'Liszt e Itiberê' (Roma, 15/2/1875) (carta lida por Amaral Vieira)

preview_player
Показать описание

Carta de autoria não-especificada enviada ao Jornal do Commercio em 15/2/1875 e publicada provavelmente naquele mesmo mês. Esta carta foi reproduzida em diferentes jornais com o título "Liszt e Itiberé" em março e abril de 1875, e a imagem que utilizamos para este vídeo é proveniente da edição do jornal O Novo Mundo publicada em 23/4/1875, disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
Esta carta é de imenso valor histórico para o piano brasileiro, pois relata 3 encontros entre Franz Liszt e o compositor paranaense Brasílio Itiberê da Cunha.

Obs. As pequenas discrepâncias entre a leitura e o texto são decorrentes das diferentes versões existentes deste texto, publicados nos jornais da época.

Liszt e Itiberé
Roma, 15/2/1875

Leitura da carta: Amaral Vieira
Edição das imagens e do vídeo: Douglas Passoni de Oliveira
Revisão e curadoria: Alexandre Dias

O Instituto Piano Brasileiro existe exclusivamente através das contribuições de nossos assinantes. Considere tornar-se assinante do IPB com qualquer valor mensal. Você receberá todo mês por e-mail um álbum em pdf com 10 partituras raras brasileiras cuidadosamente escolhidas de nosso acervo, abrangendo vários gêneros e níveis de dificuldade diferentes. Além disso, você estará nos ajudando a ampliar a divulgação de conteúdos online trazendo à tona a riqueza do piano brasileiro.

Комментарии
Автор

Que preciosidade! Parabéns IPB! Parabéns, querido José Carlos!

Автор

Incrível!!! Muito bom saber disso! Parabéns IPB. Obrigado por compartilhar conosco.

BrendonRodrigues
Автор

que honra ter acesso a tão raro registro! esplêndido!

eduardorabelo
Автор

Jamais imaginei que o Liszt já tinha se encontrado com um compositor brasileiro.

Aislanzito
Автор

Está nos periódicos da biblioteca nacional?

lfrn
Автор

Quanto ao Noturno estar na relação de obras ouvidas por Liszt, seria aquele lindo que Anna Cândida gravou, totalmente Nazarethiano? Difícil saber, né? Salvo engano, Brasílio tem outro Noturno também.

helioamaral
Автор

Licença... qual a composição destinada ao Imperador?

carteiro