coisa de Criança!

Conheça o podcast Tricô de Pais!

Minha agenda de eventos:

Você quer ajudar o meu trabalho a continuar independente? Dá uma olhadinha aqui em como pode ajudar, e ainda receber recompensas incríveis!

------LINKS:-------

------CRÉDITOS:-------

Produção: Hugo Benchimol
Direção: Ana Balderramas
Edição e Pós-Produção: Evandro Lima
Thumbnail: Hugo Benchimol
Legenda: Leandro de Oliveira
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Oi Paizinho, te acompanho desde a minha gravidez e, desde que soube dos benefícios da educação positiva e criação com apego, pus em prática com a minha filha. Uma coisa é fato, ela funciona, para quem tem dúvidas sobre isso. Mas concordo 100% com você. É cansativo demais. A minha filha, mesmo com 2 anos, sabe bem o que quer e tem a personalidade muito forte, e para convencê-la a fazer algo não é fácil. Ainda assim, prefiro desse jeito. Porém, faz um tempo que pela correria do dia a dia e pelo estresse, estava perdendo demais a cabeça. Nunca bati, nunca vou, mas estava sendo grossa e brigando muito com ela, e imediatamente vi o reflexo do meu comportamento nas birras e atitudes que a minha filha começou a ter. Quando me dei conta, fiquei muito mal e consegui voltar a trás. Agora, bem mais calma, as coisas estão bem melhores em casa, mas sigo na luta diária para convencê-la de que precisa colocar meias, casaco, de que está frio, de que é hora do banho, de que estamos atrasadas para a escola e ela não pode ficar brincando em casa.. hehe Não é mole, mas sinto que este é o melhor caminho.

JunioreMi
Автор

(Me empolguei mesmo, mas preciso contar!kkk)
Minha mãe sempre projetou realização profissional para mim, daquelas projeçõeszonas de intercambio, emprego estavel, etc.
Minha maternidade aos 24 anos foi difícil pra ela.
Depois de 4 anos digerindo e aceitando minha escolha, escutei dela uma das coisas mais lindas: que sou uma das mães mais amorosas e pacientes que ela já conheceu (leiam esse elogio como aquele elogio real sem querer agradar)
Então vejo disciplina positiva como uma grande reconstrução de novas pontes de afeto não só de quem recebe a educação no dia a dia como também pra quem assiste... nossos pais, avós...

luaiello
Автор

Cada vez que meus filhos questionam, vem minha mãe olhando braba pra mim e dizendo "olha o respeito"... Como se questionar fosse falta de respeito. Sinto vontade de falar isso pros meus filhos, é o primeiro instinto.. mas respiro fundo, escuto e argumentamos juntos :)

costelinha
Автор

Tiago, teria algum estudo feito com adultos criados na disciplina positiva? Quais os pontos positivos e negativos na vida adulta? Abraço!

raphaelserafim_
Автор

Oi Paizinho,

Minha filha está com dois anos e meio, e de uns tempos para cá percebemos esses questionamentos e argumentações cada vez mais evidentes saindo desse serzinho tão pequeno.

Eu gosto de dizer que a disciplina positiva aqui em casa é uma constante tentativa e erro. É difícil é eu principalmente, tenho um temperamento mais forte, de maneira que muitas vezes me peguei dando um grito, e agindo de forma impulsiva.

Já bpassei do estágio da culpa, justamente pq vejo os resultados dessa disciplina todos os dia no comportamento minha filha.

Não tenho outros filhos, por isso, nunca criei filhos de outra forma, só comdiacipliba positiva. Super recomendo.

Me orgulho por ser uma pessoa que se esforça todo o dia para passar valores para minha filha de uma forma respeitosa e amorosa.

Adoro se canal, ainda não tive o prazer de te conhecer pessoalmente. Mas sempre acompanho suas publicações.

Sucesso sempre, é uma boa hora para vcs com a chegada da terceira criança.

