Airá | Ayrá | Aará - Orixá dos Raios, dos Trovões e Ventos

preview_player
Показать описание
*A Importância e as Controvérsias do Culto a Airá*
No universo das religiões afro-brasileiras, especialmente o Candomblé, o culto a Airá é um tema que suscita muitas discussões. Será Airá uma divindade independente ou uma qualidade de Xangô? Vamos explorar as origens, as controvérsias e a importância dessa figura no contexto religioso e cultural.

*Origem e Significado de Airá*
O culto de Airá remonta à região de Savé, no Benim, fugindo da percepção comum de que todos os cultos de orixás estão estritamente ligados à Nigéria. A etnologia revela que os territórios yorubás se estendem além das fronteiras nigerianas, incorporando áreas do Benim e outros países. Segundo Pierre Verger, um dos principais pesquisadores sobre o tema, Airá é considerado o irmão mais velho de Xangô e é reverenciado em Savé como Airá Bonan.

*A Relação com Xangô*
Há uma controvérsia significativa sobre se Airá deve ser visto como um caminho ou uma qualidade de Xangô. Em algumas tradições, Airá é cultuado como uma divindade distinta, enquanto em outras, ele é considerado uma manifestação de Xangô. No Candomblé, essa dualidade é comum, e muitas vezes, as divindades são agrupadas e celebradas em cultos conjuntos.

*Características e Simbolismos de Airá*
Airá é frequentemente associado a características de paz e diplomacia, contrastando com o temperamento mais tempestuoso de Xangô. Simbolicamente, Airá está ligado ao raio e ao relâmpago, e também à ventania e tempestades que trazem a chuva. Seus adeptos usam pulseiras de metal, que são elementos do culto de Oxalá, reforçando a conexão entre essas divindades.

*Distinções no Candomblé*
No Candomblé, Airá é representado pelo oxê, semelhante ao de Xangô, mas geralmente de prata ou com formato de chifre de carneiro. Sua vestimenta inclui as cores branco, vermelho e azul, diferenciando-se dos colares intercalados de branco e vermelho de Xangô. Airá é visto como mais calmo e pacífico, agindo muitas vezes como mediador entre os orixás.

*O Culto de Airá: Uma Invenção Brasileira?*
Há quem acredite que o culto de Airá é uma invenção brasileira. No entanto, a pesquisa e os relatos históricos indicam que essa visão é simplista. O fato de um culto não ser amplamente reconhecido em certas regiões da África não invalida sua existência. Guerras, escravização e migrações forçadas podem ter levado cultos específicos para o Brasil, onde se desenvolveram e se preservaram de formas únicas.

*Conclusão*
A discussão sobre Airá ser ou não uma qualidade de Xangô ou uma divindade separada é complexa e multifacetada. Tanto as tradições que o agrupam com Xangô quanto aquelas que o tratam como um orixá independente estão corretas dentro de seus contextos litúrgicos e culturais. A riqueza do Candomblé e das religiões afro-brasileiras reside justamente nessa diversidade de interpretações e práticas.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
* *Consultas & Contatos*

* *NOSSAS REDES*
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

#Airá #Aira #Ayra #Aara #OrisaAira #OrisaAara #Candomblé #TomOloore #HistoriandoAxé
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu sou de Ayra e não sou nada calmo.
Sou bem da pá virada. O famoso “ mato chorando”. Nem bori da muito jeito. E quem sofre? Sou eu! 😢

Vianaroo
Автор

Que aula. Sou filho de Ayrá. Adorei a explicação. Isso explica o porquê eu estou tão conectado a tempestade e relâmpagos. Muita gratidão.

rodrigotrotte
Автор

Povo diz que quem usa branco é da paz, antes de conhecer a gente que filho de Ayrá. Carminha de Avenida Brasil, mesmo sendo uma personagem fictícia, ela é um grande exemplo, pois usa branco e é extremamente estressada 😂😂😂😂. Eu até me identifico 😂😂😂😂

yurisilva
Автор

A benção bàbá!
Ontem vi uma guerra nas redes sociais sobre Ayrá e Jagun serem ou não orixás funfuns ou orixás axô funfun. Inclusive vi gente afirmando que Jagun é uma qualidade de Oxalá.

gueooliveira
Автор

Cirúrgico!!! Sem palavras. . . Que video, que maneira de abordar a divindade me da felicidade quando eu vejo algo assim de tao bom gosto. 🤍❤️🤍

kevinreis
Автор

Coincidência ou não, assisti no Youtube sobre esse tema, e um babalawô conhecidíssimo explicou a visão dele sobre o assunto. Conheço e sigo este babalawô que tem canal no YouTube, por razões óbvias não citarei o nome, é um profundo conhecedor e praticante da RTY, e muuuuito ético, pois quando ele se refere a algum tema, sempre tem o cuidado e o respeito de dizer: essa é a forma como aprendi em terras de língua yorubá. Não tenho a intenção de dizer que a forma como conhecem ou cultuam determinado orişá aquí no Brasil, está certo ou errado é apenas meu relato de como minha família cultua orişá em terras de língua yorubá. Assim diz o babalawô.

