Crianças com Dificuldade de Aprendizagem

preview_player
Показать описание
Psicoterapia online: (45) 99973-3028 (envie mensagem pelo Whatsapp para marcar uma consulta).

Sou formada em Psicologia há 18 anos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Unesp; especialista em Neuropsicologia (CRP); habilitada em reabilitação neuropsicológica (FMUSP); membro da Associação Brasileira de Neuropsicologia.

Sou interessada em conhecer o funcionamento das pessoas, seus interesses, seus motivos, gostos e histórias de vida. Estou sempre aprendendo com cada ser humano que se coloca em meu percurso profissional ou pessoal e acredito que sempre é possível a prática psicológica ajudar a extrair o melhor de cada um.

Quando buscar ajuda de um psicólogo?
Alguns acontecimentos chegam nossa vida inesperadamente e requerem uso de forças psíquicas ou emocionais para enfrentá-los. Em situações extremas pode-se sentir esgotamento, surgir dúvidas sobre sua capacidade de enfrentar, como se isso exigisse mais do que suas próprias habilidades e recursos podem suportar.
Saiba que é possível buscar reequilíbrio emocional e encontrar energia para lidar com essas questões. Uma das alternativas de auxílio nessa caminhada pode ser através de trabalho técnico de um profissional da Psicologia.
O acompanhamento psicoterápico visa prevenir agravos a saúde psíquica do paciente, bem como auxiliá-lo no processo de cura em casos de quadros em que o problema tem recorrência, está estabelecido ou foi diagnosticado pelo psicólogo ou outro profissional. Assim, busca-se desenvolver, através de técnicas e avaliações, as estratégias necessárias para promover o bem estar psíquico do paciente.

O que é Neuropsicologia?
Neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o funcionamento cerebral e comportamental de um indivíduo.
Investiga as funções cognitivas e o comportamento tais como: inteligência geral, linguagem, memória, atenção, funções executivas, praxias, visuoconstrução, cognição social e reconhecimento de emoções. Faz um mapeamento de déficits, recursos e estratégias que o paciente usa e os que pode desenvolver para vir a obter melhora funcional global.
A avaliação permite aos profissionais da saúde auxílio a:
Diagnóstico, especialmente quando os problemas são parecidos entre si (fazer diagnóstico diferencial);
Prognóstico do quadro através do mapeamento de forças e fraquezas cognitivas;
Orientação para ajustes no tratamento médico, psicológico, fisioterápico ou outros;
Esclarecimentos e orientações na escola para melhor proveito e aumento da funcionalidade e satisfação com ambiente escolar;
Ajustes quanto ao ambiente de trabalho ou quanto ao tipo de atividade profissional;
Encaminhamentos adequados para a necessidade do paciente visando melhor qualidade de vida do mesmo e familiares.
Pode ser avaliados crianças, adolescentes, adultos e idosos com hipótese diagnóstica ou confirmação de: demências; epilepsia; traumatismo craniano; tumor; intoxicação por metais pesados ou uso de drogas; distúrbios do sono; transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; esclerose múltipla; acidente vascular cerebral (“derrame”); encefalite; doenças psiquiátricas (ex.: depressão, esquizofrenia, humor, ansiedade); dificuldades ou transtornos específicos de aprendizagem; atrasos linguísticos; síndromes genéticas; transtorno do espectro autista; e até mesmo pessoas saudáveis que queiram se conhecer e melhorar estratégias no desempenho dos estudos ou trabalho.

O que é Reabilitação (REABI)?
É um processo no qual pacientes e familiares trabalham em conjunto com foco nas alterações:
cognitivas
comportamentais
emocionais
sociais
Tanto no plano familiar quanto vocacional, de maneira intensiva e abrangente visando melhora da funcionalidade e aumento da qualidade de vida.

Em que condições?

Acidente Vascular Cerebral (“Derrame”)
Atrasos Linguísticos
Demências
Dificuldades Ou Transtornos Específicos De Aprendizagem
Distúrbios Do Sono
Encefalite
Epilepsia
Esclerose Múltipla
Intoxicação Por Metais Pesados Ou Uso De Drogas
Quadros Psiquiátricos (Ex.: Depressão, Esquizofrenia, Alterações De Humor, Ansiedade Entre Outros)
Síndromes Genéticas
Transtorno Do Déficit De Atenção E Hiperatividade (TDAH)
Transtorno Do Espectro Autista (TEA)
Traumatismo Craniano
Tumor Craniano
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Meu filho tem déficit de aprendizado fico triste junto com ele em questão do estudo bem compliacado 😔

roseanemarques
Автор

@Wal Santos  o meu filho tem 9 anos e não sabe absolutamente nada, ele não é alfabetizado.
Não sabe ler, escrever, fazer conta, contar dinheiro, falar os meses.
Sempre estudou em escola particular. Faz acompanhamento com neuropediatra, neuropsicológa, psicóloga, aula de reforço, natação e nada faz ele desenvolver. Foi diagnosticado com TDAH.
Não sei mais o que faço, já estou entrando em depressão de tanta preocupação. Ele está no quarto ano e o meu maior desespero é saber que ele dentro da sala de aula não consegue acompanhar os amigos. A minha cabeça fica a mil por hora .

