Águas do Rio: Cobrança por Economia

preview_player
Показать описание
Águas do Rio: Cobrança por Economia

Nesse vídeo vamos falar sobre a cobrança da conta da água por economia, o que é, como ver na sua conta se esta pagando sua conta por economia e o que fazer.

Paulo Daniel D. Silva é advogado com mais de 31 anos de experiência na Defesa do Consumidor, tendo atuado em mais de 20.000 processos durante esse tempo.

#aguasdorio
#cedae
#prolagos
#RIO MAIS SANEAMENTO
#ÁGUAS DO BRASIL
#IGUÁ
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Paulo Daniel D. Silva é advogado com mais de 31 anos de experiência na Defesa do Consumidor, tendo atuado em mais de 20.000 processos durante esse tempo.

👉 Tire suas Dúvidas WhatsApp → (21) 96992-2020

paulodanieldsilva
Автор

Obrigado pela informação, graças aos seus esclarecimentos identifiquei que a AGUAS DO RIO começou a me cobrar por 2 economias ao invés de 1 como sempre vinha fazendo.

armandodoria
Автор

Se no terreno tem duas residências cobra por duas, 30 mil litros, se deixar como uma residência e no terreno são duas residências você tem 15mil litros .

leandropereira
Автор

Venho por meio desta pedir socorro minha irmã fez pedido de revisão do hidrômetro sou morador do bairro Jardim Leal em Duque de caxias nossas contas estão caríssimas estamos pagando quase 2000 reais o hidrômetro está muito acelerado prometeram que em 15 dias a empresa águas do RJ iria enviar técnicos para avaliar o nosso caso pelo amor de Deus a rua Viçosa bairro Jardim Leal precisa fazer uma revisão neste hidrômetro é inaceitável pagar valores absurdos só moram eu minha irmã e o meu sobrinho se puder enviar algum técnico na rua Viçosa 57 bairro Jardim Leal eu agradeço de preferência final de semana a reclamação foi feita na agência pela dona Sheila agora a água está caríssima e muito forte quebrando nossas torneiras descargas dos vasos sanitários e tubulações em geral pelo amor de Deus nos socorra obrigado

Michael-znho
Автор

Olá, tenho uma dúvida. moro em um prédio com 6 unidades, mas não tem um condomínio constituído, a tarifa vem o valor mínimo vezes 6, ou seja. 15m3 x 6 = faturado de 90m3. entretanto, no hidrômetro mensalmente não gastamos nem 30 m3, é legal essa cobrança? agradeço ajuda.

LaCurva-zm
Автор

Bom dia, Dr Paulo!

Resido em um imóvel, aonde no mesmo terreno, possui uma outra casa que através de um único hidrômetro, é dividido a conta d'água.
O consumo, nunca ultrapassa dos 12 m3 e a Águas do Rio, cobra pelo consumo mínimo e multiplica por 2.
Esta cobrança é legal?
Um outro detalhe, é que na fatura, não vêm especificado a forma de cálculo, por nenhum índice.

Agradeço se puder tirar esta minha dúvida.

Grato

sertrigo
Автор

Paulo uma duvida aqui e um condominio com 13 apartamentos mas um so hidrômetro na conta esta como Res 13 o consumo veio como apurado 93 mas esta multiplicando 13x15 dando 195 o faturado. Nesse caso pode ser solicutado tambem a mudança correto?

