Como Nossos Pais - Elis Regina/Belchior - Comercial - Regis Tadeu A.L. #5

preview_player
Показать описание
Qual a análise, explicação, interpretação do sentido, do significado da letra da música Como Nossos Pais escrita por Belchior e interpretada brilhantemente por Elis Regina.

Preciso da sua ajuda para o canal crescer !
Por favor, caso tenha gostado do vídeo, me ajude dando like e compartilhando!
Twitter: @PensandoNissoYT
Tem alguma sugestão para os próximos episódios? Quer a Analise da musica que você ama? Deixe seu comentário aqui em baixo!Terei o maior prazer de olhar!
Musica de Belchior

A música "Como nossos pais" foi divulgada em 1976, no álbum "Falso Brilhante", de Elis Regina e os 82 versos são de uma grandiosidade de sentido e sentimentos incomparáveis. Quando foi escrita, a política brasileira encontrava-se no período da Ditadura Militar, que pode ser definida como uma época do governo brasileiro em que o país era comandado pelos militares. O golpe militar de 1964 marca o início da ditadura e o término se dá em 1985, com a campanha pelas eleições diretas. O período é marcado pela censura, falta de democracia, supressão dos direitos constitucionais, perseguição política e repressão aos que eram contrários ao regime, portanto, é possível perceber que este momento trazia não só consequências políticas, como econômicas, sociais e culturais. Os profissionais da música e da literatura se muniam de suas artes para poder reivindicar seus direitos, além de manifestar sua opinião repleta de revolta pela situação do país.
Ao analisar a letra da música, percebe-se, no início, que o eu-lírico apresenta um tom professoral, ou seja, quer ensinar às outras pessoas sobre a vida a partir de experiências próprias, a partir do que realmente viveu. Pode-se pensar que "aquele que vai aprender" seja o filho do eu-lírico. Nos versos "Por isso cuidado, meu bem/ Há perigo na esquina" a preocupação maternal/paternal se faz presente. O eu-lírico parece concluir que, apesar das mudanças no mundo, os jovens se mantém como seus pais, como demonstrado nos versos "Minha dor é perceber / Que apesar de termos / Feito tudo o que fizemos / Ainda somos os mesmos / E vivemos / Como os nossos pais...". A partir daqui, estabelecem-se duas formas de pensamento: a primeira é a de que o eu-lírico quer sugerir que as mudanças não foram significativas e que os jovens não são mais os rebeldes que desejam ver o mundo de outra maneira, como pregava o Rock'N Roll dos anos 50 e a segunda é de que nos tempos da ditadura, o sistema repressivo desejava que os jovens se acomodassem, da mesma forma que seus pais. O eu-lírico, então, afirma que apesar dos esforços, o modo de viver é como o dos pais.
O eu-lírico, no final da canção, parece refletir sobre a sua relação com os próprios pais, mostrando sua admiração e reconhecendo que ele só é o que é pelo esforço dos pais, como demonstrado nos versos "Hoje eu sei / Que quem me deu a idéia / De uma nova consciência / E juventude / Tá em casa / Guardado por Deus / Contando vil metal..."
Partindo do ponto de vista da ditadura, a crítica feita ao regime se faz presente nos versos "Eles venceram e o sinal / Está fechado prá nós / Que somos jovens...", demonstrando que neste período o jovem, principalmente, não tinha liberdade de expressão. Pode-se pensar, também, que a música não faz referência somente à ditadura militar, mas a todo tipo de ditadura presente no mundo, todo tipo de imposição feita pela sociedade, governo ou qualquer outra instituição. Nos versos "Para abraçar seu irmão / E beijar sua menina na rua / É que se fez o seu braço, / O seu lábio e a sua voz..." o autor se revolta quanto às proibições afirmando que para se abraçar é que o braço foi feito, da mesma forma que para se beijar o lábio existe.
Em toda a canção é possível perceber um tom positivista, que tenta romper com o conservadorismo da época. O positivismo sugere um novo mundo com novos pensamentos e ideologias e é esta a idéia da canção.
A interpretação da Elis Regina traz um novo sentido à música, afinal, os versos "Nossos ídolos / Ainda são os mesmos" remetem à própria intérprete, que até os dias de hoje faz muito sucesso e é um dos ícones do nosso cancioneiro popular, apesar de ter morrido.
tags:significado da musica como nossos pais, elis regina,letra como nossos pais,significado da letra,interpretação da letra,elis regina, como analisar uma musica, como interpretar uma musica.
Комментарии
Автор

Me rendi... (Pergunto-me por onde andei, antes de encontrar esse canal ímpar). Repertório e explicação do significado cheio de sapiência e tranquilidade, outra vez, as devidas congratulações mais que merecidas...

