Desvendando as perguntas do Processo Seletivo

preview_player
Показать описание
Quais são as perguntas mais frequentes no processo seletivo?
Fomos consultar Viviane Carmelingo, Consultora de Recursos Humanos da Companhia de Talentos sobre quais são as perguntas mais frequentes em um processo Seletivo? Confere aqui uma dica melhor que a outra.

1ª pergunta: O que te faz querer trabalhar em nossa empresa? O que devemos responder?
Segundo Viviane, um exemplo de resposta sobre o por quê que você gostaria de trabalhar nessa organização é falar um pouco sobre o seu estilo, então comentários sobre como você trabalha bem em equipe, sobre como você gosta de trabalhar com produtos inovadores, gosta de fazer coisas fora da rotina todos os dias, não gosta de trabalhar em um escritório tradicional. É preciso comentar que você pesquisou sobre a empresa, comentar que através desta pesquisa você acredita que irão proporcionar este ambiente e você conseguirá contribuir e agregar valor.

Enfatizar que você percebe que a empresa se encaixa no que você está buscando e que seu perfil se encaixa com da organização, permitindo autonomia, aprendizado e constante inovação, então tem a ver com seu perfil. Por isso você acredita que iria agregar nessa organização, este é um exemplo de resposta bacana para você utilizar no momento de um processo seletivo. Importante ressaltar que o entrevistador pode pedir exemplos de como você agregaria, pedindo pra você expor alguma situação positiva ou não de sua antiga experiência.

Esta é uma técnica de entrevista para entender o padrão de comportamento que você pode vir a ter, a chamada Entrevista por Competência que se baseia no seu comportamento passado, visto que repetimos nossas ações ao longo do tempo.

A segunda pergunta seria: Você pode falar sobre um projeto que tenha participado que teve um Resultado positivo para a empresa que trabalhava ou para você em caso de primeiro emprego?
Essa é uma pergunta recorrente em processo seletivo, porque o entrevistador quer conhecer um pouco mais de você no seu dia a dia e com pouco mais fatos e dados mesmo, então é para você saber mais prontamente nesta resposta é legal você fazer uma lista na sua casa, escrever mesmo, se preparar antes de chegar na entrevista.

Por exemplo, pensar no seu papel e relação em seus projetos atuais e nos projetos que você viveu em outras experiências, quais foram os resultados, como concretizou suas entregas. Isso também vale para quem está buscando o primeiro emprego, pensar nos projetos da Universidade, nos estágios, e nos seus projetos pessoais.

A próxima pergunta é uma clássica, que quase sempre o entrevistador acaba fazendo: onde você gostaria de estar daqui cinco anos e daqui 10 anos?
Saber onde quer chegar daqui 5 anos para alguém que está começando a carreira parece uma pergunta muito difícil, é tudo tão alterado hoje em dia, existem tantas possibilidades, é tão possível conhecer tantas coisas novas, mas essa é uma pergunta muito importante quando você está participando de um processo seletivo para uma organização.

Essa pergunta é feita por que existe um investimento por trás, então essas pessoas querem que você esteja lá com elas por um período da sua vida. Outro sentido é entender de fato, o que você planeja ou almeja a médio e longo prazo, até nos seus planos pessoais entender qual é o resultado financeiro que você espera ter da sua carreira, se você espera ter uma casa, uma família, entender se você tem um planejamento de vida, de viagens, se você pretende realizar intercâmbio, essas são algumas respostas que você precisa ter antes de chegar e trazer o seu planejamento de 5 a 10 anos.

A última pergunta é porque nós devemos contratar você? Essa pergunta é uma pergunta pegadinha, porque a gente tende a falar só sobre as nossas qualidades que a gente conhece, então em geral costumamos responder com – eu trabalho bem em equipe ou sou uma pessoa dedicada, sou uma pessoa engajada, fico trabalhando quantas horas precisar ficar, essas são informações importantes, que você precisa contar sobre você, mas o que que as empresas hoje em dia estão buscando cada vez mais é a sua capacidade de análise.
O quanto você é capaz de se sustentar pessoalmente respondendo, como você fala, sua postura e a sua energia de realização que você vai empregar para sua resposta serão fatores fundamentais para que o entrevistador opte contratar você.

Resumindo, você precisa se preparar para este momento, você se conhecer e saber o que aquela organização está buscando, qual o estilo dela, essa vai ser a resposta ideal para você conseguir ser bem sucedido numa entrevista de emprego.

O importante é você sempre ser sincero, ser honesto nas suas respostas, porque sempre existe alguma forma da gente investigar se aquilo que você está falando de fato é a realidade e são através dos exemplos concretos que a gente investiga isso, então seja sincero, direto e se prepare antes. Todo o processo seletivo merece uma preparação assim como uma prova, cada processo seletivo é um processo seletivo diferente.
Рекомендации по теме