DÁ PARA RECONSTRUIR A VIDA DEPOIS DE UM DIVÓRCIO AOS 60 ANOS? | #SylviaResponde

preview_player
Показать описание
Você teria coragem de se separar após 40 anos de casamento? No #SylviaResponde de hoje vamos falar sobre divórcio aos 60 anos.

Recebi uma pergunta de uma inscrita do canal e é importante ressaltar que os nomes são sempre fictícios, então não tenha vergonha de me enviar sua pergunta.
Aguardo sua pergunta!

A pergunta da "Mariana" (nome fictício) foi: "tenho 65 anos e acabei de me separar após um casamento de mais de 40 anos. Que homem vai se interessar por uma mulher da minha idade? Eles não preferem ir atrás das meninas de 30?"

Primeira coisa: calma! Um homem que deseja uma mulher de 30, dificilmente vai se interessar por você, afinal o objetivo dele é se relacionar com uma mulher de 30 anos. Por isso cuidado para a insegurança não ser tão grande a ponto do primeiro pensamento, ser colocar alguém no lugar.

A maioria das mulheres da nossa geração foi ensinada pelas mães a agradarem os homens. Como muitas não trabalhavam, eram dependentes e não tinham muitas alternativas. Hoje em dia as coisas mudaram, somos mais independentes emocionalmente, financeiramente. Mas a armadilha está lá montada.

Mas que tal analisarmos a frase da Mariana de outra forma?
Será que eu vou ter coragem de dar conta do recado sozinha? Mulher sozinha não é inválida. Dá para reconstruir a vida depois de um divórcio aos 60 anos? Claro que sim! Sabemos que é difícil recomeçar de um jeito diferente, ter coragem de andar sozinha. Mas esse é um momento para se apropriar de si mesma, de quem você é e o que quer.

E nesse momento cabe a pergunta: que homem eu quero para mim? Ou: quero um homem, quero uma mulher? Mas com o maior cuidado, porque a armadilha está montada. Cuidado para não fazer qualquer negócio para colocar alguém no lugar. Você é uma mulher que pode ou não se interessar por alguém. Pense em você.

O período pós separação é cheio de surpresas e desafios. Eu sei que foi sofrido e difícil. Mas a vida de uma mulher sozinha pode ser bastante interessante. E foi onde a vida te trouxe, então é isso que você tem para viver!

Dá para reconstruir a vida depois de um divórcio aos 60 anos, sim. Viva da melhor forma possível, só depende de você.

Gostou deste vídeo?
✏️✏️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com suas amigas (Homens também são bem-vindos)
👠👠 Siga nossas redes ➽


Escute nossas entrevistas/participações:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu tenho 60 e me separei á 6 meses, 30 anos de casada um casa de filhos e duas netas...Só sinto um pouco de tristeza quando precisamos nos encontrar por conta das festas em família, mas na maior parte do tempo estou feliz e em paz...não consigo nem imaginar uma outra pessoa em minha vida, faço trabalho voluntário, estudo, não preciso esperar ninguém chegar bêbado e mal humorado. Eu me amo e está tudo bem, sou uma pessoa legal e adoro ficar comigo mesma 😂

joseliacanejo
Автор

É a realidade mais dura que uma mulher pode ter que encarar… Mas a gente supera!

valeriafiuza
Автор

Conheci o canal nesse exato momento. Tenho 51 anos, estive casada por 23 anos e após esse período o casamento chegou ao fim, desmoronei, chorei, esperniei, estava desempregada, sofrida, solitária, a dor de um luto tomou conta de mim, foram várias as etapas, em quatro anos percorri etapas de recomeço, quando percebi que dentro de mim havia força, Deus, família, amigos de verdade contribuíram, percebi que poderia viver meus dias em paz e comigo mesma sem expectativas quanto a relacionamentos, não queria mais me relacionar com ninguém, até que um final de ano reencontrei um amigo pelo Facebook, de forma despretensiosa iniciamos uma boa conversa que naturalmente foi se entendendo e chegamos ao casamento, tem sido uma surpresa maravilhosamente desafiadora para ambos, digo que se não fosse ele não seria mais ninguém porque não confiava em ninguém, graças a Deus temos seguido em paz aprendendo com "a nossa história". Aprendi que a responsabilidade de sermos felizes é nossa o outro faz parte da nossa história mas não pode ser responsável pela nossa plenitude, pessoas, se amem, se respeitem, invistam em suas carreiras profissionais, mas acreditem é possível ser feliz sozinha ou acompanhada

analinedias
Автор

Bem colocado! Na minha opinião, a mulher passou mais de 40 anos de escravidão, , qdo se liberta, já quer ser presa novamente... Pelo amor de Deus! A liberdade de poder viver sozinha, desfrutar da própria companhia, fazer o que quer e o que gosta sem pressão, sem relógio, sem obrigação... Quer felicidade maior que essa?

