As formas mais eficientes de estudar para prova

preview_player
Показать описание
Não raro estudantes se frustram ao não conseguir boas notas mesmo tendo estudado bastante para uma prova. Tem também aqueles que sentem que rapidamente esquecem o que aprenderam apenas poucas semanas antes.

São desafios particularmente grandes para estudantes recém-chegados à universidade, que se deparam com um conteúdo bem mais volumoso e complexo do que o da escola e, muitas vezes, têm de conciliar os estudos com o trabalho.

Neste vídeo, nossa repórter Paula Adamo Idoeta explica por que técnicas comuns de estudar para provas são consideradas pouco eficientes por cientistas – e como substituí-las na prática.

Para isso, se baseia em conversa e nos trabalhos de Matthew Bernacki, professor-associado na Escola de Educação da Universidade da Carolina do Norte (UNC) em Chapel Hill (EUA).

Bernacki se dedica à ciência do aprendizado, o que na prática se traduz em ajudar estudantes a obter o máximo retorno do tempo e do esforço investidos nos estudos.

Assista e confira.

Reportagem em texto:

Nosso outro vídeo sobre o tema, que citamos em 2:08

#bbcnewsbrasil #educação #ciência
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Tecnicas:
1. Criar perguntas e quizzes
2. Auto explicaçao
3.exemplos concretos
4.sessão de Estudos curtas
5. Pomodoro

jainesilva
Автор

Eu sempre usei a autoexplicação, sempre em voz alta, e estudos diários, nada de acumular. Por isso nada de estudos em bibliotecas ou salas de estudos. Gosto do estudo solitário, no meu quarto, sem ninguém por perto e sem nada para distrair, e com intervalos entre conteúdos. E a noite, pra mim melhor hora para estudar.
Pra mim, funciona muito bem.

patricialima
Автор

Estudar é hábito, quanto mais vc estuda mais se torna prazeroso e recompensador. O começo é difícil, mas o final vale mt a pena!

ViniciusOliveira
Автор

Minha filha (8 anos) estava desmotivada a fazer tarefas e estudar. Então comprei um Timer de cozinha no formato de um bichinho (Galo) que vendem em qualquer MarketPlace. Passamos a usar a técnica Pomodoro (porém 25min cada Pomodori). Atualmente ela configura o "Galinho", estuda sozinha e me chama para tirar dúvidas e explicar o assunto abordado na atividade. Mas eu também (pai) mudei minhas atitudes: não levanto a voz pra fazê-la estudar, apenas digo: "O Galinho está te esperando, não podemos decepcioná-lo"... ou quando está dispersa eu sugiro parar tudo, sair do ambiente e voltar depois de 10min.

guilhermeaires
Автор

Estudo para concursos e nunca tive resultados. Depois de muita frustração comecei a estudar somente por questões comentadas utilizando o método da evocação. Duas semanas estudando assim e consegui fazer 86% nas questões de português da FGV (o qual eu erra terrível), sinto que estou evoluindo e isso é muito satisfatório.

ana
Автор

Estou estudando para concurso e essas dicas caíram com o luva.

Accessmarcos
Автор

A melhor forma de aprender é explicar pra uma pessoa que não entenda absolutamente nada do tema..

alexandrinobruno
Автор

Quando eu fiz cálculo 3 na universidade peguei uma professora que tinha fama de passar 10 pessoas numa turma de 60, eu estudava duas horas todos os dias e respondia as questões como se ela fosse corrigir na prova, fui um macaquinho, e acabei passando, hoje se perguntar qualquer coisa desta matéria lembro quase nada, nosso sistema educacional prioriza a decorar e não aprender, aprender é vc nunca esquecer, pq vc nunca esquece uma segunda língua, pq vc aprendeu de vdd, se esquecer é pq decorou.

matheusalmeida
Автор

O maior crime que a escola comete com os alunos é querer que eles estudem para tirar 10 SEM AO MENOS ENSINÁ-LOS A COMO SE FAZ ISSO. Ensinar como se estuda deveria ser obrigação nas escolas.

thiagoflorindo
Автор

Por fim. Que tal criar o hábito de estudar pra vida e não somente para provas?

invaderzim
Автор

Eu repito milhões de vezes a mesma coisa, quero ver essa bagaça não entrar na minha cabeça.

