O Paradoxo da subjetividade

preview_player
Показать описание
Neste pensamento exponho minha visão sobre a subjetividade em relação à ciência. Faço uma comparação com os conhecimentos humanos em uma visão completamente filosófica e pessoal.

Música:
Heaven and Hell
de: Jeremy Blake

Imagem:

Image description:
Close up of mother and baby holding hands, slow motion.
Videvo Attribution License (Free)
Royalty-Free (Videvo Plus/Pro)

A metafísica A subjetividade segundo a Wikipédia:

Metafísica é uma das disciplinas fundamentais da filosofia. Os sistemas metafísicos, em sua forma clássica, tratam de problemas centrais da filosofia teórica: são tentativas de descrever os fundamentos, as condições, as leis, a estrutura básica, as causas ou princípios, bem como o sentido e a finalidade da realidade como um todo ou dos seres em geral.

Um ramo central da metafísica é a ontologia, a investigação sobre as categorias básicas do ser e como elas se relacionam umas com as outras. Outro ramo central da metafísica é a cosmologia, o estudo da totalidade de todos os fenômenos no universo.

Concretamente, isso significa que a metafísica clássica ocupa-se das "questões últimas" da filosofia, tais como: há um sentido último para a existência do mundo? A organização do mundo é necessariamente essa com que deparamos, ou seriam possíveis outros mundos? Existe um Deus? Se existe, como podemos conhecê-lo? Existe algo como um "espírito"? Há uma diferença fundamental entre mente e matéria? Os seres humanos são dotados de almas imortais? São dotados de livre-arbítrio? Tudo está em permanente mudança, ou há coisas e relações que, a despeito de todas as mudanças aparentes, permanecem sempre idênticas?

O que diferencia a metafísica das ciências particulares é que a metafísica considera o "inteiro" do ser enquanto as ciências particulares estudam apenas "partes" específicas do ser. A metafísica distingue-se das ciências particulares por conta do objeto a respeito do qual está preocupada, o ser total, e por ser uma investigação a priori. Por isso, a diferença entre os métodos da metafísica e das ciências particulares decorre da diferença entre os objetos estudados. Devemos lembrar-nos de que as categorias que valem para as partes não podem ser estendidas ao inteiro.

A subjetividade segundo a Wikipédia:

Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele "instala" a sua opinião ao que é dito (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações. A psicologia social utiliza frequentemente esse conceito de subjetividade e seus derivados como formação da subjetividade ou subjetivação. Etimologia: do latim subjectivus (subicere: “colocar sob” + jacere: “atirar, jogar, lançar”).

A subjetividade na psicologia foi conceituada a partir das inquietações do sujeito, de modo que pensadores foram levados a sintetizar a questão na contraposição entre características internas e externas. A Gestalt, teoria do fim do século XX, considera o comportamento humano como um todo possuidor de unidade, sendo uma das escolas que intensificou o interesse nos estudos do desenvolvimento da personalidade.

A subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano. Este mundo interno é composto por emoções, sentimentos e pensamentos.

Referências:

"O Iluminismo frente ao Romantismo no marco da subjetividade moderna" de G. Mayos (traduzido por Karine Salgado).
Figueiredo, L.C, Ética, saúde e as praticas alternativas
Dimensões da intersubjetividade/(organizadores) Nelson Coelho Junior, Pedro Salem, Pela Klautau;com textos de Alfredo Naffah Neto...[et al.].- São Paulo: Escuta/Fapesp, 2012
REALE, Giovanni. O Saber dos Antigos.São Paulo: Loyola, 2011. p. 57-58 Reale & Antiseri, 1990, p. 179.
Loux, M. 2006. pp. 2-3.
van Inwagen, 2010.
Loux, 2006, p. 5.
Loux, 2006, p. 6.
Loux, 2006, p. 7.
Loux, 2006, p. 8.
Blackburn, 2003, p. 62.
Plato, Parmenides. The Internet Classics Archive
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Boa noite querido, é muito atual somos assim em busca de respostas para tudo 🥰 você tem me fornecido muitas respostas, obrigada pela sua dedicação em seu lindo trabalho de arqueologia com a bíblia amoooo Deus continue abençoando você e sua família também bjos no coração 🥰como vc mesmo fala a bíblia não é só um livro religioso é história também 🙏🏽 shalom

everysantos
Автор

Que maravilhoso esse conteúdo .!!! Gratidão 🙏✨🙌😘

silvetepereiradasilva
Автор

Muito bons seus vídeos...em todos os sentidos... parabéns

cozinhasementeviva
Автор

Oi. Acabei de chegar ha dois dias. Já assisti uns 15 ou mais vídeos, e por enquanto esse, na minha opinião, está sendo o melhor deles. Parabéns pelo seu trabalho., estou adorando conhecer e aprender aqui com vc. Sempre, saúde, paz e luz. Beijos.

