O PÁSSARO que BEBE ÁGUA para SEMPRE

preview_player
Показать описание

Será que é possível construir uma máquina que se mexe sozinha e para sempre? Nós testamos um brinquedo em formato de pássaro que chega bem perto disso. Mas e se a gente conseguisse transformar esse movimento em energia elétrica, por exemplo, teríamos um gerador de energia infinita? Nós desvendamos essa questão!

Com o aumento crescente dos gastos com a conta de luz, água, etc, economizar é sempre um bom caminho. Nesse caso, seria perfeito se existisse um gerador de energia infinita. Assim, os custos diminuíram e até o cuidado com o meio ambiente seria benéfico.

No entanto, cientificamente falando, gerar energia infinita é impossível. Isso porque iria de encontro com, pelo menos, uma das duas leis da termodinâmica. Segundo a Primeira Lei, não podemos criar energia, e sim, transformá-la entre suas diversas formas.

Mas e o nosso brinquedo? Levando em consideração que ele se movimenta sem parar, sem pilha ou coisa do tipo, isso não seria o suficiente para gerar energia infinita?

Na verdade, não! Isso porque, ele utiliza a diferença de temperatura - uma parte quente e outra fria - para funcionar e fazer com que o sistema trabalhe como se fosse uma espécie de gangorra.

E apesar do passarinho ser, teoricamente, capaz de funcionar sem parar, a energia que ele usa para se movimentar tem que estar vindo de algum lugar, neste caso, do calor trocado com o ambiente.

No fim das contas o “pássaro sedento” não está gerando energia nenhuma, mas só transformando calor em movimento.

Além disso, a quantidade de energia gerada pelo brinquedo seria muito pequena, já que as transformações de energia envolvidas têm uma eficiência muito baixa.

Agora que você entendeu mais sobre energia infinita e como o passarinho que bebe água sem parar não é capaz de produzi-la, não deixe de assistir ao vídeo na íntegra para entender outros aspectos do objeto e também de compartilhar com aquele seu amigo que adora nossos testes.






CRÉDITOS
Direção e apresentação: Iberê Thenório
Direção executiva: Mari Fulfaro
Direção de conteúdo: Fernando A. Souza
Direção de produção: Tiago César Silva
Coordenação de planejamento: Marcel Albert
Coordenação de edição: Thais Paneto
Produção de conteúdo: Arthur Okuda
Consultoria técnica: Luiza Egger, Roberto "Pena" Spinelli, Vitor Moreira
Câmera: Felipe Reis
Edição e finalização: Théo Perpetuo
Estágio de edição: Fernando Pasquarelli

Copyright© 2023 Manual do Mundo®. Todos os direitos reservados.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

top mesmo, ótimo pros professores de física utilizarem nas aulas, só faltou construir um do zero

Mardikuz
Автор

Com os avanços cada vez mais rápidos da tecnologia e com a criação dos leitores de tela, mesmo sendo cego eu estou conseguindo comentar por aqui. Comecei a acompanhar esse canal há algum tempo e fiquei realmente impressionado com o seu crescimento, mas isso ocorreu por causa da excelente qualidade do conteúdo! Parabéns pelo trabalho realizado, eu desejo muito sucesso no canal. Também criei um canal com um amigo cego, sobre tecnologia e jogos! O Blind Center.

BlindCenter
Автор

Nem tudo na vida são flores, mas, quando for, regue, Uma ótima semana para todos vocês! 🙌🏻🍃❤️

GabrielOliveiraahOFC
Автор

Só quem assistiu Megamente se lembrou do pássaro bem vestido

gui
Автор

Iberê, já q vc mencionou energia infinita, vc podia falar da energia por fusão nuclear! Tem um potencial de gerar muita energia, é sustentável e o isótopo de hidrogênio necessário existe em quantidades absurdas

andremedeiros
Автор

Iberê da uma olhada na mistura do Níquel com titânio, forma um aço que muda de forma de acordo com a temperatura, pessoas colocam um sistema igual de tração de bike e panela com água quente, quando a água esquenta o níquel com titânio (chamam de nitinol algo do tipo) o eixo começa a girar

zayyoff
Автор

IBERÊ faz um barco movido a vento ou com energia solar, seria topp

kaiosouza
Автор

esse povo que fica perguntando o Iberê todo dia sobre motor de energia infinita, ou não acompanha o canal, ou só quer torrar a paciência.

LongnPlay
Автор

Esse professor está se superando a cada vídeo; com muita didática e criatividade de deixar todos nós, seus alunos, cada vez mais vidrados em suas aulas!

tradutor.publico
Автор

Genialidade tanto do Iberê que clareou nossa mente quanto de quem inventou esse "pássaro". Like

experienciasdavida
Автор

Aos 3:18 do vídeo pausei pra explicar: princípio da termodinâmica. Aquele líquido esquenta, expande, desbalanceia, o passarinho toca a água, esfria, o líquido retrai e ele volta. Espero não estar errado, porque não vou apagar. Bora assistir o resto 😜

JhonnyRibeiro
Автор

Obrigado Iberê por esclarecer esse mistério, eu via esse passarinho em varios filmes e minha cabeça dava um nó tentando entender kssksk

riangusmao
Автор

Seu conteúdo é mt top Iberê, já aprendi bastante somente assistindo os vídeos do seu canal, parabéns!

_marin
Автор

Excelente, Iberê! Mas faltou uma coisinha importante: a energia potencial gravitacional. Ela é que, com a volta do líquido para o bulbo, força o passarinho a tirar o bico da água e se endireitar.

PMfixman
Автор

Bem legal! Vale fazer a experiência de colocar o pássaro em um ambiente gelado, perto de zero Celsius, e ver se ele eventualmente para de se mexer.

cefzanella
Автор

Há uns 55 anos atrás, em Itirapina a proprietária de uma padaria: Dulce Wicher, tinha uma seriema que bebia água, era feita de bambu. As crianças amavam, atraia clientes.

rosangelamineli
Автор

Que bacana!
Parabéns! Mas inda fica a curiosidade: saber que líquido tem dentro do passarinho? Você mesmo que colocou o corante Azul (😂😂😂😂)? Abraços!

gugacitypoa
Автор

Nem tinha visto este vídeo. Já conhecia o brinquedo, e por coincidência na mesma época que Iberê fez este vídeo eu estava discutindo com uma IA, o op3nai teimava que não era movimento perpétuo, e só depois de insistir e explicar a física é que a IA aceitou.
- E sim, utilizo disso pra provar que há sim mecanismos de movimento livre, e que se utilizam de forças externas como a Gravidade, Temperatura e Movimento da Terra.
Então agradeço ao Iberê por ter falado no assunto desse brinquedo, mesmo que seja de outra opinião, porque acredito que poderia acender um LED com essa energia, e vantagem que mesmo de noite, desde que haja calor suficiente.

ossalomheleno
Автор

O que achas de testar a mudança do ambiente para demostrar na prática a influência da temperatura.

Seguindo o princípio de que é preciso ter uma diferença de temperatura, se a água e o ar estiverem na mesma temperatura o passarinho não deve se mover.

Acho que seria interessante de ver na prática. 😁

Tefan
Автор

🙌👀🧠 imagine só manual do mundo recebe prêmio Nobel depois que um inscrito ajudou revelando a forma na qual construir um gerador de energia infinita

teslabrasileiro