Vale a Pena Fazer ENGENHARIA MECATRÔNICA?

preview_player
Показать описание
Olá, pessoal.
.
Por ser um dos poucos Engenheiros Mecatrônicos que tem um blog, recebo semanalmente a pergunta de seguidores, querendo saber minha opinião sobre se vale a pena ou não fazer Engenharia Mecatrônica. Bom, nesse vídeo eu digo minha opinião HONESTA sobre o assunto.
.
OBSERVAÇÃO 1: O foco do vídeo é falar se vale a pena ou não fazer Eng. Mecatrônica no BRASIL!
.
OBSERVAÇÃO 2: Sobre a parte da regulamentação que falei no vídeo. Quando eu estava na faculdade, alguns professores falavam que a resolução 427/1999, que atualmente "regulamenta" a profissão, seria ampliada, pois é muito vaga e restrita. Veja o que diz o primeiro artigo:
.
RESOLUÇÃO Nº 427, DE 05 MARÇO DE 1999.
Art. 1º - Compete ao Engenheiro de Controle e Automação, o desempenho das atividades 1 a 18 do art. 1º da Resolução nº 218, de 29 de junho de 1973 do CONFEA, no que se refere ao controle e automação de equipamentos, processos, unidades e sistemas de produção, seus serviços afins e correlatos.
.
Todavia, olha como é diferente a resolução 218 do CONFEA, que dispõe sobre as atribuições da maioria das engenharias:
.
RESOLUÇÃO Nº 218, DE 29 JUN 1973
Art. 8º - Compete ao ENGENHEIRO ELETRICISTA ou ao ENGENHEIRO ELETRICISTA, MODALIDADE ELETROTÉCNICA:
I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos; seus serviços afins e correlatos.
.
Note como para a Engenharia de Controle e Automação o campo de aplicação é limitado. Por exemplo, na UnB a disciplina "Máquinas Elétricas" era praticamente a mesma coisa para alunos da Engenharia Elétrica e da Engenharia Mecatrônica, mas mesmo assim, para o CONFEA, um Mecatrônico não tem qualificação para tratar com esse tipo de equipamento, exceto que seja para "controle e automação", o que excluí um universo de possibilidades! Inclusive, quando eu fiz posteriormente Engenharia Elétrica, A MESMA disciplina que cursei na UnB foi reaproveitada e quando me formei em Engenharia Elétrica consegui o Art. 8º da Resolução 218 do CONFEA. Olha que hipocrisia!
.
Eu fui pessoalmente no CREA DF perguntar se essa situação iria mudar e um Engenheiro Eletricista que trabalha lá há anos disse assim para mim:

"Hudson, a Resolução 427 do CONFEA foi uma gambiarra que fizeram para a Engenharia de Controle e Automação e infelizmente, a gambiarra virou permanente e não há interesse do CONFEA em mudar isso."
.
Grande abraço!
.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Parabéns Hudson ótimo vídeo, bem esclarecedor e verdadeiro... sou técnico em Mecatrônica sei como é o mercado, hoje estudo Engenharia Mecânica.

helderamorim
Автор

Cara muito obrigado pelo vídeo, deu uma boa esclarecida hahah, acho que vou pra eng elétrica no fim

gabriels.d.
Автор

Mano, você não sabe o quanto me ajudou esse vídeo. Estava fazendo uma pesquisa a fundo para decidir e ficar sem dúvida no mru curso. Grato demais pelo vídeo.

allysson
Автор

Mandou a real, muito bom saber disso!

marcusiurkiv
Автор

Nossa, muito obrigado, eu ia escolher mecatrônica na UnB tbm, mas agr vou repensar!

silasgomes
Автор

O mesmo acontece com os cursos superiores de tecnologia! Não se costuma encontrar vagas de estágio para tecnólogos. As empresas confundem técnicos e tecnólogos. E mesmo tendo desenvolvido o projeto do zero, e com o conhecimento necessário para tal, há projetos que não podemos assinar. Eu sou tecnólogo, e já trabalhei com péssimos engenheiros. Eu desenvolvia todo o projeto e não podia assinar o projeto, enquanto que alguns dos engenheiros da empresa as vezes sem o conhecimento necessário por não saber projetar como o cargo exigia, simplesmente assinavam e ficavam com a glória. Enfim, tecnólogos normalmente carregam a carga e os engenheiros recebem o pagamento.

