O Que é Ciclotimia? Entenda as Diferenças com o Transtorno Bipolar

preview_player
Показать описание
Neste vídeo, você vai descobrir o que é a ciclotimia, um dos transtornos de humor mais subdiagnosticados e menos compreendidos. Veja como a ciclotimia se diferencia do transtorno bipolar e entenda seus impactos.

-----

Dr. Renato R. Silva (Médico Psiquiatra pela USP)
CRMMG 54.154/RQE 39.620

-----
AVISO LEGAL
As informações contidas neste vídeo não pretende substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento.
De acordo com o Código de Ética Médica, esse vídeo tem somente caráter educativo, assim como, não são divulgados endereços e telefones de consultório, clínica ou serviço de saúde.
Este vídeo foi produzido baseado na experiência do Dr. Renato Silva e em seu constante e apaixonado estudo das evidências científicas mais recentes.
Procure seu médico, em caso de dúvidas.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Meu transtorno bipolar é muito evidente, no período depressivo eu perco quase que completamente o senso de responsabilidade e consequência, já fui quase demitido por conta disso. Enquanto no período eufórico, eu planejo mudar de vida pelo menos 3x ao dia, com cronogramas, inscrições em cursos, e por ai vai, depois que passa, eu desisto das empolgacões, e sobre o prejuízo financeiro. O estabilizador de humor tem feito milagres no meu dia a dia. 🙌🏻

eudesmarqs
Автор

Só discordo que se percebe claramente. difícil achar alguém com você dr. O que tem de médicos psiquiatras péssimos... na consulta o paciente está mais informado do que eles(as). descobri por este canal a bipolaridade e comecei o tratamento correto. 👍🏻

AndreLuiz-gkmf
Автор

Esse médico não fala ele desenha❤ kkk gratidão.

franciscasousa
Автор

Meu marido é bipolar. Está tomando remédios desde o ano passado, porém há muita oscilação de humor. Pelo menos 1x por mês. Nesse momento ele está eufórico negativo, com ódio da vida, com ódio do nosso cachorro, com ódio de mim, querendo "fumar até morrer", mas não começou assim, antes ele estava deprimido. Ele ficou uns 3 ou 4 dias deprimido e agora ficou nervoso, irritado, desaforado. Insuportável. Sinceramente, eu não aguento mais. Sinto muito por ele, mas não sou obrigada a carregar essa cruz pelo resto da minha vida. Já fiz o que pude por ele, não posso jogar a minha vida no lixo por causa dele. Nao sou salvadora de ninguém. A mãe dele o abandonou na primeira oportunidade que teve, há muitos anos, uns 20 anos atrás. Infelizmente tive o azar de conhece-lo e, sem saber da doença, casar com ele. É muito triste. É um pesadelo. Ele não consegue se desenvolver como uma pessoa normal. Para ele tudo é difícil, tudo ele tem uma desculpa para não fazer ou não conseguir. Nem trabalhar não consegue. Até consegue, porque ele é inteligentissimo. É formado, pós graduado e Mestre. Um advogado excelente, contudo, não se desenvolve... não consegue. Parece que a mente dele é bloqueada. Não funciona. Não entendo. Se eu tivesse um currículo como o dele estaria trabalhando e muito! Mas ele não. O mercado de trabalho é difícil. Advogado não ganha dinheiro sendo honesto. Sempre tem uma justificativa absurda. Na verdade, isso já é parte da loucura que tem na cabeça dele. Enfim, antes que me julguem "ah, mas é se fosse contigo?" Bom, se fosse comigo eu faria o tratamento corretamente, coisa que ele não faz, eu procuraria uma forma de ganhar a vida sem depender de ninguém tampouco sendo um peso para o meu cônjuge. Porque é bem complicado para mim ter que sustentar um marido doente mental que é agressivo comigo. Então, eu teria noção, olha estou acabando com a vida do outro, preciso criar vergonha na cara e deixar essa pessoa viver. Se eu gosto dela, não quero acabar com a vida dela. Aceitar a doença é aprender a conviver com a doença. Diferente da atitude dele. Sempre tem razão. Eu falo pra não tomar energético ele toma 2 litros de energético em poucas horas, fuma maconha... bah... o cara gasta o meu dinheiro suado com cigarro e maconha e se eu falar alguma coisa vira briga dentro de casa. Não mereço isso. Mereço alguém melhor. Sinto muito, mas nem a mãe dele aguentou, não sou obrigada a jogar minha vida no lixo. Sem falar nas inúmeras agressões que já sofri ao longo desses anos. Enfim, que doença terrível.

gabrieledeoliva
Автор

Fui diagnosticado com TAB dois anos atrás, fiz o tratamento medicamentoso por um tempo, mas abandonei uns 7 meses atrás. Além disso, não promovi quase nenhuma mudança de hábito e não abandonei o álcool. O resultado foi desastroso pra mim! Quase precisei de uma nova internação psiquiátrica para estabilizar meu humor. Seus vídeos são ótimos e muito educativos. Obrigado por esse serviço!

vinyabner
Автор

Amei o vídeo, muito bem explicado.
Descobri que tenho ciclotimia há um ano e meio, assito os videos e aprendo muito sobre a bipolaridade e como mudar meu estilo de vida. Faz toda diferença!

