Por que a Bíblia não se posiciona contra a escravidão em geral? - @FilipeNiel #293

preview_player
Показать описание


QUER APOIAR FINANCEIRAMENTE O PNO:
Em nome de PERGUNTAR NÃO OFENDE COMUNICAÇÃO

#perguntarnaoofende #teologia #pno
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Sou graduada em História e você explicou tudo corretamente. Parabéns!

Vou explicar a respeito da escravidão fora da observação da Bíblia, mas baseado em História (na qual sou graduada)

Na Idade Media, era comum a prática da escravidão e a mesma existia em todas as civilizações daquela época e a Bíblia narra estes acontecimentos.

A escravidão da época era de "escravos de guerra" e não uma escravidão "Mercantil ou Mercantilista" como a que temos um conhecimento mais recente (com navios negreiros...)

O problema das pessoas é serem anacronistas e ler a Bíblia com a visão de hoje.

Naquela época o mundo agia assim e era costume entre os povos. Era cultural entregar-se para pagar uma dívida. E está era uma decisão da PRÓPRIA pessoa.

Mas, após um determinado período de tempo a pessoa podia ir embora, pois teria quitado a dívida, além disso se o escravo optasse por permanecer como escravo (e isto acontecia muito devido a situação econômica, de miséria da época), assim o escravo e o seu responsável deveriam comparecer perante o juíz para formalizarem a situação e o escravo poderia até casar com a filha(o) dos seus responsáveis e seriam considerados como membros da família.

Lembre-se: Estamos falando de uma época que não existiam financeiras, bancos e leis trabalhistas.

A passagem do Êxodo nos mostra a formação de um novo estado "Israel".

Naquela época as sociedades tinham como Lei o cód. de Hamurabi.

Porém, conforme nações foram formando-se outras leis foram sendo adotadas até desaparecer alguns costumes da sociedade.

Mesmo com a formação de novos povos alguns vestígios do Cód. de Hamurabi foram mantidos até serem erradicados aos poucos. E o mesmo aconteceu com Israel.

Pois, mudanças principalmente de Leis não aconteciam de forma integral. A herança cultural de uma civilização para outra não acontece de forma integral, existem mútuas influências.

Para entender determinados textos, contextos e culturas é preciso não ser preconceituoso, ou seja, estude de forma imparcial, sempre observando a etimologia, contexto social, político e religioso da época, e não cometer anacronismos e anacronismo cultural.

Obs: Tudo que expliquei provém de pesquisas científicas e fundamentos históricos (pois a História também é uma ciência)

E frisei algumas passagens da Bíblia, pois os historiadores também observam a Bíblia, pois ela nos traz muitos relatos da cultura daquela época e inclusive a própria faculdade (curso de graduação em História), os professores usam muito a Bíblia como referência.

Espero ter ajudado!

patriciamontelatto
Автор

Ser gay nesse tempo é o mesmo que matar o pai e a mãe.
Escravidão nas Américas foi ruim, mas para os profetas bíblicos que tinham escravos era bom. 👍👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

canalrefutandoaterraplana.
Автор

Eu sou da Argentina mais estudo tudo que seja da escravidão e por isso mesmo que agora estou olhando seu conteúdo porque pra mim e muito importante saber muito bem com o foi as escravidão de todo tipo de escravidão

waltersuares
Автор

Eu também ja fui cego religioso, mas nunca burro. Quando me perguntavam sobre isso, eu apenas respondia que so deus sabe o pk não proibiu a escravidão e pronto. Para de defender algo imoral em nome do teu deus

edsonnokanogueira
Автор

Muito bom seu comentário Patrícia não devemos tirar nossas proprias conclusões ao ler a bíblia e sim tenta entender oque quer dizer de acordo com a época!

