PARACETAMOL: o que você precisa saber sobre intoxicação por paracetamol/acetaminofeno

preview_player
Показать описание
É seguro tomar paracetamol? Quais os riscos de intoxicação por paracetamol? Então quer dizer que eu posso me intoxicar com paracetamol? Esse analgésico e antitérmico tão comum no nosso dia a dia pode causar um problema grave no meu fígado? É sério isso? Mas até os bebês e as crianças usam esse remédio! Por que isso ocorre? Quais as doses que podem ocasionar intoxicação por paracetamol? Quais os sintomas e o que acontece numa situação de intoxicação?

Uma curiosidade: posso dar paracetamol para meu bichinho de estimação - meu cachorro ou meu gato? Olha, eu tenho um alerta muito importante pra te passar aqui com essa questão dos animais de estimação - se você tem gato ou cachorro, fica aqui comigo que durante o vídeo eu vou te falar mais sobre isso.

Na pílula de saúde de hoje a gente vai conversar sobre ele mesmo: o paracetamol ou acetaminofeno (são nomes diferentes para o mesmo medicamento; paracetamol e acetaminofeno são o mesmo remédio). E o que ele faz praticamente todo mundo sabe: é usado no tratamento da dor e da febre. Mas é importante a gente conversar um pouquinho sobre essa questão da intoxicação: o que é verdade, o que realmente é fato sobre isso e o que é mito.

Nesse vídeo eu saliento uma frase bem importante e pra já deixar bem claro o que eu penso do paracetamol: o paracetamol é um medicamento bastante seguro; bastante conhecido - está no mercado desde 1955; pode ser usado em todas as fases da vida de um ser humano; desde o nascimento e também para pessoas mais idosas.

Pode ser usado na gestação - em qualquer período da gestação - durante os 9 meses da gravidez. Pode ser usado na mulher que está em aleitamento materno. Então assim: não tenha dúvida da segurança do medicamento. Paracetamol é seguro.

Onde é então que está o problema? O X da questão? Pois o X da questão com relação ao paracetamol e o possível risco de intoxicação tem a ver com a dosagem tomada pelas pessoa em um determinado período de tempo. O risco de intoxicação está em tomar doses altas do medicamento.

Eu já vou te dizer o que é considerado dose adequada de paracetamol; mas a questão é a seguinte: o paracetamol é encontrada nas farmácias em comprimidos dele mesmo - paracetamol de 500mg ou de 750mg; mas, muita atenção, o paracetamol está presente também em muitas formulações. Com outros analgésicos; em antigripais; em combinação com relaxantes musculares e antiinflamatórios.

E o que acontece muitas vezes é que a pessoa leiga começa com um quadro de gripe, toma um comprimido de paracetamol de 750mg; ou muitas vezes 2 comprimidos de 500mg - formando 1 grama do medicamento. Aí, continua com dor, febre, espirros. Vai na farmácia e a balconista oferece um antigripal que vai ajudar a pessoa. A pessoa aceita e compra. Mas não vê muitas vezes que aquele antigripal também tem paracetamol na sua formulação.

E toma. E aí, daqui a pouco, quando vê já tomou uma dose além da dose adequada a ser tomada por um adulto no dia que deve ser de no máximo 4000mg em um dia - ou seja, 4 gramas.

Nos Estados Unidos a intoxicação por paracetamol é a causa mais frequente de intoxicação por medicamentos em todo o país. E isso acontece por causa desse uso indiscriminado e muitas vezes um por cima do outro com essa histórias das pessoas não saberem que quando tomam as combinações de antigripais e relaxantes musculares muitas vezes naqueles comprimidos também tem paracetamol.

Por isso que lá nos Estados Unidos o FDA - que é a agência americana que regula os medicamentos - como a ANVISA aqui no Brasil - pois o FDA recomendou que o limite máximo de paracetamol fosse reduzido para 325mg para cada unidade de medicamento. Aqui no Brasil a gente ainda tem disponíveis os comprimidos de 500mg e 750mg.

Mas é o que eu te disse: o mais importante de você saber nesse vídeo de hoje é que o paracetamol em si é seguro - mas você precisa ter muita atenção as doses e enxergar o paracetamol nas composições que ele está presente também.

E quando a intoxicação acontece o efeito adverso mais comum é uma lesão aguda do fígado - e isso pode acontecer quando a pessoa toma doses maiores que 4000mg em um dia para os adultos ou maiores que 75mg por kilo de peso de uma criança também em 24 horas. E muito importante: o risco de intoxicação por paracetamol é maior em pessoas com dependência a bebidas alcoólicas.

A pessoa pode apresentar vômitos e ficar nauseada; ter um quadro de suor excessivo; ficar pálido e fraco com mal estar. É muito importante buscar atendimento médico nessas situações.

#paracetamol #intoxicaçãomedicamentosa #medicoparatodavida
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito obrigada Dr. Pela dica pois eu tomo esse remédio sempre tenho dores na lomba.

ositamariadesouzasilva
Автор

Muito interessante esse tema, Dr.
Nesse período do ano e muito comum as pessoas fazerem uso dessa medicação.

jussaradihl
Автор

Maravilha ouvir isso, eu estava sem saber o porquê do paracetamol fazer mal, nem tomo, mas agora sei, obrigada Dr.

cidalopes
Автор

Boa noite, Relaxante muscular com paracetamol é igualmente seguro?

rhuanluizdasilva
Автор

● PRIMEIRO comentário! Inscrito e seguindo seu canal, de Belo Horizonte, Minas Gerais.

yudikita
Автор

Obrigada pelo vídeo! Melhor explicação que encontrei

patricia
Автор

Sempre tomo paracetamol para dor na coluna.
Mas ultimamente tive uma reação alérgica gravíssima irritação no pescoço e nádegas .
Realmente tomei dois medicamento os quais teria uma dosagem a mais de
Começou a dor na garganta e no ouvido..

gracienesoaresgracy
Автор

Boa noite tudo bem com você Dotor já estou passando para deixa o meu like pra te ajuda também obrigado

Vovo-Jora
Автор

Doutor operei de pedra nos rins tirei duplo j e doi demais posso tomar para dor lombar

agnaldosilva
Автор

Uma pergunta: quando estamos fazendo um tratamento longo, por exemplo, tamoxifeno indicado após o tratamento de quimioterapia de câncer de mama. Minha pergunta é faz diferença ou não a troca dos genéricos de marca diferente?

luziabiancatoalberton
Автор

Eu dividi ao meio o de 750mg por que nao consigo engolir inteiro, corro risco de intoxicação?

TDR