PetArtonline
Автор

Penso exatamente assim. Seu trabalho é muito inspirador. Gratidão infinita por compartilhar todas essas maravilhas!

restrelau
Автор

Boa noite querido, é verdade mesmo 🌷🌹

sirleidesantos
Автор

Não acredito que só conheci esse canal agora!

ricardoteixeira
Автор

É uma excelente reflexão, eu aprendi a buscar a felicidade na simplicidade das coisas, vivendo um dia de cada vez intensamente, de preferência junto a natureza.

shirleyalmeida
Автор

Lindo vídeo! !!
Nossa capacidade de amar pode aumentar com o decorrer de nossas vidas. ..assim criamos força e coragem de sermos apenas conscientes de nossos corações ...que podem experimentar as realidades criadas por nossas mentes na interpretação do universo. ..humildemente podemos ser contentes mesmo na realidade concreta de desilusões. Percebendo então outros aspectos a serem conhecidos. ..obrigada !

milenaandreamarchetti
Автор

Parabéns amigo não canso de assisti seus vídeos 💓

osalvadorreinaparasempre
Автор

Verdade Kadu, porém estamos aqui para justamente aprender, evoluir, entender, sim chegaremos lá após muitas e muitas oportunidades que nosso Pai Celestial nos dará.
Pois esse é o objetivo de Deus.
Ele nos criou todos iguais, simples, ignorante e inocentes, mas através dos milênios já evoluímos muito, mas ainda estamos engatinhando na evolução.
Veja, um trilhão de nossos anos...
Pra Deus insignificantemente pequeno esse espaço de tempo.

gersiogerminiani
Автор

A verdade absoluta está no CRIADOR pois é dele todo os mistérios da física quântica e todo mistérios da ciência está nele

aquaflatequestionadora
Автор

Excelente... parabéns pelo trabalho!! 🙏🙏🙏

jeanh.
Автор

fiquei emocionado com esse vídeo. Obrigado KaduMago, melhor coisa que aconteceu no Youtube, ou não aconteceu mas e a melhor

andremoura
Автор

O que a maioria não sabem, é que habitamos num mundo holograma, criado pelo o eterno, esse domo em que a matéria existe, é um mundo do crivo, onde nós humanos somos testados pelo criador diariamente, vencendo nossos diabos, que na realidade é o nosso ego, nessa estadia quem amar mais o próximo, e desapegar da matéria, o prêmio é a existência, saindo do mundo material para o imaterial, boas trevas frater.

lsraelex-orlandoribeito
Автор

A lei de Deus é perfeita, um descanso para a alma

marioaguas
Автор

Você menciona "cientistas e filósofos", mas não menciona aqueles que buscam no Criador que crêem existir, que muitas vezes e equivocadamente são chamados de "religiosos". Tenho uma maneira de pensar sobre o que você chama de "subjetividade", sendo ela, a meu ver, o conhecimento que não podemos obter senão por meio de revelações de quem o possui. Não fomos criados para sermos unicientes, fomos criados para adorar e todo homem adora alguma coisa, alguns adoram o dinheiro, outros o reconhecimento, outros a natureza, algumas mulheres adoram a beleza física e etc. Aqueles que adoram o Verbo conscientizam - se de que nunca obterão todo conhecimento, e isso não lhes incomodam. Parabéns pelo vídeo, você argumenta muito bem.

danilofelipe
Автор

À cima dos céus existe um Deus Poderoso, Único, Onipotente, Oniciente que fez todas as coisas. Um dia subiremos até lá ( os salvos serão arrebatados até o céu) e Deus nos revelará todos os segredos e mistérios.

rosangelatavaresg.decampos
Автор

Show, muito bom Carlos, na verdade nada é novo, tudo se repete como dizia Salomão, são ecos do passado, que ecoa na memória coletiva dos povos, abraço irmão.

lsraelex-orlandoribeito
Автор

Há coisas subjetivas, que tem pelo menos algum indicativo no mundo real, ditado pelo menos pela necessidade de que realmente devam existir, somente não sabemos explica-las, por enquanto, lembrando que a ciência não para, por exemplo, o conceito de energia escura, é totalmente subjetivo no momento, não sabemos o que é, como é ou como funciona e, logicamente, não a vemos, porém, é uma forte, ou pelo menos a melhor explicação logica que temos para a expansão do universo, muito embora possa não ser nada daquilo que pensamos. Diferente e subjetivas descartáveis, depende de voce, é claro, são coisas como deuses, sobrenatural, espíritos e outras do tipo, pois além da total falta de evidência, muito menos há a necessidade dessas coisas, que seja indicada por qualquer evento físico real nesse universo, senão por um conforto emocional pretendido pelas pessoas, sendo inclusive, que podem ser substituídas por qualquer outra coisa diferente, pode-se trocar deuses a vontade, pode-se acatar uma realidade virtual etc, e outros delírios imaginativos a gosto de cada um, portanto, deixando claro que se tratam somente de meros produtos de nossa imaginação, individual. Pode-se até argumentar que tudo começa ou passa por nossa imaginação, ou coisa do tipo Ok!, Porém, diferente de uma "energia escura" ou o que quer que seja realmente, que se mostra necessária, que um dia pode, ou melhor, se tornara real com nosso avanço no conhecimento, essas ilusões nunca passaram, não passam e nunca passarão de imaginação, são realmente coisas subjetivas, sem existência fora da mente, pois quando sua mente (seu corpo/sua consciência) se for, elas irão junto, a energia escura, seja lá o que for ficara ai. Não existe o que não podemos explicar de forma independente, como diz o autor, como se já existisse uma barreira definida, separando o que é natural do que é sobrenatural (seja lá o que signifique isso), pois sobrenatural, nada mais é que o natural ainda não explicado, por enquanto. Pode parecer vago, mas pense bem, meramente acatar que existe essa barreira, já é uma crença adotada de que existe algo depois dela, é claro, ou seja o tal sobrenatural e, como já devo ter deixado claro, se algo precisa da sua crença, é porque não existe de fato, também complemento que, coisas desnecessárias, que não interagem com nada nesse universo, que não refletem a luz, não trocam energia, não ocupam espaço, não tem massa, etc, como esses tais deuses e espíritos, são incompatíveis com esse mesmo universo físico.

fernandoc.dacruz