Psicólogo vê risco de retrocesso para humanidade com vício em telas

preview_player
Показать описание
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso abusivo da internet aumentou drasticamente nos últimos 20 anos. Esse aumento veio associado a vários casos de consequências negativas para a saúde. Também a rolagem infinita, pensada para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, acabou, na opinião de muitos, se tornando um pesadelo por ser altamente viciante. O próprio inventor da timeline infinita, Aza Raskin, se arrependeu de sua criação e hoje afirma que “estamos colocando toda a humanidade no maior experimento psicológico já feito.“

Para entender melhor o assunto, a DW Brasil entrevistou o coordenador do Núcleo de Dependências Tecnológicas da USP, Dr. Cristiano Nabuco.

No hospital onde atende, Dr. Nabuco recebe adolescentes de todas as regiões do país que chegam a ficar conectados na Internet mais de 55 horas de forma ininterrupta. "Eles não se alimentam, não vão sequer ao banheiro“, conta.

Para o psicólogo que já publicou 15 livros sobre psicologia, saúde mental e uso abusivo de tecnologia, as redes sociais podem produzir, pela 1º vez na história da humanidade, a interrupção da consolidação do conhecimento.

#entrevistas #redessociais #rolageminfinita

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Estou há 8 meses sem Instagram (a rede que tomava mais tempo) e é incrível como passei a dormir melhor, a necessidade de tirar fotos de quaquer coisa foi embora e principalmente a necessidade de verificar o celular a cada 3min desapareceu! Isso é libertador! A sociedade está refém dos algoritmos e poucas pessoas tratam o assunto com a seriedade necessária!

douglera_
Автор

Sou bombeiro a 30 anos e uma coisa que tenho observado é o aumento de acidentes automobilisticos envolvendo motoristas que dirigem usando aplicativos de mensagem. Pessoas param no semáforo e começam a digitar - mesmo motociclistas -. Você vê pessoas com crianças soltas nos bancos da frente dos carros, digitando no celular. Pessoas que nos lugares mais improváveis capotam seus veículos. E, ao contrário do alcoolatra, o uso da rede social dirigindo não sai nos exames. O pior é que essas pessoas colocam em risco a vida de outras pessoas.

WarfareNoiseProject
Автор

A conta é simples: quanto maior o tempo de tela maior o lucro dessas empresas com anúncios! O preço é a saúde mental da população!

douglera_
Автор

Sou alcoolista, mas no ano 2017, comprei um casal de patos ( hoje tenho dezenas, todos filhotes dos primeiros) e comecei com exatamente13 mudas de hortaliças que eu trouxe de uma fazenda ( hoje tenho centenas) ; pra evitar ''o primeiro gole'' eu estava a beber cada vez mais facebook e isso é trocar um VÍCIO por outro ! Hoje, os patinhos e plantas dependem de mim SÓBRIO !Todos os dias . PS.: MORO SÓ E CRIO TUDO NUM QUINTAL EM PLENO CENTRO DA CIDADE.NÃO TENHO TEMPO PRA BARES, BRIGAS E CONVERSAS FÚTEIS ! POUCO A POUCO, ESTOU A ESCUTAR ÁUDIOS LIVROS DA LITERATURA CLÁSSICA...muito prazeroso .

marcelogoncalves
Автор

"Nós temos acesso à informação, mas a informação não se torna conhecimento", disse o médico Cristiano Nabuco sobre as consequências da "rolagem infinita".