rejafernandes
Автор

Eu tenho 56 e meu casamento está desmoronando. Tenho vontade de me divorciar para que nós dois possamos procurar nossos rumos sem que um seja problema para o outro. Não tenho amante e nem sou de correr atrás de novinhas. Apenas queria ter o meu canto e não ser estorvo pra ninguém. É duro chegar nessa situação onde o amor esfriou e tudo que sobra de uma relação são conflitos e brigas.

flaviofabris
Автор

Estou há 15 sozinha pós divórcio agora chegaaaa! Quero um companheiro ❤

Artsmamis
Автор

Gente vivi um casamento assim de 40 anos tenho 61 com momento s felizes e outros em conflitos e mentiras até que me cansei, dei um basta fiquei com a cada minha dignidade vou me formar agora em História tenho mil planos e quero sim mulheres como eu para sermos amigas sairmos viajarmos e curtir o pouco ou longo tempo que nós restam nesta Liberdade que que estou amando que, o corona passe logo, quando tiverem alguma viagem vamo que vamos, o leite já derramou a vida segue amigas

VeraSantos-mvne
Автор

O que dói não é a idade. E a solidão e os olhares de pena das mulheres mais jovens. Temos que ver muito fortes pra superar a idade madura. 💪 Meninas.

fernandagermani
Автор

Acho triste a mulher sempre pensar em arrumar outra pessoa... há tantos interesses além de ter alguém ... a mulher pode fazer tantas coisas.... se surgir e se quiser ok... mas seria tão bom ter uma vida de solteira ... e tb, em muitas situações, a mulher já estava sozinha na relação .

tiffany
Автор

gente entre mentira e traição e melhor a solidão ou solutude já pensou em viver bem com vc mesmo? sem depender dos outros?

RosineteVitoria
Автор

Perfeito, se comseguir, não arrume oitro traste pra você te desjo um limdo fitiro pra você e seja feliz.

Gmailsergio
Автор

Qdo me divorciei tinha 31 anos de casada 53 anos e foi e ainda é mto difícil me sinto mto sozinha a pouco tempo o ex marido me procurou pra voltarmos, ja que não deu certo com a nova mulher que ele viveu por dois anos, não penso em voltar pq não tenho mais nada em comum com ele, foi um relacionamento mto abusivo e tenho certeza que ele não mudou apenas quer voltar pra zona de conforto que sou pra ele ! Pretendo não deixar que a minha carência faça eu desistir de mim mesma hoje aos 62 anos ainda me sinto meio perdida e não consigo me relacionar com nenhum outro homem, estou em excelente vídeo!

taniacarbone
Автор

Separar é meu sonho, sair de uma prisão...morar sozinha, so me falta dinheiro, pois não tem ninguem que me ajude a dar o primeiro passo...

ateliecriative
Автор

Separei aos 30 anos, hoje estou 55 anos, contínuo sozinha, moro com meus filhos .porque até hoje estou só.

franciscabetaniasampaiodel
Автор

Eu nem quero homem. Está tão bom assim!

raquelrb
Автор

Eu so vivo com meu esposo a 31 anos por pena dele, ele é reclamao demais e esta me deixando mais doente, perdi uma filha e tenho uma Especial, é negativo reclama de tudo não é romantico e se a gente sai quando sai ele reclama do que gastou, sou mais velha 5 anos tenho 5.9 mas pareco mãe dele tudo sou eu que administro estou cansada queria ficar sozinha com minha filha Especial e ser feliz quando passar meu luto, mas com uma pessoa que você fala que tem que pagar uma conta a pessoa ja reclama é ruim .Ja larguei dele foi atras chorou os filhos pediram pra mim voltar ele prometeu mudar e nada .To cansada demais 😢

lilicafofa
Автор

Ainda estou casada. 42 anos de casamento. Brigamos algumas vezes. Amo meu marido. Pensei já em separar. Ele ainda é muito ligado à mim. Aí tiro da cabeça esse pensamento.

odetelira
Автор

Adorei seus conselhos, mulher sozinha vive muito bem

valdineiadejesusdasilva
Автор

Tenho 37 anos de casados, estou em risco de separação.
Obrogada.

ireneolanda
Автор

Eu tenho 50 anos, está fazendo 3 meses que meu marido me traiu e me abandonou para morar com a amante. Ainda não consegui me equilibrar, estou sem rumo. Depois de 25 anos de casados três filhos, ele não levou em consideração nada disso, tudo muito difícil. Não sei por onde começar novamente

domingasoliveira