braizo
Автор

É complicado mesmo, mas acho que posso dar uma outra visão um pouco mais otimista. Diferente do que muita gente pensa, Eng.Mecatrônica/Controle e Automação não é (elétrica+mecânica+computação)/3, na verdade a formação são nessas áreas com foco em controle de processos automação de sistemas. Programar um CLP, fazer interface com inversor de frequência, aplicar instrumentação com sensores e controle realimentado de processos industriais são uma especialidade nossa. "Ah mas um Eng Eletricista também pode fazer isso", sim, mas não é especialidade dele, assim como o Eng.Eletricista e Eng.Automação também podem programar pra sistemas embarcados, mas não tem o mesmo foco que o pessoal de Eng.Computação tem, por exemplo.
Não dá pra querermos abraçar todas as áreas, tem que ter um foco e eu acho que esse foco seria pra automação industrial, que é o que somos treinados pra fazer.

pedropaladino
Автор

Excelente esclarecimento. Parabéns Hudson.

GivaCuritiba
Автор

Ganhou 👍 porque foi verdadeiro e realista com a verdade.

cinncetattsitab
Автор

muit bom o video
vc sabe se comunicar muito bem, ainda mais crescer muito no youtube e na profissao

joao
Автор

Único que achei aqui no YouTube falando essa informação mesmo apos dois ano já, obrigado pela informação!

wellingtonmattos
Автор

Sou formado em engenharia de Controle e Automação e vou dar uma dica preciosa, não faça esse curso, você não pode assinar quase nada em nenhuma área, você não consegue estágio e muito menos emprego. O CREA é para engenheiro civil, mecânico e elétrico, o resto sobrevive do resto.

daluanperes
Автор

Poderia fazer um vídeo sobre a diferença entre eng. da computação e eng. de controle e automação? Pois eu olhei a Matrix curricular e pelo menos na minha universidade as matérias são idênticas.

johnlocke
Автор

Teoricamente Engenharia Mecatrônica e Controle e Automação são a mesma coisa segundo o CREA (embora que sejam cursos diferentes, mecatrônica teoricamente puxa mais mecânica e controle e automação puxa mais elétrica), como que fica a situação pro profissional de Controle e Automação que seja formado em uma boa faculdade em São Paulo que é o grande polo? Teoricamente a grade dele é mais compatível com os problemas citados no vídeo especialmente a respeito dos problemas com elétrico.. o profissional de controle e automação que teve uma boa carga de instrumentação, controle e elétrica durante a faculdade tem os mesmos problemas para conseguir entrar no mercado?

murilomagalhaes
Автор

Então vou ter que fazer engenharia mecânica e depois engenharia elétrica já que amo as duas áreas

tatianaromanov
Автор

Acredito que as limitações impostas ás atribuições do engenheiro mecatrônico; se deve muito mais a politização dos órgãos reguladores. Que historicamente, sempre privilegiou as engenharias tradicionais em detrimento de outras, as questões técnicas ficam em segundo plano.

fabriciodantasmoura
Автор

Eu acho q o problema esta em não ter experiência técnica em outras áreas... Vcs fazem engenharia Para mim o melhor engenheiro é quem tem experiência na parte tecnica em qualquer área e despois se tornar engenheiro

hecsonisanchez
Автор

Sou formado em mecatrônica técnico.
Hj 29/08/2022 a realidade do técnico em mecatrônica melhor muito com a saída dos técnicos industriais do CREA agora é cft . Mecatrônica na verdade tinha que ser era pós graduação de 2 anos e não uma graduação o mesmo serve para tecnólogo em mecatrônica
No caso de técnico em mecatrônica o certo era ser uma especialidade técnica
formou em mecânica ou em elétrica ou outra área faz especialização em mecatrônica.

cinncetattsitab
Автор

Minha cidade fica perto da Usina hidrelétrica de Tucuruí!!

EduardoCruzz
Автор

Olá Hudson, poderia me explicar melhor como esta sendo sua segunda graduação na Eng, Elétrica? O curso vai durar agora quanto tempo? Da para aproveitar todas as cadeiras que já tinha na eng de controle e aut.?

alexandrelopes