SEGREDOS DA TERRA - COMO TERREMOTOS CRIAM PEPITAS DE OURO | #RUMOA2MILHOES

preview_player
Показать описание
CONSIDERE APOIAR O TRABALHO DO SPACE TODAY, ASSINANDO A PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS PREMIUM, POR APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!!

APRESENTAÇÃO "SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS?" INGRESSOS PARA O RIO DE JANEIRO, DIA 29 DE SETEMBRO, 19 HORAS, NO TEATRO CLARA NUNES NO SHOPPING DA GÁVEA:

Os cientistas há muito tempo são fascinados pela formação de pepitas de ouro, frequentemente encontradas aninhadas dentro de veios de quartzo. Uma nova pesquisa liderada por geólogos da Monash University sugere que o processo pode ser ainda mais eletrizante do que pensávamos anteriormente — literalmente.

Pepitas de ouro, apreciadas por sua raridade e beleza, estão no centro das corridas do ouro há séculos.

O estudo é liderado pelo Dr. Chris Voisey da Escola de Atmosfera Terrestre e Meio Ambiente da Universidade Monash e será publicado na Nature Geoscience .

"A explicação padrão é que o ouro precipita de fluidos quentes e ricos em água à medida que fluem através de rachaduras na crosta terrestre", disse o Dr. Voisey.

"À medida que esses fluidos esfriam ou sofrem alterações químicas , o ouro se separa e fica preso em veios de quartzo", disse ele.

"Embora essa teoria seja amplamente aceita, ela não explica completamente a formação de grandes pepitas de ouro, especialmente considerando que a concentração de ouro nesses fluidos é extremamente baixa."

A equipe de pesquisa testou um novo conceito, piezoeletricidade. O quartzo, o mineral que normalmente hospeda esses depósitos de ouro , tem uma propriedade única chamada piezoeletricidade — ele gera uma carga elétrica quando submetido a estresse. Esse fenômeno já é familiar para nós em itens do dia a dia, como relógios de quartzo e isqueiros de churrasco, onde uma pequena força mecânica cria uma voltagem significativa. E se o estresse dos terremotos pudesse fazer algo semelhante dentro da Terra?

Para testar essa hipótese, pesquisadores conduziram um experimento projetado para replicar as condições que o quartzo pode experimentar durante um terremoto. Eles submergiram cristais de quartzo em um fluido rico em ouro e aplicaram estresse usando um motor para simular o tremor de um terremoto. Após o experimento, as amostras de quartzo foram examinadas sob um microscópio para ver se algum ouro havia sido depositado.

"Os resultados foram impressionantes", disse o coautor do estudo, Professor Andy Tomkins, da Escola de Terra, Atmosfera e Meio Ambiente da Universidade Monash.

"O quartzo estressado não apenas depositou ouro eletroquimicamente em sua superfície, mas também formou e acumulou nanopartículas de ouro", disse ele.

"Notavelmente, o ouro tinha uma tendência a se depositar em grãos de ouro existentes em vez de formar novos."

Isso ocorre porque, enquanto o quartzo é um isolante elétrico, o ouro é um condutor.

Uma vez que algum ouro é depositado, ele se torna um ponto focal para crescimento futuro, efetivamente "revestindo" os grãos de ouro com mais ouro.

"Nossa descoberta fornece uma explicação plausível para a formação de grandes pepitas de ouro em veios de quartzo", disse o Dr. Voisey.

Como o quartzo é repetidamente estressado por terremotos, ele gera tensões piezoelétricas que podem reduzir o ouro dissolvido no fluido circundante, causando sua deposição.

Com o tempo, esse processo pode levar à formação de acumulações significativas de ouro, produzindo, em última análise, as enormes pepitas que cativaram caçadores de tesouros e geólogos.

"Em essência, o quartzo age como uma bateria natural, com ouro como eletrodo, acumulando lentamente mais ouro a cada evento sísmico", disse o Dr. Voisey.

Esse processo pode explicar por que grandes pepitas de ouro são tão frequentemente associadas a veios de quartzo formados em depósitos relacionados a terremotos.

