Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis - Parte 1: resumo, análise e dicas

preview_player
Показать описание
Professor Laudemir apresenta resumo e análise de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e ainda apresenta dicas sobre o romance que inaugurou o Realismo no Brasil em 1881.

.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Melhorrr canal de literatura desse Brasil!!!!

anabeatrizhm
Автор

Já passei no vestibular, já me formei na faculdade, já tenho mais de 30 anos...mas a minha paixão pela literatura permanece e o Mestre Laudelindo teve muita contribuição na formação desse hábito tão singular. Encontrei teu canal hoje, casualmente, enquanto procurava algum vídeo que explicasse o livro "M.P. Brás Cubas", obra que reli há alguns dias, por mero entretenimento, e que tbm fez parte da minha lista nos vestibulares de 2005 ou 2006. Foi uma grata e feliz surpresa, ainda mais ao ver que o rabinho de cavalo permanece na cabeleira, firme e forte....hehe. Foram dois anos de cursinho pré-vestibular, sendo seu aluno no Objetivo Tatuapé, que me foram importantes não só para passar na Prova, mas para toda a minha formação. Vou aproveitar o ensejo para agradecê-lo por compartilhar todo esse seu conhecimento conosco. Vida longa ao mestre Laudelindo!! Lindo!! Lindo!!

MrCandido
Автор

o melhor vídeo da obra machadiana que ja vi. parabens!!

dandara
Автор

estudava literatura por estudar mesmo
mas em fim achei verdadeiro prazer.
muito obrigado professor suas análises são excelentes
estão contribuindo muitíssimo.

leocosta
Автор

Não tem professor mais lindo que esse, eu to fazendo matemática e ainda assisto as aulas desse cara que me ensinou a gostar de literatura. Beijos Laudelindo ... Saudades!

brunosouza-euwg
Автор

Quem diria hein... depois de tantos anos estou aqui assistindo aula do Laudemir para ajudar em minhas aulas de literatura! Agora que descobri seu canal vou sempre te visitar

elouzeiro
Автор

Ah como eu te amo! Obrigada por proporcionar isso! ❤

Mariana-qsms
Автор

sensacional!! entendi tudo que precisava saber, obrigada professor!

luizascarpelli
Автор

Amo todos os vídeos! Me ajudou demais. Super Obrigada <3

GUIADAPORDEUS
Автор

Seu canal é excelente, amo suas análises

anneharllelimadasilvamorae
Автор

Professor, deixa eu perguntar, você chegou a dar aula de literatura no curso do objetivo, lá na barra funda, alí na Matarazzo, nos idos de 2007?

herbert
Автор

PS: ja tentei ler este livro mas parei na metade porque não gostei muito da linguagem dele... mas com vendo este vídeo se torna mais interessante

dandara
Автор

Saudades de suas aulas no Cursinho Objetivo - Ribeirão Preto! Amooo

flaviatrombela
Автор

Machado de Assis era também um filósofo?

neidepeixoto
Автор

Só discordo da parte que ele fala que Brás Cubas pertencia a uma classe "branca opressora". Esse conceito está errado na minha opinião no sentido que o personagem deve ser entendido em seu contexto histórico. Dizer que Brás pertencia a uma elite, isso é verdade, pois ele era rico. Agora branco opressor? O que é ser opressor? Veja que isso é algo bastante indefinido, subjetivo e que não expressa uma verdade objetiva. Pois, do mesmo modo como em sua infância, Brás Cubas maltratava o menino negro escravo chamado Prudêncio. Por outro lado, o mesmo Prudêncio, quando adulto e negro livre, comprou seu próprio escravo e o maltratava muito. Tanto que no capítulo LXVIII, Prudêncio está dando uma surra violenta em seu escravo e é o próprio Brás Cubas que interfere na situação (Brás observa aquilo atônito) pedindo que Prudêncio parasse com aquela tortura. Além disso, Brás Cubas fez diversas doações generosas ao longo de sua vida. 5 contos de Reis para D. Plácida, depois tornou a fazer novas doações à ela. Diversas doações à Ordem Terceira (ordem religiosa católica). Diversas apólices que deixou ao amigo que discursou em seu enterro. Enfim... Essa análise de branco opressor não cabe.

danilosa