filmov
tv
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL | Resumo de História para o Enem
Показать описание
A Primeira Guerra Mundial foi o primeiro grande conflito que envolveu países de várias regiões, tornando-se global! Você sabe o que motivou a guerra? Quais os países envolvidos? Quem saiu vencedor do conflito? Quais foram as consequências? Vem que o professor Felipe explica tudo! :D
Descrição do vídeo:
00:00 a 00:26 - Apresentação do professor e vinheta de abertura.
00:27 a 00:52 - Quando se fala em primeira guerra mundial, é importante traçar um roteiro para organizá-lo. Nessa aula, dividiremos o conteúdo entre Antecedentes, Causas, O Conflito em Si e Consequências.
00:53 a 1:33 - Quando a gente fala do contexto antecedente à Guerra, estamos falando da Belle Époque. Havia uma crença do processo contínuo, no contexto da revolução industrial com avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Contrastando a esse ambiente de otimismo, temos também a Paz Armada: alianças vão sendo costuradas tramando um ambiente de guerra cada vez mais prevista.
1:34 a 4:05 - Então quais são as principais causas da guerra? O imperialismo e o nacionalismo. Quando falamos de disputas imperialistas, vale lembrar que a partilha da África teve capítulos importantes que deram privilégios para alguns países, como Inglaterra e França, enquanto países como Itália e Alemanha não. Mas o que interessava na África para esses países? Em meio a segunda revolução industrial, nós temos as principais potências europeias precisando de matéria prima, fontes de energia, mão de obra barata, mercado consumidor, etc. A África, a Ásia e a Oceania eram os grandes alvos dessas potências.
4:06 a 6:52 - Outra causa importante são as disputas nacionalistas. E aí nós temos três movimentos nacionalistas importantes: o Revanchismo Francês (que causa a Guerra Franco Prussiana, a qual a França perde e é humilhada pelo imperador alemão, o que mexe muito com o sentimento nacionalista francês), temos também a Questão Turca e a Questão Balcânica, com esta última sendo o estopim da guerra.
6:53 a 7:46 - Aos poucos, se constroem duas alianças. A Aliança Entente vai ter Rússia, Sérvia, Inglaterra e França. Do outro lado, temos a Tríplice Aliança com Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.
7:47 a 10:00 - A guerra se divide em duas fases. A fase inicial é uma guerra à moda antiga, é a chamada guerra de movimento, com a ideia de avançar e forçar a submissão. Contudo, a guerra acabou se estendendo por muito tempo e com inimigos distantes uns dos outros, o que tornou difícil manter uma guerra de movimento. Aí que surge a guerra de trincheiras: a ideia agora é atacar pontos estratégicos como portos, pontes, etc.
10:01 a 11:19 - Existia um país, de fora, que estava lucrando muito com a guerra até então: Estados Unidos. Exportando alimentos, produtos têxteis, artigos bélicos para Inglaterra e França, além de conceder empréstimos para esses países. Ou seja, se eles perdessem a guerra, os EUA teriam seus devedores derrotados e sob controle da Alemanha. Para evitar, os EUA entraram na guerra e definiram a vitória para a tríplice Entente.
11:20 a 13:18 - As consequências da guerra foram várias. Teve o Tratado de Versalhes, que impôs severas condições à Alemanha. Para cumprir esse tratado, é criada a Liga das Nações - porém os EUA não vai apoiar a Liga. Isso porque o presidente americano, Woodrow Wilson defendia uma "paz sem vencedores" nos chamados 14 pontos de Wilson. Podemos concluir então que a Liga das Nações não vai ter muito sucesso, e isso vai criar condições para a Alemanha voltar a criar políticas expansionistas nos anos 30, quando Hitler chega ao poder, sendo o ponto de partida para um novo conflito: a segunda guerra mundial.
13:19 a 14:10 - No contexto da primeira guerra mundial muitos homens vão para as frentes de batalha, ficando as mulheres com a função de chefe de família. Assim, as mulheres ganham uma articulação política cada vez maior, e uma das consequências disso é o movimento sufragista pelo direito de voto feminino.
14:11 a 15:12 - Outra consequência foi o movimento dadaísta, que tinha o objetivo de fazer uma "antiarte". Esses artistas concluíram que a guerra era oriunda da razão, então a ideia do movimento era ser irracional.
GOSTOU DO VÍDEO?
// Inscreva-se no canal
// Dá um joinha
// Deixe seu comentário
// Compartilhe com os amigos
REDES SOCIAIS
// FACE /cursoenemgratuito/
// INSTA @cursoenemgratuito
// TWITTER @enemgratuito
Комментарии