filmov
tv
TAXA SELIC SUBIU PARA 6,25%! O QUE FAZER AGORA?
Показать описание
Um novo aumento da taxa Selic foi definido pelo Comitê de Política Monetária, que passou de 5,25% para 6,25% ao ano. Esse aumento já era esperado pelo mercado, pois a inflação segue subindo e há projeção de 8,25% para a Selic ao final de 2021.
Qual a importância da Taxa Selic? E quais são os impactos dessa alta da Selic nos seus investimentos?
A Selic é a taxa básica de juros da economia e um instrumento de controle da política monetária e das metas de inflação. Como o IPCA acumulado em 12 meses está em 9,68%, portanto muito acima da meta, enquanto a Selic estava em 5,25%, dizemos (no jargão de mercado) que o Banco Central está atrás da curva de juros. Dessa forma, o COPOM se viu obrigado a um novo aumento da taxa Selic visando controlar a inflação.
Em renda fixa, os títulos pós-fixados passam a ter uma rentabilidade maior. No entanto, nos títulos prefixados, embora a rentabilidade aumente, o cenário é mais incerto, pois ninguém pode ter absoluta certeza para onde vão inflação e taxa de juros em um médio ou longo prazo.
Investimentos em ações e fundos imobiliários, podem se tornar menos atrativos para muitos investidores, visto que a renda fixa (investimento mais seguro) passa a pagar uma boa rentabilidade, o que provocaria uma correção nesses ativos.
Por fim, mesmo com mais esse aumento da Selic, os juros reais (descontados do IPCA + IR – a depender do tipo de investimento) ainda estão negativos.
Caso queira compreender todas as consequências do aumento da Selic, não deixe de conferir o vídeo completo.
Deixe um comentário sobre o assunto desse vídeo ou alguma sugestão de conteúdo para os próximos vídeos.
Gostou do vídeo? Clique no Curtir, compartilhe com seus amigos e se inscreva gratuitamente no canal para não perder os próximos vídeos.
#investimentos #bolsadevalores #Selic #inflação #rendafixa #rendavariavel #BC #COPOM