Novembro Azul: O Câncer de Próstata e a Saúde Mental

preview_player
Показать описание
#saudemental #novembroazul #cancerdeprostata A campanha de conscientização “Novembro Azul” sobre o câncer de próstata, nos convida a discutir amplamente sobre este assunto, inclusive sob a ótica da saúde mental.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros. É uma doença silenciosa, em que os sintomas só aparecem no estágio avançado, quando os tratamentos precisam ser mais agressivos e as chances de cura reduzidas. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante.

A comorbidade, entretanto, tem aspectos que vão além das questões físicas. Os tabus relacionados à masculinidade afetam diretamente a procura por exames que podem detectar a doença no seu estágio inicial.

Por outro lado, o medo da morte e a preocupação com a sexualidade, comuns quando o homem recebe o diagnóstico, podem afetar diretamente sua saúde mental. A desesperança, depressão e ansiedade são, nessas situações, causas frequentes do abandono do tratamento.

Não reconhecer suas próprias emoções, ou mesmo negá-las, interfere diretamente na saúde mental, e, quando relacionamos ao câncer de próstata, ela reflete na prevenção, no diagnóstico e no tratamento.

Infelizmente os homens têm maior dificuldade de expressar adequadamente seus sentimentos, tendem a querer resolver sozinhos suas dores, e demoram para buscar auxílio psicológico, mesmo diante de grande sofrimento. Quando somamos isto ao fato de que pessoas com câncer tem risco maior de 85% de cometerem suicídio, temos um cenário preocupante.

✅ A conscientização e as campanhas relacionadas ao “Novembro Azul” são de extrema importância para rastrear o risco de desenvolvimento dessas doenças secundárias em pacientes oncológicos. Dessa forma, conseguimos tempo hábil para encaminhar esses homens aos serviços de saúde mental e, consequentemente, aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Este post foi útil para você? Deixe o seu comentário!

Рекомендации по теме