Dr. Renato, continue compatilhando e nos esclarecendo.

Neste tempo de tratamento melhorei muito, estou mais estável, ainda tenho algumas oscilações, mas tenho conciência dos gatilhos e já consigo perceber as mudanças de humor ter novas atitudes.

A ciclotimia causa diversos prejuízos, ter informação sobre o assunto é um tesouro, ponto chave para entender como lidar.

Grata Dr. Renato.

julianaguerra
Автор

Tenho um paciente que é perceptível a Bipolaridade I...mas o diagnóstico é de Ciclotimia... Muito triste isso ... Parabéns doutor.

priscillaneuro_psicologa
Автор

Hoje pode ser um bom dia.Conhecimento Salva, obrigada Dr. Renato Silva

marly
Автор

Causa prejuizos mesmo..principalmente nos estudos, e na perda de peso..

amanhecercDeus
Автор

Bom dia Dr. Renato! Fiz terapia por algum tempo, porém nunca me disseram o tipo de bipolaridade, tomo o Lítio 300mg duas vezes por dia, quetiapina 100mg a noite e zolpidem 10mg também a noite, meu maior problema é a insônia, tenho desde a adolescência, meu ciclo biológico é totalmente trocado, sinto sono pelo o dia( embora não durma) e a noite fico totalmente desperte; durmo sempre a mesma hora 22:00 e acordo geralmente às 4:00hs ou 3:00hrs não tenho muito sono. Faço exercícios e me alimento bem. Às vezes fico bem elétrica ao ponto de que mesmo exausta não consigo desligar, em curto período fico deprimida, cansada, desolada .

mariadocarmosantos
Автор

sou bipolar. Minha mãe morreu de câncer. Meu irmão do meio se matou. Meu irmão mais velho está com câncer e na fila para um transplante de fígado. Meu pai é idoso, tem câncer, cardíaco, está com alzheimer e por conta de uma fisioterapeuta arrogante, ele quebrou a perna. Me sinto extremamente culpada por isso, pois estava junto com ele na sessão e não consegui proteger o meu pai da queda. O tratamento para bipolaridade não está segurando mais. Tomo 3 remédios diferentes para dormir, nas doses máximas, e não consigo pregar o olho. Ou eu pulo pela janela (como a minha vizinha do 7° andar fez ano passado), ou gasto o $$$ que não gastei ainda (sou a responsável pelas finanças da casa, sem ironia, sou mesmo. E gastei uma parcela enorme das nossas reservas no último episódio de fogão) com drogas ilícitas. Ou eu bebo. Optei pelo último, que é mais barato.

lllPaulalll
Автор

Explicação de fácil entendimento!! Gostei muito...

cheilamamede
Автор

Parabéns Dr Renato ❤
Obrigada pelos ensinamentos ❤

reginaceliagoncalvesmessia
Автор

O pai do meu filho não tem diagnóstico, mas eu acredito que ele seja bipolar. Meu filho, por sua vez, sempre teve alterações de humor bem consistentes (tenho outros filhos e ele é o único assim). O psiquiatra disse que ele tem ciclotimia. Tem apenas 9 anos. Faz tratamento.

mamativaeco
Автор

Minha mãe é bipolar... Então é muito forte deu ter ciclotimia.

maudeki_
Автор

Doença terrível meu filho foi diagnósticado com 15 anos ...tomou vários remédios..
Foi internado três vezes...
Toma lítio...olasapina ..clonazepam
É difícil tem dias que me manda pra quele lugar ..
Foi muito.agressivo.
O pai n quer saber
Me sinto sem forças

CintiaKarina-xn
Автор

vc que esta lendo esse comentário, NAO VC NAO É BIPOLAR, o dr nao fala no video por questões didáticas, pra ser bipolar autentico A BIPOLARIDADE TEM QUE CAUSAR PREJUÍZO NA VIDA, ao ponto de uma incapacidade parcial ou total
so pq vc acorda de mau humor porque esta num relacionamento ruim, ou esta numa crise financeira, nao te faz bipolar

novohorizon
Автор

Eu sou bipolar tipo 2 e tenho um filho de 15 anos que ocila de humor com frequência o psiquiatra diz que é TOD mais para quem convive não parece simplesmente só TOD ele além da irritabilidade e agressividade ele também tem desânimo tristeza insônia inquietação ansiedade e uma fobia social e compulsivo na alimentação e vários outros comportamentos diferentes de um adolescente normal

LuizaMorganadosSantosAraújo
Автор

Sim...A pessoa acha que tem o pavio curto e é visionário, mas na verdade ela tá tendo um comportamento maníaco...Mas a pessoa uma.hors entra na crise e descobre que é bipolar tipo 3

adonias
Автор

Quando a pessoa fica deprimida apenas na TPM podemos dizer que o diagnóstico seria ciclotimia ou seria apenas TDPM?

arlindapacheco