filmov
tv
Formas de Reduzir Custos Operacionais nas Importações
Показать описание
Para começar, e sem perder tempo, devo pedir que você se inscreva em nosso canal para estar sempre bem informado sobre o Comércio Exterior, Tributação e Benefícios Fiscais!
Bom, algo muito comentado quando o assunto é importação é a questão dos custos, principalmente no que se refere aos tributos, bem como outros custos brutos, a exemplo dos custos operacionais.
Nesse caso, os custos da importação são conhecidos pelo consumidor final e pelos importadores que além de arcar com os custos operacionais, precisam ter cuidado com toda a operação.
Além disso, no Brasil, há uma burocracia para operações que causam grande lentidão nos processos e podem atrapalhar as importações. Por isso, toda atenção é essencial para evitar a ocorrência da infração aduaneira, que pode aumentar os custos das operações e prejudicar a sua empresa.
Em vista disso, antes de importar, é essencial que as empresas realizem um planejamento tributário e logístico, analisando os riscos prováveis e conhecerem as possibilidades de diminuir custos e superar questões burocráticas com a logística.
Planejar e entender como os custos da importação impactam o seu lucro e a formação dos preços das mercadorias é ideal para o sucesso da atividade.
Preparamos um artigo completo para você observar as etapas da operação de importação e conhecer todos os custos envolvidos, artigo esse que poderá ser acessado através do link que está na descrição desse video! Mas agora, vamos ver os principais custos e como podemos reduzi-los.
Para conquistar clientes cada vez mais exigentes, as empresas percebem a necessidade de apresentar um diferencial em seus produtos perante os dos concorrentes, seja no preço ou na qualidade.
Nem sempre o mercado nacional consegue suprir esse diferencial tão almejado, estando muitas vezes já saturado, por isso, os empreendedores buscam no mercado externo soluções para suas demandas, passando a utilizar a importação.
Por outro lado, dificilmente uma empresa tem compreensão sobre todos os custos que envolvem uma operação de importação, havendo certo desconhecimento por parte daqueles que importam, ocasionando em perdas de oportunidades de redução de custos.
A organização de custos pode fazer toda a diferença, dessa maneira, um planejamento financeiro da empresa será fundamental para garantir o desenvolvimento da empresa, mesmo diante de cenários com oscilações econômicas e incertezas de mercado.
Um dos primeiros custos com a operação diz respeito ao valor total do produto a ser importado. Esse valor serve como base para boa parte de outros cálculos de custos na importação.
Outros dispêndios são agregados sob o título de custos logísticos, que são despesas ligadas ao transporte, abrangendo também o planejamento, a implementação e armazenagem da mercadoria, desde o momento de embarque até a chegada no estabelecimento do importador, e inclui ainda os custos com movimentação interna.
Em razão disso, os custos logísticos compreendem principalmente os relacionados ao valor do frete internacional, que varia conforme o modal de transporte escolhido e a rota, como também depende do volume da carga, peso e outras características.
Até mesmo o tempo de entrega pode influenciar diretamente no valor a ser pago no frete internacional. Além do mais, pode-se ainda contratar um seguro internacional de cargas.
No caso do transporte marítimo, também podem vir a compor o valor do frete os serviços portuários de movimentação de cargas executados pelos operadores, como os de atracação, estiva, capatazia etc.
Estes se encaixam como custos logísticos, que são cobrados dos armadores em um valor único chamado box rate. Esse custo para o armador é repassado ao dono da carga compondo o valor total do frete na rubrica chamada Terminal Handling Charge – THC.
Ademais, há outros custos como os que envolvem as transações cambiais, que são custos com a moeda estrangeira a exemplo da contratação de câmbio e a variação cambial e custos operacionais.
Os custos operacionais em um processo de importação podem variar bastante a depender dos Incoterms, que são os Termos Internacionais de Comércio que determinam quem será responsável por arcar com os custos da operação.
Os impostos e as taxas que aparecem nas importações compõem os custos operacionais. Sendo os principais o IPI, II, ICMS, PIS, COFINS, Taxa da Marinha Mercante e a Taxa do SISCOMEX.
Deixe seu gostei, suas dúvidas nos comentários e não esqueça de se inscrever em nosso canal!
Acompanhe nossas redes sociais: