Como escolher as músicas pra missa

preview_player
Показать описание

Acesse:

#musicanaigreja #musicacatolica #musicaliturgica #liturgia #temposliturgicos #formacaoliturgica #formacaoparamusicoscatolicos #cantarossalmos #ministeriodemusica #cantodeentrada #cantodeofertorio #atopenitencial #bandacatolica #jaketrevisan
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Jake este seu vídeo foi escolhido para a nossa formação amanhã aqui na Paróquia!

juniorajrs
Автор

muito bom otímas dicas, Deus abençoe!!!

rubensgraca
Автор

Eu quero aprender escolher os para missa

jacintamachado
Автор

Muito bom Eu sempre converso com o celebrante.

sebastiaoparrera
Автор

Fale sobre: quais são os erros que os músicos cometem antes e durantes a Missa? E fale também sobre a importância da oração antes e após a Santa Missa.

MrJoelmir
Автор

Q música eu devo para o Evangelho que diz Bem_aventurados os pobres em Espírito

luziasilva
Автор

Olha Jake! Já conversei como meu pároco e irei usar todo conteúdo desses maravilhoso vídeos. Canal nota dez!

mtbbiketouradventure
Автор

Vale a pena se esforçar e conhecer bem o tempo litúrgico. Dar o melhor de si para O Nosso Deus. Ter conhecimento daquilo que vamos fazer para fazer bem e o mais importante: Fazer Com Amor

celiacristinamedeiros
Автор

Eu preciso entender pois não temos Ministério de música na Capela.

joanadarcgomes
Автор

Qual o cantos litúrgicos apropriados do tempo comum

neymatosneymatos
Автор

Depois de saber qual o tempo litúrgico, como saber qual música é específica para cada momento? Conheço algumas musicas, mas não sei dizer em que tempo litúrgico cada uma pertence.

Adenilsonnen
Автор

Muito bom, eu canto em uma capela, mais sem instrumentos, como cantar entao nesse caso?um abraço ., obrigado

brunabieber
Автор

Jake, gostaria que você falasse sobre a importância de se cantar as músicas do folheto. Vejo que em muitas comunidades não as utilizam mais. Isso é muito triste, pois são músicas lindíssimas e com letras muito ricas. Verdadeiras joias da nossa igreja.

estelagranato
Автор

Escolha dos cantos na Missa:


Profissão de Fé ou Creio - Pode ser cantada, mas desde que seja com as mesmas palavras da oração recitada.


Respostas das Preces - Podem ser cantadas.


Preparação das Oferendas - Não precisa falar de pão e de vinho nem de ofertório ou oblação, mas pode expressar o louvor ou referência ao tempo litúrgico. Quando não há canto, o sacerdote recita as orações de oferecimento em voz alta, com a resposta da assembleia.


Santo - É um louvor universal, no qual unimos nossa voz à voz dos anjos e dos santos. É vibrante por natureza, deve seguir o texto original e próprio da tradição da Igreja. Os instrumentos devem expressar a exultação desse momento e a santidade, majestade e imanência de Deus. A repetição, 3 vezes Santo, significa o máximo de santidade, Santíssimo.


Respostas da Oração Eucarística / Aclamação Memorial / Doxologia - Podem ser cantadas.


Pai-Nosso - Pode ser cantado, desde que seja com as mesmas palavras da oração recitada.


Cordeiro de Deus - Pode ser cantado, mas com melodia rápida e com as mesmas palavras da oração recitada.


Comunhão - É um canto processional. Deve falar sobre a comunhão, sobre o corpo e o sangue de Cristo, sobre o pão da vida, pão do céu ou qualquer outro tema relativo ao mistério da Eucaristia. A letra, de preferência deve ter sintonia com o Evangelho do dia e ser Eucarística. Música processional, toada, balada, etc.


Pós-Comunhão ou Ação de Graças - É um canto facultativo. A equipe decide e combina com o padre, para louvar e agradecer o encontro com o Senhor e com os irmãos. Instrumentos mais doces e com melodia lenta que leve à adoração.


Canto Final - É cantado após a bênção final, enquanto o povo se retira da Igreja: é o canto de despedida. Serve para preservar a mensagem do mistério que foi celebrado e motivar a missão. Música alegre, vibrante e podem ser usados vários instrumentos.

ThiagoFernandestvcenter
Автор

Duas coisas que não foram mencionadas:
1. Talvez um dos melhores critérios para a escolha dos cantos de abertura (ou entrada, como é mais conhecido) e de comunhão, seja aqueles fornecidos pelas antífonas de entrada e comunhão que estão no Missal Romano. Estas Antífonas substituem os cantos de entrada e comunhão nas missas sem canto. Na verdade os bons autores de cantos para a sagrada liturgia costumam recorrer aos textos das Antífonas na hora de compor peças para estes momentos rituais.
2. Encorajo muito que os ministros do canto conheçam e estudem alguns livros básicos para o canto da liturgia: o primeiro deles é o livro oficial de cantos para a Igreja Católica de Rito Latino, o Graduale Romanum e seus livros complementares - que embora estejam em latim e todo em pauta (neuma) gregoriana - vale a pena ser conhecido e estudado. Além destes existe o livro liturgico de cantos aprovados pela conferência episcopal que é o Hinário Litúrgico, que é tão negligenciado e tão pouco conhecido, sobretudo pelos músicos de espiritualidade carismática. No Hinário encontramos um índice de cantos previstos para todas as celebrações do Ano Litúrgico e dos Sacramentos. É verdade que mesmo no caso do Hinário e apesar da aprovação dos bispos do Brasil, se faz necessário uma avaliação criteriosa em relação a alguns cantos menos indicados, mas ainda assim é um imenso tesouro. A Editora Paulus já lançou os CDs com os cantos juntamente com as partituras. Vale muito a pena conferir.

pe.andersondelimaalencar
Автор

Escolha dos cantos na Missa:


Canto de Entrada ou Abertura - Convite à celebração, deve falar do motivo da celebração: por exemplo, no Advento, canta-se um canto que fale da expectativa do nascimento de Cristo, no Natal, canta-se um canto que fale da encarnação e o nascimento de Cristo, no Tempo Pascal, canta-se um canto que fale da ressurreição, na Quaresma, canta-se um canto que fale sobre penitência, conversão e mudança de vida. Letra de ritmo vibrante, alegre, festivo e que expresse a abertura da celebração.


Ato Penitencial - De cunho introspectivo, a ser cantado com expressão de piedade. Deve expressar confiança no louvor a Deus. Deve conter um pedido de perdão, sem necessariamente seguir a fórmula ''Senhor, Cristo e Senhor'', ou ''Kyrie eleison, Christe eleison e Kyrie eleison''. Música lenta, que leve à introspecção e com instrumentos mais suaves.


Hino de Louvor ou Glória - Deve seguir o conteúdo próprio da tradição da Igreja, com duas versões: a versão do Missal e a oficial da CNBB. Música festiva, de louvor a Deus, podem ser usados vários instrumentos, cantada em solenidades, festas e domingos fora do Advento e Quaresma, e celebrações da esperança: missas de 7º dia, trigésimo dia, um ano de falecimento ou Dia de Finados. Não pode ser substituído por outro canto.


Salmo Responsorial - Parte integrante da Liturgia da Palavra. Pode ser recitado ou cantado, revezando-se solo e povo, ou ao menos o refrão. Não pode ser substituído por um canto de meditação.


Entrada ou Acolhida da Bíblia - É cantado nos domingos de Setembro ou quando se pretende destacar a Palavra de Deus. É um costume herdado do Papa João XXIII nos anos 60.


Sequência - É um hino cristão cantado antes do Aleluia, e facultativo na maior parte do ano litúrgico. As sequências mais conhecidas são a de Páscoa, Pentecostes, Corpus Christi e Nossa Senhora das Dores.


Aclamação ao Evangelho - Deve conter a palavra Aleluia (louvor a Javé), que significa alegria, exceto na Quaresma, em virtude do tempo de contrição, no qual se canta um versículo ou verso de louvor a Deus. É um convite para ouvir, é o anúncio da Palavra de Deus que será proclamada. Deve ser curto, retirado do Lecionário e próprio do dia. Letra de ritmo vibrante, alegre, festivo e acolhedor.

ThiagoFernandestvcenter