Por que nosso SISTEMA de DISTRIBUIÇÃO tem 3 fases e não 6 ou 12 fases?

preview_player
Показать описание

👉 Curso NR10 com 20% de desconto
------

Por que nosso SISTEMA de DISTRIBUIÇÃO tem 3 fases e não 6 ou 12 fases?

Por que 3 fases e não 6 ou 12 fases? Quem foi o maluco que inventou isso?

Você saberia me dizer o motivo do nosso sistema de distribuição elétrico possuir 3 fases e não 6, 9 ou, quem sabe, 12?

Ficou curioso com a resposta, então vou te deixar mais curioso ainda: A resposta para essa pergunta se encontra em um cara muito famoso e certamente conhecido por vocês!

O cara famoso que muitos de vocês conhecem é Nikola Tesla!
Pois é, em 1882, ele descobriu o campo magnético rotativo, um princípio fundamental da física e é a base de todos os dispositivos que usam correntes alternadas.

Com isso, Tesla criou ferramentas para tornar viável o uso da corrente alternada, que é uma forma eficiente de transmitir energia a grandes distâncias.

Porém, ele acabou “batendo de frente” com outro inventor, um tal Thomas Edson, que você já deve ter ouvido o nome por aí, com certeza.

Thomas Edson era um grande defensor da corrente contínua, inventada em 1800 pelo físico Alessandro Volta. A corrente contínua funciona bem com lâmpadas incandescentes, e como alguns devem saber, foi Edson que inventou a lâmpada em 1879. Além disso, ele também inventou um medidor que permitia que a energia fosse cobrada proporcionalmente ao consumo.

O detalhe é que o medidor funcionava apenas com corrente contínua. Sendo assim, se a corrente alternada, defendida por Tesla, “vencesse”, Edson perderia várias patentes.

Inclusive turma, uma sugestão que dou, é quando possível que vocês assistam ao filme “A Batalha das Correntes”. Além de agregar ao seu conhecimento, dá para se divertir junto à família, é um filme de alta produção bem bacana, aproveita e compartilha nossa aula com outras pessoas que automaticamente recomenda pra eles assistirem também.

Mas voltando ao campo magnético, a partir deste trabalho, Tesla desenvolveu um sistema de geração, transmissão e uso da energia elétrica proveniente de corrente alternada.

Este sistema é caracterizado por três ondas monofásicas que trabalham juntas. O detalhe é que as fases estão defasadas em 120 graus. Desta maneira a tensão é sempre muito próxima da tensão máxima disponível, justamente por esta defasagem de 120 graus.

Mas porque a defasagem é 120 graus André?
Porque como são 3 fases, 360 / 3 = 120

E uma das vantagens do sistema trifásico é o uso de menos material para entregar a mesma potência de um monofásico equivalente, diminuindo as despesas e possibilitando geradores e condutores menores e mais leves. Além disso, os motores trifásicos estão menos propensos a quedas inesperadas de energia.

Quando há equilíbrio nas cargas, ou seja, as impedâncias das cargas são iguais, a corrente de retorno no neutro é zero. Neste caso, o neutro pode ser descartado e ficam apenas 3 linhas para transmissão.

Mas aí vem a pergunta:
Por quê não colocar outro número de fases?

A resposta é simples:

Maior número de fases exigiria mais fios, o que aumentaria o custo. Meio que as três fases ficam digamos assim num meio termo de otimização.

Se adotássemos somente 2 fases, exigiria o dobro de condutores do que no monofásico logicamente e a potência total teria uma variação considerável, além do que, com 2 fases, não conseguimos equilibrar corretamente as cargas, com três melhora bastante.

Mas cabe lembrar que não estamos limitados a apenas 1 condutor por fase, na transmissão por exemplo, é comum ver as três fases distintas, passando mais longe uma das outras, e observando mais de perto, dá pra ver vários cabos mais próximos, estes estão ali juntos conduzindo a mesma fase, é uma forma de aumentar a capacidade de condução de corrente.

E então, o que achou da explicação? Você já conhecia sobre essa história das correntes?

Diga, sim, André, eu já estava antenado da Batalha das correntes, ou…
Não, André, aprendi mais essa aqui na Engehall.

Ao lado estou deixando mais vídeos sobre eletricidade em geral, escolha um e continue maratonando nosso canal! Abaixo tá aparecendo o famoso quadradinho que te manda direto para a AULA GRATUITA que falei no início do vídeo, clica nela e vem me assistir mais um pouquinho! Muito obrigado, meu querido, fique com Deus, até a próxima!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Acho que já assisti esse vídeo aí hein

eletricamaxima
Автор

Muito boa a sua explicação.
Você só não mencionou a utilização de redes de transmissão de energia elétrica em corrente contínua, o Brasil tem duas, o Linhão de Itaipu de 600 kV e as ligações da central de Belo Monte em 800 kV .
A China já utiliza linhas DC de 1, 1 MV.

tiago
Автор

Prof. Muitoscanos atrás fiz um curso de eletrotécnica. Fiquei com a impressão de que com duas fases apena, nós tínhamos dificuldade para produzir giro no induzido. Por isso o uso do capacitar. Com três fases, a defasagem fasorial facilitaria a produção do giro no induzido. Tem a ver?

AntonioCarlos-kswn
Автор

É, mas sistemas com 6 fases chegaram até serem usados em algumas circunstâncias, porém, o retorno vai diminuindo para cada fase adicionada. Já vi alguns projetos com 12 fases. Seria interessante de ver de toda maneira.

NikolasOldSchool
Автор

O filme é muito bom, mas não faz jus ao Tesla

ctheo
Автор

Deixar claro para os fan boys que em 1986 foi criada a primeira linha de transmissão de corrente continua a longa distância no Brasil de Foz do Iguaçu para são Paulo no modo ponto a ponto .

daviantoniopereira
Автор

Agora a Engehall tá repetindo vídeos em forma de cortes mano kkkk

cassio
Автор

Na verdade, a justificativa do sistema ser trifásico foi definido por uma análise econômica feita por um economista que calculou que o sistema mais econômico deveria ter e fases, número de nêsper, que vale 2, 7. logo o inteiro mais próximo é o 3. por isso a escolha do sistema trifasico

rmassaife