Vejo isso diuturnamente. As pessoas têm uma enciclopédia nas mãos, e isso não significa nada, absolutamente nada. Continuamos presos no beco da ignorância, manipulados.

icsaguiar
Автор

Meu pai tem 54 anos, é tão viciado que não faz nada da vida, literalmente. Da hora que acorda a hora que vai dormir (passa da hora até) é com o celular na mão. É horrível conviver com isso. O detalhe é que ele não admite que é viciado (como qualquer viciado) e não gosta que ninguém fale. Eu vejo isso como uma doença.

alessandracarvalho
Автор

O Fato é: raras são as conversas. As vezes observo na minha família uma certa agonia para que terminemos logo o jantar, perdeu-se o diálogo e as perguntas que faziam-se alongar um assunto. Logo se descobre que cada um deles tinha um compromisso com a tela, com as redes sociais, com seus joguinhos e se eu tinha feito uma receita diferente ou exagerado um pouco mais no sal, eles nem percebem. Dizem que não podemos viver de passado, mas tínhamos bem melhor relação humana quando me lembro dele.

Chocante-
Автор

Me sinto feliz por ter notado isso ainda jovem. Ganhei meu primeiro celular com 15, tive crises sérias durante a pandemia e percebi que deveria me livrar desse vício aos 17-18.
Não tenho redes sociais ativas. É preciso um login por motivos óbvios (é indispensável hoje em dia!) mas 'visito' o Instagram a cada primavera kkk.
Se me perguntarem algum contato dou apenas número, e pronto. Vivam e curtam as relações cara a cara antes que seja tarde demais!

Dani-zqvv
Автор

"A tecnologia entra na vida de uma pessoa quando as relações humanas não ocupam o seu devido lugar!" ;)

personalju.
Автор

Eu sou idosa e viciada. Tenho uma amiga mais velha que é completamente viciada, principalmente em joguinhos.
Muito se fala nos jovens e só nos jovens mas os ADULTOS e muitos idosos também são viciados em internet !!!

marianoismann
Автор

Então... tive problemas neurais pelo excesso de uso a poucos meses, ainda estou tratando. Fui recomendado por especialista para deixar minhas redes sociais e aparelhos digitais por ao menos no mínimo 30 dias e me deu um medicamento para regular meus receptores neurais. Hoje só uso o youtube e regrado por no máximo 2 horas por dia. A vida voltou a fazer sentido pra mim em desenvolver novas habilidades.

deividgoisss
Автор

Daqui algumas décadas, nós vamos olhar para as redes sociais, igual olhamos para o cigarro hj em dia. Asco!

rodrigoroll
Автор

Às vezes, citar casos extremos, como o adolescente q passa 55h jogando, com o intuito de alertar acaba sendo um tiro pela culatra. As pessoas não se identificam e dizem "não sou assim, então não sou viciado", e segue negando q tem um problema.

alessandrasartori-nogueira
Автор

Resumindo: Antes de reclamar das merdinhas da internet que tiram o seu filho da vida real, não se esqueça de que foi você que colocou o esse produto nas mãos dele...

angelsrosena
Автор

Eu sinto isso diariamente com 23 anos, imagino os mais novos... Sinceramente da até medo de viver em um mundo comandado por gente da minha geração, vai ser como se faltasse qualquer figura paternal madura no meio desse despreparo mental pra colocar mais sensatez e racionalidade nas coisas, talvez esperem que a própria tecnologia realmente decida tudo por nós

catherinel
Автор

"Nós temos acesso a informação mas ela não se torna conhecimento"
Grande frase

analicemc
Автор

Parabéns!!! Até que enfim surgiu um Ser com coragem e sanidade mental para tocar nesse assunto grave q o Mundo ignora!!!

XPTO
Автор

E o pior é saber que NINGUÉM é responsabilizado, os donos de redes sociais ganham pela dependência psicológica das pessoas

vitormachado
Автор

Não são só os jovens adolescentes que estão sendo afetados e despreparados pro futuro, os millennials no geral, a galera entre 30 e 40 anos que viveu intensamente essa transição também já está engolida e perdida com essa realidade somado a gravidade das crises econômicas que vivemos no país. ..

MoisesAlmeida
Автор

Uma coisa q fico em choque é criança de 6 anos q não sabe escrever mas tem um celular próprio ligado a internet

Noobnobodyy