MARI SAAD PEDE DESCULPAS APÓS SER ACUSADA DE R4C!SM0 | Não Minta Pra Mim

preview_player
Показать описание
Neste vídeo, vamos analisar o pedido de desculpas da influenciadora Mariana Saad!

Dias atrás, aconteceu o lançamento da marca de maquiagem Mascavo, cuja fundadora é a influenciadora digital Mariana Saad. Após o lançamento da marca e a distribuição dos primeiros produtos, a internet reagiu com força, criticando tanto Mariana quanto a marca por não incluírem opções de maquiagem para pessoas negras. Diante dessas críticas, Mariana foi às redes sociais para se desculpar publicamente e expressar arrependimento pela forma como o lançamento foi conduzido.

Vamos explorar a Linguagem Silenciosa nesse esclarecimento da influenciadora Mariana Saad!

Assista à análise, participe da discussão nos comentários e, por favor, não minta para mim. Se mentir, eu descubro!

--

--

Participe da Jornada Não Minta Pra Mim e aprenda a enxergar além das palavras!

#naomintapramim #ricardoventura #igorperetto #linguagemcorporal #psicanalise #oratoria #linguagemsilenciosa
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Para ajudar o povo que tá com o tempo corrido pule a introdução toda para 13:44 ♥

bybrunalima
Автор

Nossa! Ricardo, este é o primeiro vídeo que acredito que merecia mais pesquisa e cuidado da sua parte. A Mari é do ramo há mais de 10 anos. Rica. Teve uma parceria de anos com uma grande companhia onde já teve tempo suficiente para pesquisas, pois fez parte de desenvolvimento de produtos. Decidiu empreender já tendo conhecimento e experiência no mercado e sobre tiragem de produtos. Se a marca tinha o objetivo de vender 1k para peles brancas e para pele negra (com pesquisa de mercado) entende que só vai vender 300 unidades, fazendo 300 unidades já estaria incluindo. Ela sabe do mercado, as colegas dela sabem, os investidores, as blogueiras pretas sabem (e estão aos montes fazendo vídeos sobre isso). Ela não fez pois não quis. Simples. Não adianta pedir desculpas e dar desculpas. Este não foi o primeiro vídeo. No primeiro ela fala que foi opção, agora mudou o discurso pois viu o impacto (sim, há pessoas de pele branca não condizentes com esta pataquada). O Brasil é um país com uma grande população de pele preta. Talvez não seja a população ao seu redor ou ao redor dela. Dê uma volta no nordeste e norte do país. Um produto caro, que vem pouco e sem relevância social. Com o apoio do público (financeiro e do marketing no boca a boca) que acham q isso é só mimimi, crescem marcas que testam em animais, excluem pessoas e utilizam de mão de obra pagando o mínimo possível.
Vamos nos atentar ao que consumimos, isso não é apenas sobre quantas calorias vem na barra de cereal. Sejamos profundos e humanos.

keillymonteiro
Автор

Uma marca coreana não oferecer produtos para pele preta e retinta é completamente aceitavel. Mas uma marca brasileira, que usa modelos negras nas propagandas e da a entender que os produtos vão atender essa população é no mínimo desonesto. As maquiagens não estavam atendendo peles morenas e negras e não apenas retintas. As fotos do site estavam escurecidas e o produto chegava bastante diferente. A marca dela não é de luxo, embora tente se vender como uma. Claro que não precisa cancelar, tacar hate ou chamar de racista, mas empresas precisam também ser cobradas por enganarem os consumidores. Infelizmente é sim decepcionante e também chato o fato dela apenas pedir desculpas pelos erros depois de influenciadoras internacionais se pronunciarem.

Ps: adoro o seu canal!

jaquelinecerqueira
Автор

Acho q o problema dela foi que ela vendeu isso, q a marca seria inclusiva representando a brasilidade. Ela mesma criou uma expectativa nas pessoas.

luziannecarvalho
Автор

Oii Ricardo, adoro seu conteúdo vejo todos seus vídeos. Mas só queria adicionar que ela não é uma iniciante, ela tinha uma parceria junto com outra marca que vendeu muuuuito, produtos que realmente vendia como água por anos. E sempre foi um feedback dos clientes a cartela de cor, então ela sabia sobre isso ou deveria saber pois realmente era falado sobre isso. Quando ela resolveu lançar a marca muita gente achou que ela resolveria esse problema que existia. Sobre o que já lançou não atende nem alguém da sua cor, por exemplo, pq são super clarinhas. Ela mostrou um produto (bronzer em pó) que nem mesmo aparece na pele dela.