Desde ja agradeço

adalbertolopes
Автор

Boa tarde Dr. Paulo, moro num prédio de 3 andares, primeiro andar uma loja e os outros andares residencial onde eu msm moro, procurei e nao tive nenhuma informaçao a nao ser a tese 414 do stj que fala que é ilegal essa cobrança desse modo economia, porem eu me enquadro tbm ou por ser uma parte comercial e residencial eu realmente tenho que pagar por 2 economias? pois eu fui la na prolagos reclamar e mostrei a lei 414 para eles porem os meninos do atendimento falou que para eles la a lei é outra seria a 22872/96 pois essa lei é mais para condominios que sao residenciais !isso procede ou tem como eu entrar com uma açao contra eles? ME AJUDA por favor pois todo mes a conta esta 515.05 salgado! 143, 00residencial e 370, 50 comercial ! praticamente metade de um salario

thiagodias
Автор

Aqui o terreno é dividido, Águas do Rio jogou no meu contrato a loja da outra parte do terreno que não me pertence pois até o IPTU é separado. Como exigi devolução dis valores, eles me informaram que pode levar até 6 meses. Isso é juros, mais de 5 mil.

dagmarmima
Автор

É o meu caso, conferi minha conta conforme está no vídeo e realmente está sendo cobrada assim, pior que só tenho um imóvel, eles colocaram dois, fora outras irregularidades.

Dih
Автор

Gostaria de saber se é correto a autarquia que faz o abastecimento d'água do nosso município pode cobrar 08 tarifas mínimas dum local que foi construído como pensão (8x27, 65: 221, 20) e não incluir nenhum litro d'água neste valor (cobra isso, não inclui consumo mínimo como as fornecedoras de energia elétrica e aí ainda nos cobra o que foi medido no hidrômetro. Entendemos que pagar uma tarifa mínima (apesar que no local está tendo consumo muito mais elevado do que o mínima e aí não teria necessidade da tarifa mínima, pois assim fazem as fornecedoras de energia elétrica que nos creditam tantos kWz na tarfa mínima) + o consumo real do hidrômetro até é aceitável, pois alegam a disponibilidade de rede.

luceliaschirrmann
Автор

Boa tarde Dr, o STJ ia revisar o tema 414 quanto a forma de cobrança, o que está valendo por enquanto? Cobrar por economias quando se tem unico hidrometro ou pelo que é aferido?

robsonreis
Автор

Boa tarde DR Paulo, esse entendimento também serve para economias comerciais? Tenho 5 comércios que são abastecidos por um único hidrômetro, só que eles não consideram o que é aferido e sim multiplicam pelo número de economias, cobrando a conta exorbitante muito maior, já fiz a reclamação junto a empresa e eles falaram que tem respaldo para tal forma de cobrança pela AGENERSA, não seria enriquecimento ilícito da empresa?

robsonreis
Автор

Eu moro numa casa de aluguel onde não passo ao consumo de 10 metros cúbicos ( 2, 5, 6, m³) estão me cobrando em média 75 reais de reais, lembrando que já paguei até mais. Aqui a água de Joinville SC, entrei em contato com eles me falaram que está em modo economia por haver duas casas. Estou pagando dois fixos.

PauloSergio-qypc
Автор

Boa tarde Dr. Paulo. Moro num condomínio legal de 120 apartamentos onde a água é cobrada do condomínio e a administração faz um rateio para cada apartamento baseado na cota condominial. A CEDAE sempre emitiu a conta com 60 dias pra pagar, ou seja, a emitida dia 5/9 tinha vencimento em 5/11, o que dava tempo de cotizar, recolher o dinheiro para efetuar o pagamento. Agora a AGUAS DO RIO nos informou que a conta terá apenas 30 dias pra pagar, e num mês próximo teremos um mês com 2 contas vencendo juntas. Isso é legal ? A AGUAS DO RIO pode fazer isso ?

juanmarschall
Автор

Nesse caso essa lei é para qualquer Cidade e Estado do Brasil? Estou passando por essa situação.

PauloSergio-qypc
Автор

Por favor, tenho um imóvel que tem 4 unidades e as contas triplicaram depois que colocaram a cobrança por economia! Mas o titular da conta já é falecido há muitos anos, posso constestar a cobrança na agência mesmo não sendo titular? Só posso entrar com processo judicial se for o titular contra a cobrança por economia? Obrigado

kleberlima