Bolsonaro ou Lula: qual governo teve desmatamento maior na Amazônia?

preview_player
Показать описание
Um dos temas a ganhar destaque durante o primeiro debate do segundo turno das eleições de 2022 foi o desmatamento da Amazônia.

No segundo bloco, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o atual governo está "brincando de desmatar, de 'abrir cerca', de derrubar árvores".

"Nós vamos ganhar as eleições para poder cuidar da Amazônia e não permitir que haja invasão de terra indígena e garimpo ilegal."

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, rebateu e pediu que os espectadores fizessem uma pesquisa na internet.

"Dá um Google: 'desmatamento de 2003 a 2006', nos quatro anos de governo Lula. Depois pesquise 'desmatamento de 2019 a 2022'", disse.

Olhando para Lula, Bolsonaro emendou: "No seu governo, foi desmatado o dobro do que no meu".

Mas o que dizem os dados?

É o que nosso repórter André Biernath mostra neste vídeo, além de relembrar as principais críticas às políticas ambientais dos governos de ambos.

Assista e confira.

Reportagem em texto:

#bbcnewsbrasil #eleições2022 #meioambiente
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

AGORA SÓ NO MÊS DE FEVEREIRO O DESGOVERNO DO LADRÃO JA BATEU O RECORDE

NTFBRASILNEWS
Автор

Se os brasileiros soubessem quanta importância tem a amazônia para o Brasil (TODAS AS REGIÕES) desejariam que ela fosse imaculada e intocável pois TUDO que está acontecendo HOJE principalmente na região Sul, Sudeste e centro oeste, sobre o clima, tem haver com a Massa Equatorial Continental e é evidente que houve um desequilíbrio devido ao desmatamento

gerassi
Автор

Independente do candidato não devemos esperar apenas por eles, vamos fazer nossa parte 😄

segundosDeFilmes
Автор

Não basta somente reduzir o desmatamento, tem de promover a restauração (por sucessão ecológica) da mata nativa. Do contrário, graças à dimensão do desmatamento, reduzir para uma árvore por ano poderá significar derrubar a última árvore daquele ano.

mollitiam
Автор

Quem tinha ministro do meio ambiente que queria “passar a boiada”?

heitoramos
Автор

O problema é que só estamos falando de desmatamento e não de reflorestamento. Sempre se é desmatado mais do restante de floresta que ainda existe. Iniciativas que explorem as riquezas naturais da floresta, com estudo medicinal, ou turismo, podem no longo prazo gerar muito mais retorno do que retirar madeiras que nunca serão replantadas e/ou substituídas.

SamaraSilvaSantos
Автор

A preservação da Amazônia e de todos os biomas tem de ser uma politica de Estado, imune à ação de governos negacionistas e comprometidos com o lucro inconsequente. Ótima matéria.

marcoantonioborgescardoso
Автор

Queremos uma Floresta vasta, e não devastada.

claudiocostavargas
Автор

Pouca gente tem noção que se a Amazônia acabar, não chove mais no sudeste. Pouca gente se preocupa.

rdrigokampos
Автор

Ou seja, Lula desmatou tanto que mesmo reduzindo ninguém o superou.

erickhenrique
Автор

A maioria dos brasileiros é desconectados da importância da Amazônia, e por isso tem coisas mais urgentes pra se preocuparem, tipo fome e pagar o cartão.
A real é que a Amazônia não é aproveitada como turismo sustentável, então ngm liga se vai ser devastada ou se vai acabar com as chuvas no centro oeste e sudeste

eduardogouveaa
Автор

Fato 01: desmatamento no governo Lula foi maior que no de Bolsonaro.
Fato 02: desmatamento no governo de Bolsonaro cresce muito.

carloslazaromoreirapereira
Автор

Quem tinha o ministro que fez de tudo para liberar uma fila de madeira ilegal que ia de um lado ao outro do Brasil?

FelipeOSoa
Автор

Hoje em dia, não adianta mentir. E nem comparar 3 anos com 15. 
Vamos a comparação dos dados disponíveis para comparação justa: 
Três primeiros anos do governo LULA:
2003 - 25396 
2004 - 27772 
2005 - 19014 
Fazendo um total de 72182. 
Três primeiros anos do governo BOLSONARO: 
2019 - 10129 
2020- 10851 
2021 - 13038 
Fazendo um total de 34018. 
Essa história de comparar a diminuição percentual com o 13º ano de governo petista é injusta. Espere o Bolsonaro chegar a oito anos e faça a comparação justa entre os dois governos em igual período. Outra grande mentira, é que 2016 seria da conta do Michel Temer. O coitado só tomou posse da bagunça em setembro de 2016 e, no seu primeiro ano, houve diminuição do desmatamento (de 7893 em 2016 da Dilma para 6947 em 2017 com Temer). Não adianta inventar dados de aumento de 73% para proteger a turma do mensalão, petrolão e desmatamento.

felipesm
Автор

Não vi uma coisa boa que o atual governo tenha feito melhor que os outros

w.bronson
Автор

E a Censura da Jovem Pan, vcs são contra ou a favor?

silvinoaguiar
Автор

Não votaria no lula de forma alguma, mas quem foi o candidato que falou que: não iria ter demarcação de terras para indios e quilombolas e ainda falou que iria armar fazendeiros pra defenderem as "suas terras"?

ivanlegions
Автор

Quem desmontou o Ibama e o ICMBio? Pq multas ambientais não são mais geradas ?

ibereulhoa
Автор

Se no primeiro ano de Bolsonaro a área desmatada era de 10, 1 mil km2 e ao final do terceiro ano houve um aumento de 73% na taxa de desmatamento, a área devastada deveria ser 17, 4 mil km2. Mas na verdade a área devastada foi de 13 mil km2. Vcs jogam números de forma que dificulta o entendimento claro.

JayrJuniorJJ
Автор

VOTEI NO SR LULA NO PRIMEIRO TURNO, MAS INFELIZMENTE DEPOIS DO DEBATE ONDE ELE SE NEGOU A DIZER O BÁSICO QUE É QUEM SERÃO SEUS MINISTROS, ESCONDE SEU PLANO FINAL DE GOVERNO, AINDA MAIS NÃO APRESENTA PROPOSTA PRA COMBATER A CRIMINALIDADE E ENDURECER LEIS. POR ISSO, VOTAREI NO BOLSONARO NO SEGUNDO TURNO.

AnaPaula-yuii