gabicostam
Автор

Ricardo meu querido, eu entendi seu posicionamento. No entanto, não existe mais espaço para isso no mundo. Marca de maquiagem não pode ser exclusivista. Eu moro na Alemanha há 14 anos e nunca precisei ir a África pra comprar maquiagem. Chanel, Dior, Kiko Milano, Lancôme entre outras marcas oferecem cores retintas. Eu não sou retinta, mas compro para fazer contorno. Eu não quero polemizar só explicar que o mercado mundial mudou. E eu não sou binária, nem woke, nem de militância nenhuma. Mas justamente por não ser binária, consigo analisar criticamente sem levantar bandeira.. mas acho que a marca pecou . O que só prejudica a própria marca.😮

alinewalraven
Автор

Ricardo, meu querido, seu trabalho é admirável e exatamente por isso sugiro que em alguns casos vale a pena pesquisar melhor antes de comentar sobre. Acredito que pelos comentários que curtiu você tenha enxergado os motivos do porquê é problemático esse lançamento dela. Como negra odeio que me coloquem no papel de vítima, mas como mulher que gosto da minha feminilidade e de todo esse universo, é muito triste quando uma marca que tem o poder de me incluir nos seus produtos não o faz. Você entende que dizer que pessoas como eu, podem não ser o público alvo da marca APENAS pelo tom da pele é preocupante? Quer dizer que por esse motivo temos poder aquisitivo menor? que por ser de um valor superior pessoas mais retintas não conseguem consumir? Suas falas foram bem infelizes, e eu prefiro acreditar que foi apenas infeliz para que continue te admirando.

Marcelydepaiva
Автор

Sou maquiadora e consumidora de maquiagem ha 18 anos. Ela e um dos maiores nomes do mercado de beleza e nao e sua primeira marca. O publico BR e composto de 56% de negros e pardos. No mercado de beleza, a questão identitária eh muito forte. Hoje nao se fala de um mercado sem inclusão de todas as etnias, então ela ta destoando do mercado gritantemente. Voce pode entender de negócios, mas os negócios de moda e beleza são diferentes. Moda e maquiagem repercutem politica, sociedade. Nao eh so passar produto. E com as redes sociais o grande publico tem acesso ao conhecimento e as discussões desse naipe. A solução pra marca caso fosse um lance de grana poderia ser o estoque, mas a existência do tom, no caso, a inexistência, eh indesculpável. Nao eh bicho de 7 cabeças, qualquer pessoa com 1 dia de experiencia com maquiagem saberia que daria M

elysemelo
Автор

Sou admiradora do seu trabalho Ricardo! Sempre, sempreeee concordo com vc, mas pela primeira vez preciso descordar. Acompanho a Mariana Saad desde o YouTube, fui uma das milhares de consumidoras que aguardavam esse “lançamento” e ela era forte no Marketing, ela ficou anos com a Oceane, ela conhece muito bem o público dela. E houveram vários problemas, atraso no lançamento, uma marca brasileira dando nomes gringos, valores q não condiziam com embalagem e quantidade de produto, mas como sempre passam pano pra ela essas questões não ficaram tão evidentes até o lançamento! Com a bagagem q ela tem não ter ciência do impacto que teria não ter cores pra peles retintas foi absurdo. Na minha ignorância, ela falhou muito! Querendo criar um produto nacional, com embalagem nada com nada, mínimo de produto e com valor que colocando mais 10% compramos um produto importado de extrema qualidade e embalagem condizente com oq pagamos.

magdab.oliveira
Автор

Ricardo, venho de uma família que trabalha no mercado da estética a anos, e vou discordar do seu ponto de vista de negócio nesta análise.
Em primeiro lugar, uma empresa grande sabe que não é possível ganhar em todas as frentes e todos os produtos. Uma coisa seria uma marca pequena, que vai iniciar com um estoque pequeno não querer entrar em tons muito claros ou muito escuros porque precisa de rotatividade nas vendas, outra é uma pessoa que trabalha a tantos anos, já teve parceria e linha de maquiagem em outra marca falar que não fez isso porque não podia arcar com o prejuízo.
E do ponto de vista social e cultural: no Brasil, é muito mais comum ver pessoas negras sofrendo discriminação racial (ainda que velada) do que ver um branco passando pelo mesmo. A Mari Saad, sendo uma pessoa "marca", deveria saber disso e não arriscar um lançamento com limitação de tons para a população negra. Até porque se notaram que não haviam tons para peles retintas, é porque alguém entrou no site tentando comprar.