Rayruh
Автор

Você está errado nessa parte:

"Hoje eu sei 
Que quem me deu a idéia 
De uma nova consciência 
E juventude 
Tá em casa 
Guardado por Deus 
Contando vil metal..."

Não é "ouvindo vil metal"...

Contando vil metais é referente ao ídolos estão em casa protegidos e se preocupando com dinheiro (vil metal), meio que corrompido. E quem deu uma nova ideia de consciência e juventude não é os pais, eles nem tem poder para isso, são os ídolos antigos.

SrCaioRangell
Автор

"Viver é melhor que sonhar" é a frase mais especial dessa música, pois resume todo o sentimento do Belchior ao escrever. Adorei o video, bjs :)

bonadioaline
Автор

Emocionante a sua explicação, lindo. Obrigado pela sensibilidade.

eder_narciso.m
Автор

Gosto muito do canal, mas essa música de fundo dificulta um pouco.

irvingmaynard
Автор

2020 e essa música continua tão atual.

evertonmendes
Автор

Corrigindo essa música é de autoria de Belchior e foi lançada no álbum alucinação, mais foi na voz de Eliz Regina que a música fez mais sucesso, a música foi regrada no mesmo ano .

marcussilva
Автор

QUE LINDO VC VALORIZAR AS PESSOAS, VC TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS, , , , ♥ OBRIGADO, , , ,

luasol
Автор

Minha gratidão dende a Espagna, me disculpa, meu portungol, eu sinto uma grande emoção ouvindo esta música .

manijero
Автор

Essa canção não tem nada a ver com política ou ditadura!!! Esse rótulo foi criado ao longo do tempo, devido a época em que foi escrita e satisfazer e padronizar interesses intelectuais . É uma canção romântica, que fala de um cara que deixou o grande a amor de sua vida em buscas de novas experiências em outra cidade, não querendo viver com os seus pais (como nossos pais = os pais dele e dela). Tudo isso causou grande dor no autor, memórias de tempos atrás, mas com a possibilidade de um reencontro tempos depois, porém não concluindo a resposta para esse amor e nem um ponto final no que ambos sentiam um pelo outro!!!

valdemaroelke
Автор

"Hoje eu sei que quem me deu a ideia
De uma nova consciência e juventude
Tá em casa, guardado por Deus
Contando vil metal"

Já ouvi falar que neste trecho Belchior faz uma espécie de cobrança ao John Lennon, que ele tinha como inspiração, e nesta época John tinha se afastado do ramo artístico para se dedicar a família e deixou de produzir.

piquetbiz
Автор

"Vc diz que depois deles, não apareceu mais ninguém" Essa é uma referência específica a Caetano, Gil, Chico Buarque.. tem um vídeo do Belchior na Tv Cultura falando disso...

carlosgean
Автор

Muito legal a idéia, sempre admirei essa musica mas, só agora entendi o significado, pasei a admirar mai ainda . Obrigada continue a fazer a diferença.

nilcevieira
Автор

Que legal, gostei da sua coragem de cantar!

deborarosa
Автор

vi pela primeira vez goste, muito bom. sann bezerra

sanndovalluna
Автор

Música linda do Grande Músico Belchior.

andrinedemoura
Автор

A letra original diz: "Está em casa guardado por Deus, contando seus metais" BELCHIOR é genial! Acho que é muito importante lembrar quem é o autor, a pessoa que deu origem a essa letra maravilhosa...

maitemesquita
Автор

A música é tão rica e complexa que cabe várias explicações - Gostei da sua abordagem.

eric
Автор

gostei muito do canal
se vc puder fazer uma analise da musica haiti do gil e caetano

olircardoso
Автор

Esta musica realmente é interpretada com uma grande e profunda emoção de ELIS....

Uma cantora sensacional que perpetuará por toda eternidade ... <3

#AMOELIS

feplan