RaphaelPires-hl
Автор

Escravidão é privação de liberdade, independente de ser por questão racista ou xenofobica, é a mesma coisa, fala sim, mas não deixa de incitar a escravidão

matheusmalheiros
Автор

Excelente vídeo!
Muito boa explicação do pastor Filipe Niel?👏🏻

jaquelinehorstsrocha
Автор

Assim é fácil justificar qualquer coisa. É muito simples dizer que a palavra sequestrador tem outra conotação.
Seja qual for o tipo de escravidão, Paulo em Filemon, em momento algum a condena.

andrerehn
Автор

E qual foi a dívida do povo hebreus para que eles viessem ser escravos por muito tempo, lembrando que outros historiadores dizem que os hebreus eram negros, descendentes da itiopia.

marciapassos
Автор

Que malabarismo só pra tentar dar sentido a bíblia ein,
Tentando justificar o injustificável

nocs
Автор

Se era pagamento de dividas, era só trabalhar como empregado e descontar no salário
* Homem pode falar na igreja ? Porque mulher não pode ? " Pergunte ao seu marido " E quem disse que marido tem resposta pra dúvidas de sua esposa ? Tem coisa que homem não sabe responder, por acaso a bíblia acha que mulher é burra ?
Estuprar homens é pecado ? E estuprar mulher não é pecado do mesmo jeito ?
O pecado está no estupro e não na sexualidade de um homossexual !
Se o homossexual casa com alguém do mesmo sexo não é pecado

atravessandolimites
Автор

O " revolucionário" Jesus ressuscitou Lázaro pra ele morrer logo depois mas nao proibiu a escravidão pois era uma prática comum na época dele ???

michelfranklinsouzadasilva
Автор

20"Se alguém ferir seu escravo ou escra­va com um pedaço de pau e como resultado o escravo morrer, será punido;

21mas, se o escravo sobreviver um ou dois dias, não será punido, visto que é sua propriedade. (Êxodo 21).

Estes versículos, dentre outros, não configuram a escravidão como algo terrível tanto quanto foi nas Américas? Sinceramente, não há muita diferença entre as épocas neste sentido, é claro que a coisa só piorou se comparando as épocas.
Na verdade, meu amigo, as críticas a este assunto bíblico, até onde pude entender, não é o fato de que a escravidão era diferente naquela época, mas o de Deus regulamentar essa prática ao invés de bani-la para sempre.
Observe, por exemplo, este texto de Êxodo 21: 20, 21, o dono do escravo poderia castigá-lo com PAULADAS e não ser punido por isso caso o escravo sobreviva um ou dois dias depois das pauladas. Se o escravo morresse depois desse período o seu dono estaria sem culpa da morte do escravo, pois era sua propriedade, diz o texto. Como é que ainda existem pessoas nos dias de hoje que tentam explicar uma barbárie dessa dizendo que a escravidão bíblica não era tão ruim assim?

A explicação do vídeo ficou muito tendenciosa.
Fato é que Deus (ou alguém que tinha interesse na escravidão usando o nome de Deus) regulamentou essa prática, e é exatamente isso que os religiosos não vão admitir e vão procurar um meio para "tentar" explicar a escravidão bíblica a fim de torná-la aceitável para a própria subsistência da fé e da religião, pois este ato seria inadmissível para um Deus bom e poderoso, então, dizem eles, deve haver uma razão porque Deus não deu um basta nisso. Daí vem explicações e explicações que não justificam.

MrcRobson
Автор

Eu já ouvi uma pessoa dizer que a "legitimação" da escravidão foi devido a uma interpretação errônea da Bíblia, justamente porque entenderam que a Bíblia dava apoio a mesma. Isso procede?
Muitos do clero católico dos Estados Unidos e até Pastores apoiavam a escravidão já que os mesmos dentre, talvez outros motivos, diziam que eram uma " mão de obra importante".

Mas, uma ótima explicação! Deus abençoe!

leandrolopes
Автор

Em Efesios diz, Servos obedecei aos vossos senhores.

petersonari
Автор

Escravidão é Escravidão deixa muito a desejar na Bíblia

RonaldoFreitas-oy
Автор

E a escravidão no Egito, vc não falou sobre essa

renanxds
Автор

Não entendo como algo sagrado pode defender a escravidão e a homofobia

beatrizchina
Автор

É por isso que a gente diz que Deus é criação do ser humano... Se não fosse, ele não iria se sujeitar a cultura dos povos

cleberpas
Автор

EU TI PERGUNTO E OS ESCRAVOS QUE ERÁ COMPRADO POR DINHEIRO ( VOCÊ ACEITARIA SER UM ESCRAVO?).ÉXODO=20 Se alguém ferir seu escravo ou escrava a pauladas, e o ferido lhe morrer nas mãos, aquele será punido. 21 Porém, se sobreviver um dia ou dois, não será punido, pois aquele foi comprado a dinheiro.

acilinooliveiradesenhos