O que é uma espécie, afinal? (#Pirula 305)

preview_player
Показать описание
Será que a definição de espécie que você sempre ouviu está correta? O que é uma espécie, afinal?

Meu insta: @pirulla25

Doppel Store (camisetas) 5% de desconto usando o código promocional PIRULA :
Leve 4 camisetas, pague 3: 4PI

Vídeos citados:

Vídeo das meninas árabe e espanhol comparando palavras:

Resumo sobre espécies (tá muito bom, confia):
Esses também:

As diferentes definições de espécie (segura a lista):

Sobre formação de espécies por hibridização:

Sobre a dificuldade de definir espécie em bactérias e fungos:

Sobre a diferença de definir espécies viventes e fósseis:

Código Internacional de Nomenclatura Zoológica:

Espécies em anel:

Questionamentos sobre o conceito de "espécie em anel", com gaivotas e salamandras:

Sobre os cromossomos de burros e cavalos, explicando porque a mula é estéril:

Sobre híbridos férteis:

Sobre cães de lobos, o livro que recomendei que aborda sua sinonimização:

Artigo que citei sobre as diferenças genéticas entre cães e lobos (e mais outro)

Hibridização de Camelo com Lhama:

Pra quem quiser saber da onde tirei aquele etnograma (cladograma de etnias humanas):

Sobre a complicação acerca da definição de espécie na biologia da conservação:

Música de abertura:
Composição: Pirulla
Gravação, produção e mixagem: Bruno Cesar Bastos
Background music: youtube Audio Library
Moving One - Wayne Jones
Natural - Endless Love
Running Waters - Audionautrix
Southern California - Riot
Neck Pillow - Silent Partner
Et Voilà - Chris Haugen
Workout - Freedom Trail Radio
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

E hoje se foi o professor Vanin, que me ajudou nesse vídeo. Uma perda irreparável. Que dia triste.

Pirulla
Автор

Esse vídeo estava na gaveta há muito tempo, esperando eu ter saco pra editar. Tirando a animação do Filipe, foram dez dias de edição com dedicação EXCLUSIVA. Por favor, valorizem. :)

Pirulla
Автор

29:43 "Mecanismos pré-copulatórios -> League of Legends"

Tá, eu ri muuuito aqui

miltonjuniorsantoslordelo
Автор

Eu adorei esse novo pensamento: “Eu não sou humano, eu “estou” humano.” Chega a ser poético, parabéns pelo vídeo.👏👏👏

guedxander
Автор

Ouvir " Nós não somos humanos, nós estamos humanos!". Fui um autêntico momento "eureka" para mim. Será tão mais fácil explicar a teoria usando isto. Obrigado mais uma vez Pirula!

josecortez
Автор

É absurdo o quanto se pode aprender nesses vídeos do Pirula. São vídeos totalmente alheios a minha área de formação, mas é tão legal de assistir que me faz pensar se escolhi a área certa mesmo kk

brunoalmeida
Автор

Sou biólogo, professor, mas sempre aprendo algo novo com teus vídeos Pirula, muito obrigado pelo teu trabalho, tão necessário vale dizer, de divulgação científica.

italomorais
Автор

Voltou com força! Quase 1hr de vídeo. Bem vindo de volta, mestre!

hitalojta
Автор

Na moral, esse vídeo foi uma obra de arte na biológia, minha mente explodiu durante o vídeo inteiro, apesar de eu já ter hipóteses sobre a conclusão final do conceito, mas concluindo, Pirula meus parabéns.

darknerd
Автор

O mesmo problema existe em relação a cores, se você olha o espectro contínuo em detalhes, não consegue distinguir as cores próximas, mas se escolher pontos espaçados consegue. Você também pode dizer que existem infinitas cores, se usar uma definição mais abrangente. Em termos de seres vívos, é como se cada indivíduo fosse uma especie. Nesse caso você está errado, a essência existe, só que não em larga escala. Outro ponto é que se "especie" é uma definição prática, então um ser vivo que teve origem em outra árvore da vida (alien) mas é idêntico a uma espécie da nossa árvore da vida, poderia ser considerado dessa espécie.

dbenndorf
Автор

Opa! Olha aí o Pirula cheio de edições, com fotos, desenhos, gráficos, memes... Estou no começo do vídeo, mas já adianto meus parabéns (gosto dos vídeos de qualquer jeito e talvez neste aqui exista até um excesso de inserções, mas acredito que deve ter dado um baita trabalho mesmo E esses recursos visuais podem ser muito úteis didaticamente)! Força, Pirula! Grande abraço

erself
Автор

2 Pirulas de duração!!!! OMG <3 Adorei a edição nova do video

matheussvitali
Автор

Uma correção: o galego não é um tipo de "dialeto do português".
O Galego é um idioma irmão do português.
Ambos descendem do galaico-português, idioma predominante da região do Reino da Galícia, reino que precede a criação de Portugal e da Espanha como conhecemos hoje.
Portugal nasceu de uma cisão política do Reino da Galícia, separando esses dois grupos por mais de 1300 anos, portando dando tempo para o surgimento do Galego e do Português atual, idiomas distintos, embora compartilhem a mesma origem direta.
O Galego hoje vive e é falado por cerca de 4 milhões de galegos, sendo a Língua Oficial da Comunidade Autônoma da Galiza.

