Uma história curiosa de um padre do Mosteiro de São Bento-João Pessoa PB

preview_player
Показать описание
O Mosteiro de São Bento, localizado no centro histórico da cidade brasileira de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, é um conjunto em estilo barroco, construído pelos monges Beneditinos, formado pelo mosteiro e a igreja, considerado um dos mais importantes do Brasil. A construção do mosteiro data do século XVII, e da igreja, do século XVIII, sendo esta tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 10 de janeiro de 1957. Em 1995 o conjunto foi restaurado e atualmente no seu interior se realizam concertos de música e missas cantadas.

Numa das primeiras iconografias da cidade, denominada ‘Capitania da Paraiba a 6 graos a sul da Equinothial 1609’ e inserida no documento “Relação das praças fortes e coisas de importância que Sua Majestade tem na costa do Brasil”, Diogo de Campos Moreno relata a construção do mosteiro de São Bento na então cidade de Philipeia:

“Nessa povoação, a que chamam cidade, há três mosteiros, com seus frades, a saber, um de São Francisco, que bastava, mui bem acabado e capaz de muitos religiosos, um do Carmo, que se vai fazendo, e um de São Bento que se fabrica e uma Casa da Misericórdia mui bem lavrada e a Sé mais pobre que todas, porque não é particular (Ministério do Reino, Colecção de plantas, mapas e outros documentos iconográficos, doc. 68, Torre do Tombo, Referência PT/TT/MR/1/68).”

O complexo formado pela igreja e pelo mosteiro foi construído sob invocação de Nossa Senhora do Monte Serrat. A obra do templo atual teve início em 1721. Já a primitiva Igreja de São Bento foi construída quando da chegada dos beneditinos em João Pessoa, quando ainda era a Capitania Real da Paraíba, por volta de 1585.[1] Foi um dos primeiros e principais locais para cultos religiosos estabelecidos em João Pessoa. E, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba, este conjunto se encontra entre os monumentos mais importantes do país, no seu estilo e de sua época.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Parabéns pela narrativa sempre tive vontade de conhecer essa igreja uma arquitetura ímpar muito linda 👍🙏👏🏻🙌🙏

patricianadja
Автор

O trabalho de vocês é show parabéns A Paraíba tem que valorizar mais sua história.que é muito linda.

CesarAtaide-de
Автор

É um trabalho exemplar esse de resgatar parte da história da Paraiba, pena não ser valorizado pelo poder público que não cuida de muitos desses monumentos

jacmsz
Автор

Saudações, minha querida. Que vídeo maravilhoso. É muito linda a igreja e também é muito interessante a história do padre Antônio e sua amante. Um abraço do Professor Ricardo Barros de Juripiranga PB.

ricardobarros
Автор

Que bom amo essas histórias belo vídeo parabéns pelo trabalho maravilhoso 🥰

celiamendesdebrito
Автор

Parabéns! Rever o passado é valorizar o presente!

Iramar
Автор

Parabéns aos paraibanos pelos grandiosos monumentos históricos.

NilsonTavaresnunesTavare-liuu
Автор

Belíssima história, como sempre vocês arrasaram!

emmanuelmorais
Автор

Encontrei por acaso este canal. Amei!

Zenaide
Автор

VIDEO MARAVILHOSO. PARABENS PELO TRABALHO

arlancosta
Автор

muito bom o vídeo, excelente conteúdo

PORAIPELOSERTÃOJAIRSOM
Автор

Antigamente as construções eram mais seguras, hoje com toda tecnologias, não se compara Com atual

franciscoteixeira
Автор

Amei o vídeo, fiquei curioso pra saber o título do livro de Adauto Ramos.

nildopereira
Автор

E onde estão os monjes desse mosteiro ?

AnaMaria-yrms
Автор

Boa noite.Não existe a possibilidade de restaurar este Mosteiro.Na cidade do Salvador, tem mais de 365 igrejas.E todas estão preservadas.Vou citar:A Catedral da Sé, a Igreja de São Francisco as duas na mesma praça.Um delas revestida de ouro.Lembrança do Período colonial.E muitas outras.

nidialicia
Автор

O mosteiro de são Bento é a mesma igreja do Carmo?

NilsonTavaresnunesTavare-liuu
Автор

Como era que um padre em 1800. Cosegue manter um caso e cuntinuar ser padre? E a inda forma uma família ? Isso seria um escandolo hoje! Imagina nos século 19? Que estranho isso!
O povo acredita em qualquer merda. Tirando isso. Parabéns ao trabalho lmagens lindas...

carlosfg
Автор

Existe pessoas capazes de monilizar empresários e pessoas capazes de fazer bingos e o dinheiro arrecadado para investir nestas igrejas que é patrimônio da cidade.
É preciso preservar o patrimônio hostórico.
Mobilizem governador ex governador, deputados e senadores e até a.população.Cada.um dá sua contribuíção.Preservem passado.Lembrem dos antepassados que colaboraram para deixar verdadeiras obras de Arte ouçam as vozes da Ruas.
Na cidade do Salvador tem 365 igrejas católicas todas preservadas...
Protejam.Patrimônio historico.dos seus Estados .Imaginem os investimentos que fizeram em tempos passados.Se empenhem para preservar o.Patrimônio Histórico.😂😂😂

nidialicia