raissasantos
Автор

Ricardo seu trabalho é incrível!!
mas nesse vídeo faltou você pesquisar mais.

lurdesaraujo
Автор

Gosto muito do trabalho do Ricardo, mas claramente não tem conhecimento sobre o mercado de beleza e maquiagem. Não há mais espaço para esse tipo de erro da Mari Saad no mercado. Sugiro que vejam o que a Mari Maria falou sobre o assunto. A Mari Saad NÃO é iniciante e não tinha problemas de investimento. Foi uma escolha consciente. Não levanto a bandeira woke, nesse caso, não se trata disso!

leticiabatistam
Автор

o problema foi na narrativa !! Em dizer que seria algo pra mulher BRASILEIRA, o nome Mascavo que remete a cor marrom,
não precisa lançar tudo se a pessoa nao quiser e nao puder …
mas ficar divulgando coisas que nao ira cumprir esta equivocado.
ela sabe que mais de 50% das peles brasileiras sao do tom que ela nao fez !!!
entao pq fez ??? Pq ficou de lenga lenga sobre ser pra todas ????
essas blogueiras de maquiagem falam demais e fazem de menos e nao aprendem nem com erro delas nem com erro das outras !!!!

MarianaLacerda
Автор

Eu acho que a maioria das criticas que eu vi foi de cobrando nao uma gama de tons enorme mas mais bem distribuída.
O corretivo dela é translúcido e isso abre uma oportunidade para ter poucos tons mas que se adapte a pele.
Ela ja teve parceria com outras marcas e teve controle no processo criativo, não é principiante.
Na minha impressão, ela fez essa marca para o círculo de amigas dela e nao para o publico em geral.

andreiabonomi
Автор

A questão é que ela não é iniciante, antes dela ter a própria marca, tinha parceria com a oceane!

allinepereira
Автор

Primeiro ela lançou para os brancos. Depois ela vai pensar se vai fazer para peles negras, ou seja não foi profissional com exatidão, pois o Brasil é uma nação multicultural e multiétnica, com uma rica diversidade de grupos étnicos, cores de pele e culturas. Essa mistura é resultado de influências indígenas, africanas e europeias, entre outras. Isso se reflete na identidade nacional e nas tradições do país.. Faltou responsabilidade da parte dela e da equipe que trabalha com ela, faltou ética profissional. Espero de coração que ela saiba resolver esse problema é que seja rápido . Abraços a todos.

clauc.s
Автор

7:10 é exatamente isso as pessoas não entendem… tenho uma loja de roupas e as vezes surgem algumas pessoas reclamando sobre ter tamanhos maiores etc, todas as vezes que trago tamanhos maiores adivinha quais ficam fazendo aniversário no estoque? Kkkk não dá pra querer agradar todo mundo principalmente quando não se tem tanta verba (o que acredito não ser o caso da Mariana MAS digo do empresário num geral)

RafaelaSouza_ss
Автор

Gente, é só comprar da marca que tem... um saco isso, todo mundo se ofende por tudo!

veroniza
Автор

Tem coisas que a gente tem que deixar o vies político de lado ricardo. Eu gosto do seu conteudo, mas tem coisa que nao dá. Como é que ela (que nao e iniciante no ramo da maquiagem) exclui mais de 50% do publico dela? O que foi aquela palhaçada no site (onde as fotos mostravam que funcionava rm pele negra e quando o produto chega nao funciona)?

DaraNaiane
Автор

Sempre concordo com você, Ricardo! Pela primeira vez tive que discordar! A lógica da Coreia não fazer para pretos retintos não se aplica nesse caso, até porque a maior parte da população brasileira é negra e não branca... Seguindo essa lógica, teria que ter mais bases escuras do que claras. E claro, toda marca seleciona seu público (as vezes pelo valor, pela área de vendas, etc), mas selecionar pela cor? Continua sendo absurdo, e olha que eu odeio mimimi

CarolinyLS