bibliotecariomaluco
Автор

Foi massa ter contribuído para esse vídeo - tanto diretamente com os comentários ao primeiro roteiro, quanto indiretamente nas conversas que tivemos e que botaram nossas ciências para dialogar!

Pequenas (e pontuais) notas de rodapé que podem interessar quem estuda linguística comparada, história ou é diletante nessas áreas:

1 - Um conceito bastante útil para entender o exemplo apresentado com o caso da romanística: a diglossia (do grego, algo como "língua dobrada") é a situação na qual dois idiomas são socialmente justapostos em uma típica relação dominante/dominado. A curto prazo, o conhecimento da língua (ou do dialeto) dominante permite aceder a níveis de poder e de conforto material superiores aos das populações locais. Corrigindo uma passagem rápida do vídeo, os romanos não impuseram o latim às populações nativas do império, da mesma maneira que não impuseram seus ritos e religiões. Mas, como Pirula falou, "era necessário saber latim pra se virar" e conquistar espaço dentro das sociedades galo-romanas (como em Lutécia, antiga Paris). No caso romano, essa tendência diminui com as barreiras geográficas (justificando a inexistência de idiomas românicos no Magrebe, por exemplo) e à medida em que o império decai.

2 - Já vi alguém falando aqui nos comentários, mas só reforçando: o galego e o português têm por origem o galaico-português, idioma de prestígio cultural e literário na Península Ibérica entre os séculos XIII e XIV. Comparando os três e, se for para traçar uma relação reducionista entre eles, é o português que está mais para um dialeto do galego falado na região lisboeta à época do surgimento do Estado português haha

3 - A marginalização e a suplantação das línguas do território francês europeu é um longo processo histórico - inicialmente gradual e orgânico; a partir do século XVIII, mais ativo e, muitas vezes, com feições autoritárias. Nesse quadro, a interferência de Napoleão se dá no ensejo iniciado pela Revolução Francesa: resumindo em miúdos a questão linguística, o objetivo era garantir o acesso de todos à vida política nacional, permitindo a compreensão da constituição e das leis que regiam o país. Era necessário, então, que todos soubessem falar francês - o que não era o caso de 1/3 da população do país ainda àquele momento. Tudo muito bonito até aí, mas nesse período se proliferou o mito segundo o qual existiria um reacionarismo e antirracionalismo indeléveis às línguas ditas regionais (ou, como são mais conhecidos, os "patois", termo perjorativo - e nem um pouco científico... - que engloba tudo o que não é francês como uma corruptela da "grande língua nacional"). Daí surgiram várias políticas de pressão ideológica na educação pública nacional - para citar de leve só um exemplo. É um assunto bastante complexo para tratar em poucas linhas, mas bastante interessante para discutir as relações entre línguas, nações e Estados.

Notas de rodapé que não vão interessar a ninguém:

1 - Apesar da minha cara de cu na primeira foto, sou uma pessoa afável e de bom convívio. Tenho provas e testemunhas, como o próprio Pirula XD

2 - Fico muito honrado pela menção, mas não sou linguista de formação e sim crítico literário hehe Todavia, vivo (e gosto muito) disso ;)

Grande abraço!

marolibez
Автор

é incrível como os comentários dos videos antigos são tão saudáveis, sem negacionistas em massa

normanzinho
Автор

eu sou um homem simples


eu vejo o Pirula


eu dou like

braziliangopnik
Автор

- Pirula, por favor defina espécie.
- Pois nao: ...
59 minutos depois...
- obrigado.

RafaelLopes-jytt
Автор

Sou seu maior fã pirula !!! Sou seu inscrito desde que vc tinha 230 !! Faço biologia um dos motivos foram seus vídeos

Euleoramos
Автор

Já perdi as contas de quantas vezes assisti a este vídeo. Quase todos os brasileiros saem da escola sem ter essa ideia fundamental de um processo contínuo pra entender a evolução. Na verdade as pessoas saem sem nem sequer entender o conceito de evolução, que é a mudança ao longo tempo. Parabéns pelo trabalho, Pirulla. Este é um dos meus vídeo favoritos aqui no YouTube.

willianwallacebtc
Автор

Pirula vc disse que não mudou nada em 15 anos, mas é perceptível pelos videos a evolução. Parabéns o vídeo ficou ótimo.

taisrocha