OsmarPiresdeAguiar
Автор

Eu vi um vídeo decepcionante da opinião/conhecimento do Babá Zarcel (RTY) sobre Aiyrá e Obara Meji afirmando como ele diz "com todo respeito" que "isso não existe/não procede".
Bem, já encontrei diversos itans (Itan Ifa) sobre Aiyra, um que gosto muito que se passa no Odu Odi Meji fala sobre a necessidade de utilizar-se de sua voz para defender de seus inimigos e essa foi uma recomendação do oráculo de Ifá pra ele.
Vejo essa características nos filhos de Aiyrá, pois eles tem essa tendência de engolir sapo e depois explodir.
Fora que, um dos primeiros terreiros do Brasil teve como patrono Aiyrá Intile (Candomblé da Barroquinha).
Conheci uma senhora (já falecida), chamada Antonietta Duro Bernardo que foi iniciada para Aiyrá Mode e a gente foi muito amigo no Orkut. Lembro-me que desenhei Aiyra Mode pra ela e ela ficou toda emocionada porque ninguém havia desenhado um Aiyra da forma que ela estava habituada a ver.
Eu já havia pesquisado a respeito de Aiyrá e fiquei feliz com as informações que o sr. me passou, pois meio que procedem.
Novamente obrigada pelo vídeo!

minhaw
Автор

No meu axe, fala-se que ayra é o verdadeiro dono da chave de Oyo, dizem os mais velhos, que Aiyra era um rei que por muito tempo agiu com tirania, mas ele nem sempre foi assim, aí um dia, Sango chegou na cidade onde ele era rei, que nessa época, era normal quando a cidade era invadida, matarem ou fazerem os Reis daquela cidade invadida virarem servos do novo rei, que aconteceu isso Com aiyra, ele foi destronado e teve seus assentamentos todos quebrados para que dê certa forma, se tornasse esquecido pq na época era de custume fazer isso, mas ele como servo, voltou a ser aquela pessoa humilde e simples, e caiu na graças de Sango, quando aconteceu o fato de Osala ter sido preso e solto anos depois, ele acompanhou Osala a mando de Sango, voltando a ser lembrado novamente, que seu culto passou por outros lugares como ketu e save. Não sei se é verdade, mas meus mais velhos contavam isso e eu adorava ouvir.

GlauciaSantos-hx
Автор

Excelente vídeo, Bàbá Tom! Essa busca pelas raízes históricas nos ajuda a compreender tanto o passado quanto o presente. Sua bênção!
(Luiz Felipe Stevanim)

AldeiadeLuz
Автор

TAMBOR DE MINA EM BELEM DO PARA TEM ESTE CULTO

ranulfofcj
Автор

Mukuiu a bênção meu velho, no jogo da minha mãe deu que sou de ayrá, ainda não sabemos a qualidade, nas outras casas que passei sempre me deram como ogum e toda vez que fui agradar ogum fui demitido dos empregos, agora vamos focar em arrumar a casa e dar a Ayrá a sua devida atenção. Como podemos saber qual Ayrá regê o nosso orí???

fabiomatos
Автор

O senhor fez um video sobre Ossain, eu queria saber mais sobre Agué procuro e procuro e nao acho nada e eu sou de agué.

caiominutti
Автор

No meu jogo saiu que meu pai é jango ayra

andressaramos
Автор

Ayra é o verdadeiro dono do fogo? Aprendi que Ayra é a parte azul do fogo...

caiocesar
Автор

O senhor podia fazer um vídeo do mesmo estilo sobre Oxaguian se é um orixá ou qualidade de Oxalá

thaylorluiz
Автор

Excelente. Sou filho desse Orixá e não há nada claro sobre

wagnerd
Автор

Bom dia, pai
Gostaria de saber mais sobre o culto de catiços (exu, caboclo, etc) dentro da roça do candomblé

eflkwig
Автор

Motumbá Babá, boa tarde
Parabéns pelo vídeo, boa explicação

alexandrexavier
Автор

Cara tava esperando desse video a muito tempo, a bençao pai.

joaoricardoribeiro
Автор

A benção babá. Assisti alguns vídeos seus e esse me surgiu uma dúvida em algumas leituras que fiz. Ayra no Brasil, até pouco tempo, era em 99% das casas, uma qualidade de Sango. Usava-se pilão para ambos.

Na sua visão, Ayra usa pilão?? Ainda há quem diga que a qualidade que acompanha Oxaguiã usaria. Outros dizem que o pilão não deve ter duas bocas abertas. Enfim, gostaria da sua opinião própria.

Abraços e parabéns pelo conhecimento.

ricardocampagnhola
visit shbcf.ru