Essa nova compreensão da formação de pepitas de ouro não apenas lança luz sobre um antigo mistério geológico, mas também destaca a inter-relação entre os processos físicos e químicos da Terra .

FONTE:

#GOLD #EARTHQUAKE #EARTH
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

*👏👏👏BELO HORIZONTE (MG) AGRADECE!.*
*💵DESEJO OURO PARA TODOS !.!.!.*
🥃🥃

JohnnyRoster
Автор

Então é possível que no Japão haja grandes depósitos de pepitas de ouro 80?

BrunoM
Автор

Essa é pra quem assiste 'Febre do Ouro'.

ygorc.rodrigues
Автор

Boa noite Sacani
Notável força piezoelétrica 🎉
E o organismo descoberto como elo entre os procariontes e os eucariontes....vou dormir kk bom descanso a todos. 🌱🌳🌎🌏🌍

mauriciogalli
Автор

Grande Serjão. Sempre nos apresentando as maravilhas do conhecimento científico! Sucesso sempre

arthursantos
Автор

Numa quinta-feira minha filha disse: papai vai ter um alinhamento de 6 planetas em breve e eu adverti que esperássemos por um terremoto, pois bem, logo a seguir ao alinhamento teve o maior terremoto em Lisboa em 50 anos, duvido que seja coincidência!

dmpramos
Автор

q top, sempre acho legal os ganchos q dah pra fazer com varios conhecimentos, cristais de quartzo sao usados para clock em computadores, exatametne pela propriedade piezoeléctrica. Mas parece q a natureza tbm usa essa propriedade, rsrs. interessante.

macavista
Автор

Muito legal quando o Serjão traz algum estudo de dentro da geofísica!

ricardoteixeirasantos
Автор

❤ pessoal dá o like se inscreve ele merece❤🎉

klausmoredoromão
Автор

*🍺BELO HORIZONTE [MG] AGRADECE!.*
*💵DESEJO OURO PARA TODOS !.!.!.*
🥃🥃

JohnnyRoster
Автор

O ouro amarelo traz prosperidade e é usado na eletrônica, na indústria de jóias professor Sérgio Sacani.

marcoantoniosoaresdeandrad
Автор

O sonho dos alquimistas, finalmente revelado.

MultiMarat
Автор

maravilha, agora que aprendemos com a natureza, vamos simular isso em laboratório!

Bruno-qu
Автор

Que irado! Então, por acaso isso significa que aprendemos então uma forma nova de sintetizar ouro? Farm nova?

magykdj
Автор

Sérgio, como muitos, sou seu fã e tenho uma pergunta talvez curiosa:

A terra leva "24 horas" para completar uma volta sobre seu eixo...
Mas porque, ao visualizamos ela pela estação espacial percebermos uma rotação bem mais rápida em função da câmera que a filma e nessa velocidade, a volta é completada em minutos...

Será que a estação está girando no sentido oposto a uma velocidade bem maior e que acelere todo o processo?

Pode explicar isso?

jaisonbrasil
Автор

Aprendendo sempre com o Serjao ! Fantástico!

ednafonseca
Автор

Agora imagina o quanto de energia piezoelétrica é gerada nas profundezas das linhas vulcânicas do manto terrestre??
Essa energia logo é convertida em energia elétrica!!

Sknejaka
Автор

A explicação que se da (4:23) na geologia pro ouro estar muito associado ao quartzo é de que o ouro é um elemento incompatível, ou seja, ele nao se liga muito bem a nenhum outro elemento. Ja o quartzo (SiO4) é muito abundante nos sistemas igneos. Sendo assim, "as sobras" de uma cristalização ou o produto de metamorfismos, são fluídos hidrotermais ricos em silica (quartzo) e elementos incompatíveis, como o ouro. Entao a origem desse ouro tem muito a ver com a origem do fluído hidrotermal. No final de algum processos a rocha se "quebra" regionalmente (regionalmente na geologia quer dizer coisa grande pra caramba, grande tipo estados ou ate paises), e esses fluídos preenchem essas quebras.

joaoluizdossantosneto
Автор

Aeeeer Serjão deixou a live hoje às 5:45 programada pra nada

TortaEscocesaPicapau
Автор

Muito interessante, parabéns pelo vídeo.

marcoandre