😘

larissapaimbernardo
Автор

Na real, disciplina positiva vem bem na contracorrente da sociedade imediatista que a gente vive. Estamos com dor, tomamos remédio e melhoramos. A pessoa que opta por tratamentos naturais, pode até conviver com essa dor mas busca investigar o motivo dela e tratar a longo prazo.
Compramos tudo no mercado. A pessoa que resolve plantar o que come, nem sempre vai ter a geladeira lotada de opções das mais variadas. Mas a longo prazo terá ali no seu quintal uma penca de frutas, etc. Isso sabendo plantar, regar, aguardar.
Achei esse seu vídeo bem dentro dessa discussão global mesmo, onde a criança obediente e não questionadora ainda é vista por muitos como "olha como deu certo a educação que teve"
Me estendendo mais um pouco (me empolguei aqui kkk) eu diria que um ponto negativo seria tomarmos cuidado com a culpa materna e paterna, quando não temos onde tirar energia pra responder da melhor forma (sua primeira colocação é um pouco sobre). Pq as vezes por termos tanta certeza que educar com afeto funciona, tem dias que falta afeto para nós mesmos, e só não conseguimos naquele momento responder/agir como gostaríamos. E nos perdoar por isso.

Relato pessoal: quando de coração me perdoei por nem sempre conseguir agir dentro da disciplina positiva, passei a ter bem menos momentos onde não mais precisei me perdoar, pq estava me aceitando tão bem que as coisas passaram a fluir melhor (hahaha não sei se deu pra entender)
💜

luaiello
Автор

Oie, tudo bem? Adorei o video e suas colocações. Vou deixar minhas considerações, tá? Eu acho que o termo correto não seria "critica", mas sim, "dificuldades".
Quando vc diz critica s Disciplina Positiva da a impressão que ela tem coisas ruins, mas na verdade o que temos são dificuldades para colocar em prática, educar não é tarefa tarefa fácil, independente de seguir ou não a disciplina positiva. E achei brilhante suas colocações, resolver as coisas com respeito e empatia da muuuuito trabalho, terão dias que vamos querer tacar a criança na parede (risos), somos humanos, mas ter em mente que as posturas erradas devem ser repensadas e melhoradas é maravilhoso e respeitoso com nossas crianças. Um grande abraço e seguimos nessa dificil tarefa de educar trilhando o caminho da empatia e do respeito.

renatachagas
Автор

Rapaz tava pensando nesses pontos, e tenho uma colocação pra você. O que vc chama de Negativo, é na verdade SUPER MEGA MASTER Positivo. E sabe porque? Porque você está fazendo uma reforma íntima, aprimorando o auto controle, a paciência. O que acho mágico da disciplina positiva é que os pais também melhoram, como pessoas. Melhoram como seres humanos, passando a se entender quando tentam fazer seus filhos entenderem a si mesmos.
É uma disciplina em conjunto e isso é super positivo. O que é mais importante do que nossa reforma íntima? Nosso aumento do QE? Quociente emocional...
Veja se só tem pontos positivos?
Nas outras formas de disciplina, você não melhora como ser humano.
Show

FAQLUCIDEZMAIS
Автор

Tiago, não enxergo o senso crítico do meu filho como um ponto negativo ou tiro no pé, acho incrível quando ele tenta me convencer de algo sendo genuíno, isso me obriga a ter uma argumentação mais convincente, o que faz eu refletir sobre estar ou não no caminho certo. Valeu pelo vídeo, seguimos juntos nessa linda missão!!!

MarcioTeixeiraCoach
Автор

Desde que minha filha nasceu me dedico a estudar disciplina positiva e Montessori, mas justo ontem quando estava no meu limite emcional gritei com ela como ela nunca tinha visto e eu achei que fosse capaz de fazer.... choramos muito os três em casa ( marido, filha e eu), saí para dar um volta e quando voltei disse para meu marido " para mim chega desta m@#$_# de disciplina positiva, eu não consigo! E ainda acrescentei: " dúvido que o paizinho, vírgula consegue ser 100% do tempo assim". E bem hoje me deparo com este vídeo, que alívio no coração, foi a força que me faltava para não desistir do caminho que escolhi para criação da minha filha. Obrigada

thaisfacure
Автор

Educar dar trabalho, se os pais não tiverem trabalho, não estão educando... O ideal é pensar se quer ter o filho ou não, dessa forma, evita o sofrimento de mais uma criança.

