CHESF: Desenvolvimento, Geração e Investimentos em Energias no Brasil.

preview_player
Показать описание
Mesa-redonda do Observatório da Geopolítica da Energia, grupo de pesquisa vinculado ao NEEGI, com a participação do Dr. Benedito Parente da Diretoria da CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) e gestor da Assessoria de Planejamento, Governança, Estratégia e Sustentabilidade da instituição.
Natural de Sobral (CE), 40 anos de Casa, este engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Master of Science pela UMIST (Manchester), iniciou na Chesf, em 1979, na então Assessoria Técnica da Diretoria de Engenharia. Já gerenciou vários órgãos, a exemplo da DECP e DARC, do DRC e DNT, assessorou a STI, além de ter sido diretor Administrativo-Financeiro da Interligação Elétrica Garanhuns (IEG).
“A Chesf é uma universidade de oportunidades para o bom desenvolvimento profissional. Guardo na parede da memória minha participação nos grandes desafios que se apresentaram nas últimas décadas e que foram vencidos com galhardia”, ressalta.
Atuou no desenvolvimento e implantação de Sistemas Especiais de Proteção de Extra Alta Tensão para a Interligação Norte-Nordeste; na concepção e implantação do Centro de Controle de Xingó (CCX); nas produções do Projeto Multimídia Chesf 50 Anos e do livro Região dos Lagos do São Francisco – Potencial Turístico: Uma Oportunidade de Negócios; e coordenou o Programa Ano 2000 da Chesf e membro do Comitê Nacional do mesmo Programa. Também recebeu prêmios do SNPTEE; Aberje (3); Ministérios da Ciência e Tecnologia, e do Planejamento, Orçamento e Gestão (2).
Pai de um casal de filhos, Parente diz que viajar com a família mundo afora é sua maior paixão, além do trabalho. Seu “hobby” preferido é promover encontros musicais com filhos e amigos. E é um eterno apaixonado pela literatura produzida na Grécia, Itália, França, Inglaterra, Alemanha, Russia, Espanha, Portugal e Brasil.
“Les connaissances sont les germes des notres productions” ou “O conhecimento é o germe de nossas produções” é uma de suas frases prediletas.

A mediação da live é feita pela pós-graduanda Astrid Aguilera Cazalbón e pelo Coordenador do Observatório da Energia, Prof. Dr. Fábio Borges.

Realizado em 18 de dezembro de 2020.
Рекомендации по теме