Sua ORQUÍDEA não dá FLOR? Entenda por quê

preview_player
Показать описание
Quando o assunto é orquídea, a primeira imagem que nos vêm à mente é da planta cheia de flores. Mas, ser vivo tem um ciclo e não poderia ser diferente com as espécies queridinhas dos orquidófilos. Nossa jardineira Carol Costa explica como é o tempo entre uma florada e outra e, como cuidar das orquídeas, em cada uma das suas fases.

A infância da orquídea é a mais fácil de entender. Pelo jeitinho da planta, você compreende que ela é só um bebê e ainda tem muito que crescer antes de dar flores. Uma formação especial surge na planta, um caule diferente – o pseudobulbo. Em certas espécies, como as do gênero Dendrobium, é mais simples identificar qual dos pseudobulbos está crescendo, já que os mais velhos perdem as folhas e ficam, digamos… "mais pelados". O caule com folhas é o próximo que se encherá de botões no momento certo.

O auge da florada só surge depois que a planta passou por uma longa preparação: raízes e folhas cresceram, a haste floral se formou e ficou carregada de botões. Só depois de tudo isso pronto, é que a orquídea mostra todo seu potencial e beleza. Em Phalaenopsis, a haste floral é mantida e a planta pode florir novamente nesse mesmo cabinho, mas, em outras orquídeas, a haste só dá flores uma vez (oi, Dendrobium, Oncidium e Denphal!).

Depois da florada, a planta entra numa fase de dormência. Não tem adubo ou técnica de rega que fará com que ela dê flores na sequência, a orquídea precisa e merece um descanso. Deixe a planta tirar a sua soneca de beleza pra se recuperar, e, espere – ela avisará quando acordar. Nossa louca das plantas mostra o sinal que uma orquídea-cometa (Angraecum sesquipedale) dá: novas raízes, com pontinhas bem verdes, começam a aparecer. Em Phalaenopsis, é normal a última folha, a mais antiga, começar a ficar feia – a planta faz esse descarte propositalmente.

Deu aquela vontade de pegar a tesoura e sair cortando haste e folhas? Respira fundo, conta até dez e, antes de deixar a “cortite” tomar conta de você, dá uma olhada em alguns sinais. Sua orquídea é uma Phalaenopsis? Segura um pouco a onda, talvez a planta reaproveite a haste pra dar novas flores. Só corte se a haste estiver totalmente seca. Se a orquídea não é uma Phalaenopsis, você pode descartar a haste sem preocupação. Carol mostra no vídeo o local que você deve cortar: bem rente às folhas. Se a cortite tá coçando e fazendo você querer passar a tesoura naquela folha que parece morta… só faça isso se a folha estiver totalmente seca.

Às vezes, a planta dá uma de enigmática e não deixa nenhuma dessas sinalizações aparentes. Você pode ficar com dúvida se a planta “acordou” ou se ainda está em dormência. Nada de pânico! Lembre-se de que a planta sabe muito bem sobre seu ciclo e está lá, de boa, no ritmo dela. Não puxe a planta só pra ver se as raízes estão verdes. Melhor deixá-la no soninho mais um pouco e, evitar ser aquela pessoa chata, que chacoalha a outra até que acorde, só pra perguntar:
“– Você tava dormindo?”
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Minha mãe operou o fêmur de emergência, bem quando ela estava no hospital as orquídeas do quintal floresceram, eu vi isso como um sinal de esperança que Deus enviou pra mim

joewender
Автор

Tenho uma phalaenopsis num ipê na roça que está florindo desde julho/2020. Agora ela está com mais 6 flores. A haste já está com quase um metro rsrs. É amarela. Linda!

gilzamariasiqueiraallochio
Автор

Como o ciclo da natureza é lindo⚘Deus é perfeito⚘🙏⚘

liliafernandes
Автор

Menina eu não tenho orquídea mas confesso que assisti o vídeo só por causa do seu jeito de explicar, a gente aprende se divertindo, parabéns Deus te abençoe!

dalvalira
Автор

Amei as dicas tenho uma que minha Patroa ia jogar fora trouxe pra minha casa agora ela está inbernando vou esperar com paciência pois fale a pena elas são lindas❤❤❤🌱🌱

antoniacerqueira
Автор

Carol preciso te contar que depois dos seus ensinamentos ressuscitei uma orquídea de 30 anos, que já mudei de vários lugares e árvores e agora está surgindo um broto. Acho que agora ela dá flor. Se der te conto. Obrigada por tudo.Beijos.

idelieulalioreisgrillo
Автор

Orquídea é um assunto que todo mundo gosta e sempre tem algo para aprender

VerdeConecta
Автор

Adoro suas explicações, vc é demais, só não entende quem não quer!

helena-ptfr
Автор

Eu aprendo muito com as orquídeas. Respeitando o tempo dela, vibrando com os brotos e com as flores, é claro.

luzia
Автор

Carol, a aste da minha orquídea deu um filhotinho que já está no vaso, cheio de raízes, e agora na mesma aste está brotando flor! 💖

andreasane
Автор

Parabéns, Carol, vc é muito didática, bem humorada, é um prazer aprender c vc. Obrigada

ananoemia
Автор

Eu simplesmente amo o seu. Jeito de ensinar jardinagem sempre usando outras formas de vidas até mesmo a humanas para explícita as verdinhas Continue assim

silvanysantosdealcantarasi
Автор

Tenho uma amiga que tem dezenas de orquídeas e elas dão flores o Ano TODO.

marciaespindola
Автор

Não tem como não entender, Carol eu amo seus esclarecimento sobre as plantas 😍 cada dia estou mais apaixonada pelas verdinhas.

ivonetemares
Автор

Eu ganhei minha orquídea no dia dos namorados... 12/06/2021...😍😍😍 Agora vim aprender como cuidar dela direitinho... Gratidão!

dannyanjos
Автор

Finalmente minha orquídea denphal, acordou, tá nascendo raízes bem verdes e um novo bulbo

junioepaula
Автор

Oii carol ameii a sua dica sobre as Orquidas obrigado estou entrando no mundo das Orquidas eu amooo todas elas.

mariadasgracassilva
Автор

Carol, parabéns pela apresentação na Conversa com Bial. Adorei

SuperEvanir
Автор

Valeu "VERDINHA" !!!
Estou ancioso para começar este curso de Orquideas !!!!
Adorei o de SUCULENTAS !!! Tomara que não te TORTUREM muito, neste novo curso !!!
Abraços e beijos pra ti e pra tua equipe !!!

rogeriomoreiradesouza
Автор

Mto boa. Meu marido que gosta de cuidar. Mas vou tentar tb.

margaridadossantoscorreane