amandasantana
Автор

Parabéns pelo canal, por ajudar a pensar em como educar melhor. E principalmente por falar abertamente dos pontos que a maioria das pessoas que falam sobre o assunto tendem a não abordar essa parte que qualquer pai, mãe ou responsável passa.
A maioria “vendem” a mensagem de que tudo é muito fácil e simples e todos sabemos que não é assim. E falar sobretudo a realidade, o que acontece na íntegra é muito nobre da sua parte. Parabéns!

sheilasilva
Автор

Meu filho não quer ir a escola e, sempre na hora e um chororô arrasador... Hoje com firmeza expliquei q ele tem esse compromisso que será todos os dias, igual o trabalho do papai...deixei claro que se chorasse eu não iria traze-lo de volta pra casa; ele me explicou que sente muitas saudades de mim. Então disse que é legal sentirmos saudades tbm de quem gostamos. E Que só ele tem ficado a chorar...não tava pegando bem pra ele a vistas dos colegas... fomos a pé e fui explicando o que ele aprende com a escola. Por incrível que pareça não houve choro... ele entrou tão confiante na sala... E disse :-Já Já vc me busca!... Uau ele só tem 4 anos.... realmente o mais negativo na disciplina e que vc dialoga muito mais do que os pais agressivo e dominadores... 😉 e o mais legal é que seu filho percebe que vc realmente se importa com ele... obrigada paizinho 🙏🤭

crissantos
Автор

Outro ponto negativo é que somos constantemente julgados pelos parentes e outras pessoas. Elas pensam que somos permissivos e que estamos criando futuros adultos mimados e sem educação, é cansativo conviver as críticas.

carolinemp
Автор

Muito bom. Sempre fui uma criança questionadora e minha mãe me respeitava, dentro da capacidade dela na época; ela percebeu que no grito não ia conseguir muita coisa de mim. Gosto de crianças questionadoras e me encanta a forma de verem as coisas. Apesar disso eu tenho q me policiar muito pq sou naturalmente autoritária e acho q o exemplo q vemos na sociedade em geral influencia bastante.

joanabernardino
Автор

Eu chorei aqui com seu vídeo 😭 é fantástico...de uma empatia com nós pais de outro nível.

rafaellalobato
Автор

Obrigada! Falhei na primeira semana da disciplina positiva devido a TPM 🙄. Já havia visto algumas coisas do paizinho vírgula. Hoje me senti menos culpada, porque ainda acho que tem coisas que os mais novos não devem questionar se os pais sabem que é para o bem. Busquei a disciplina positiva pela culpa. Mas o intuito é ter um filhos que seja um humano melhor.

maryheinen
Автор

Mas vc já reparou que os dias piores são exatamente os dias que nós não estamos bem? Aqui é sim. Nos dias q eu estou sem paciência parece q sou testada a todo instante. O início da DP foi muito difícil, mas hoje parece que as coisas fluem melhor. 😘

jullianaoliveira
Автор

Acho a disciplina positiva muito mais difícil! Me esforço horrores pra mantê-la com a minha filha, mas constantemente me vejo fazendo igual a minha mãe e sendo autoritária, justamente nos momentos corridos do dia a dia, tipo: de manhã eu atrasada para o trabalho e minha filha não decide qual brinquedo vai levar para a casa da avó. Já cansei de brigar e gritar pra ela fazer as coisas mais rápido e depois me arrependo. Mas continuo tentando não desisto, já tive provas de que a disciplina positiva é o melhor caminho. As birras dininuiram muito depois q passei a acolher, abraçar. To feliz por isso

robertavinhass
Автор

Paizinho!!!! Maravilhosa a sua colocação!!!
O que eu acho complicado é que a enorme maioria ao nosso redor, professores da escola, coleguinhas e pais de coleguinhas e mais, estão absolutamente por fora da disciplina positiva. Sendo assim, dentro de casa (eu, meu marido e nossa filha de 3 anos) a vivência é dentro da disciplina positiva... mas fora de casa... aí lascou😳.
Mesmo assim, somos muito, muito felizes!
A grande questão é sair da bolha!!!
Beijão e obrigada por

priscilafonseca