Julius
Автор

Técnicas ineficientes: reler, grifar, estudo de véspera e muitas horas seguidas.
Técnicas eficientes: estudo ativo (quiz, explicar em voz alta), espaçar o estudo (sessões mais curtas, usar pomodoro para controlar os horários).

aledomar
Автор

Sou estudante de um curso de Engenharia, e confesso, estou há muito mais tempo do que deveria estar tentando concluir do curso (hoje falta basicamente TCC e alguns laboratórios). O que todo esse tempo de reprovações, frustrações e derrotas me ensinaram é que, na maioria das vezes, o problema não era o nível de dificuldade do conteúdo das disciplinas (embora seja da elétrica 😅), ou que eu fosse menos inteligente que os meus colegas. O problema era a forma como eu me dedicava a estudar. Vício em redes sociais, jogos etc me impulsionaram a cometer todos os erros de estudo apresentado no vídeo. Eu desenvolvi alguns problemas de saúde, física e mental, devido a minha rotina ruim. alimentação e café de forma exagerada, e alimentação com pouco valor nutricional, nenhuma prática de atividade física, privação de sono e de luz natural, além de pouca interação social. Não é algo fácil, gente, mas quem se encontra na mesma situação em que estive por anos saiba que há como se recuperar disso tudo.

Hoje eu sigo as mesmas práticas de estudo recomendadas. Sugiro muito a leitura do livro _A Mind for Numbers_, da Barbara Oakley. Ela também tem um mooc na plataforma Coursera.

israelrpo
Автор

Eu estudo como se estivesse me preparando para dar uma aula. No final do estudo, dou essa aula e anota o que mais tive dificuldade. Nesse estudo uso pomodoro. Comecei aprender assuntos de forma mais suave dos quais tinha grande dificuldade.

Tinhouefs
Автор

segundo video que ela faz sobre esse assunto em 4 anos. bom demais

cerebro
Автор

Nunca se esqueçam que o método de estudos depende do objetivo final. Por exemplo, Técnica Feynman (tentar explicar o que aprendeu para outra pessoa) não funciona pra estudantes de concurso público (pelo tempo demandado, óbvio), mas funciona para estudar para uma prova da escola ou faculdade.

No geral, aprender demanda:

1) revisões espaçadas e ativas (questões são as melhores)
2) pequenas seções de foco (faço 50 min foco + 10 min descanso)
3) mentalidade de longo prazo
4) controle de dopamina (evitar estímulos artificiais como alimentos ultra processados, redes sociais, etc...)
5) bom sono e boa alimentação
6) exercícios físicos (é obrigatório!)

Bons estudos a todos e que Deus guie seus passos rumo ao seu objetivo!

CosmoPensante
Автор

Na época em.que cursei engenharia estudava feito louco e nunca tinha tanto resultado. Mais de 8 horas, as vezes. Hoje estudo 2h e sempre pela manhãs, ao acordar, e de forma contínua. No meu caso a absorção é muito melhor dessa forma.

Creio que cada um se adapta melhor a uma forma de aprendizado e o segredo é entender e aplicar isso, além de ser constante nos estudos!

wallaceandrade
Автор

Estou estudando para um vestibular muito concorrido. Estou tendo bons resultados com algumas técnicas, caso alguém ache interessante, vou elucidar algumas:

1 - Colar vários post-its no quarto (onde estudo) com resumos, assim posso checar os conteúdos mais importantes

2 - Ouvir as mesmas aulas em momentos do cotidiano, como treino na academia, para memorizar pontos chave

3 - Combinar aulas e inseri-las na sua vida, no seu jeito de pensar. Fazer uma crítica, sabe? Ir juntando aula por aula para formar um conhecimento mais amplo e significativo.

4 - Explicar os fatos para pessoas que não sabem, da maneira mais simples e fácil que conseguir

5 - Fazer questões, obviamente. Principalmente as discursivas!!

matheusfsreal
Автор

Usava o método de estudar um dia antes da prova e funcionava pq tinha uma memória fotográfica, mas depois de uma certa idade só a autoexplicação me ajuda. Acho q tbm depende da idade.

andreiaribeirodesouza
Автор

Autodidatismo exige método, disciplina mas tb autoconhecimento. É preciso entender como você aprende melhor para saber o que funciona mais pra vc. Sem isso, fica difícil.

Sheilafilosofiamusic