moninhaoliveira
Автор

eu ameei, quanto aprendizado em um video😍

kaline_rodrigues
Автор

Meu entiado tem dificuldades em tudo, criatividade, coordenação motora, aprendisagem, ele tem 12 anos e não sabe escrever direito o problema é que a mãe dele acha que ele é normal, mas para um menino de 12 anos não é normal .

edersonrodriguezsalomao
Автор

Muito interessante a didática desse vídeo, gostei bastante.

erickmoraes
Автор

Dra. Tenho um filho de 6 anos, atualmente moro no Japão. Ele entrou esse ano na escola e não sabe falar japonês e claro que eu já esperava certa dificuldade no aprendizado dele, pela falta da língua. Mas no dia a dia tenho percebido que quando vou ensinar alguma coisa ele não consegue focar no que estou ensinando, por exemplo... Hoje tentei ensinar apenas 2 palavras e tentei dar exemplos, brincas, usar objetos, mas mesmo repetindo a palavra junto com ele várias vezes, ele no final não se lembra totalmente, se eu repito ele sabe a diferença das duas, mas ele não se lembra para repetir. Outra coisa é que sempre que tento ensinar qualquer coisa ele fica com as mãos mexendo nas próprias roupas ou em qualquer tecido que esteja perto, ou balançando os pés, como quando estamos muito tensos com alguma coisa. Por favor, me ajude, aqui no Japão os médicos nunca investigam o que a criança tem, sempre colocam como autismo principalmente pq eles avaliam falando em japonês e se a criança não responde ( pq não entende a língua) já é diagnosticado erroneamente. E claro que se ele tiver eu vou tentar ao máximo ajudar meu filho, mas quero saber o que pode ser.

YuNozaki
Автор

Muito esclarecedor, como todos os teus videos.

merienediniz
Автор

Minha Filha tem 12 anos e tem muita dificuldade no aprendizado a escola fica em cima direto mandando levar em psicóloga neuro e fono já fui em todos e nada resolve

angelasoares
Автор

Meu filho tem 10 anos e não sabe ler.. levei ele no psicólogo e psiquiatra e ele falou que meu filho tem TDAH ele fez uso do remédio mais nada... Eu tento ajudar ele de todas as formas mais não consigo ensinar ele, na escola os professores não fazem muita questão de ajudar ele, só cobrança em cima de mim...o que posso fazer??

arielylaborda
Автор

E quando Sonos adulto, o que devemos fazer?

vitorcorreia
Автор

Eu sempre soube que eu tinha dificuldade de aprendizado e falava para todos mais parecía só piorar minhas primeiras professoras me agredia de certa fôrma e não esta vão preparadas pra isso e minha família falavam que me levaria para um medico mais nunca levaram e só me culpava por tudo hoje eu estando mais velho ainda posso procurar ajudá?

bellane
Автор

Minha filha tem 6 anos, ela ainda não aprendeu a ler e escrever, lê apenas palavras curtas. Com essa pandemia, fiz as atividades certinhas aqui em casa, mas não rendeu muito.

PerciaRomanini
Автор

Olá gostaria de saber o que é transtorno do desenvolvimento habilidades escolar f818 pois meu filho recebeu esse diagnóstico queria entender melhor esse assunto?

marciaduarte
Автор

Eu tenho um filho com dicudade na escola isso me deixa nervosa.

joaoandre
Автор

Doutora por favor eu lhe imploro fale sobre DPAC, minha filha tem e é triste 😢

maryellesulamita
Автор

Minha filha muito carinhosa tanto em casa e na escola ela sim força para aprender mais não consegue ler ela já tem 11 anos o que posso fazer para ajudar ela?

pablofernandes
Автор

meu filho tem uma apredizagem muito lenta, ele não tem problemas nenhum mais eu preocupo muito.. porque comigo ele consegue fazer alguma coisa mais na escola ele nao consegue nada eu devo procurar um psicologo?

adorecomalma
Автор

Eu penso 66 anos tem muita vontade de aprender ler e escrever só que eu não gosto de jeito nenhum mais letra na mesma hora que eu sei uma letrinha já esqueço tudo não se juntar tem vontade de saber ler e escrevera minha maior vontade de saber ler escrever e aprender a ler a Bíblia e eu não o que que eu tomo poder eu possa lembrar a é ABCD essas coisas aí mas depois voltar eu não sei essas letras outro tipo de não sei juntar as vogais nem conheço eu gostaria que alguém me mas eu não sei que quando decorrência diabetes mas não porque eu não tive ninguém para gostou de perdi a minha mãe eu fui criada na rua e agora com o decorrer da idade com eu sou evangélica eu queria tanto aprender eu queria saltitando aprendendo

eunicemendes
Автор

Eu tive problemas na escola
Tenho deficiência de aprendizado hoje não consigo encontrar emprego até hoje

artevivianpereira
Автор

Meu filho tem 13 anos de idade ele ta na 5 serie e não sabe de nada nei o nome dele consegui escreve direito não reconhece dinheiro não sabe conta não reconhece as lemtra sera que ele pode ter augulm problema ? Obg aguando sua resposta

dblacksilva