CULTNE - Aula Magna com Martinho da Vila - IFCS/UFRJ

preview_player
Показать описание
No dia 21 de março de 2017, dia internacional contra a discriminação racial, o Instituto de História da UFRJ convidou para a Aula Magna do primeiro semestre de 2017, o escritor, cantor e compositor Martinho da Vila. Em debate, o racismo no país e o papel das universidades no combate à discriminação. Em sua aula, Martinho falou sobre o massacre de Shaperville ocorrido em 21 de março de 1960, quando 69 negros foram metralhados pela polícia da África do Sul, na época do apartheid. Atualmente, a data é a definida pela ONU como Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Exatos 57 anos depois, na UFRJ, ele falou sobre a importância de lutar contra o racismo todos os dias.

Um pedido formal foi feito para que a Universidade conceda ao sambista Martinho da Vila o título de Doutor Honoris Causa da instituição. A iniciativa para conceder a honraria partiu de uma proposta de alunos e professores, que querem homenagear o bamba com a honraria. O título, já concedido a Carlos Drummond de Andrade e Gabriel García Marquéz, seria uma forma de homenagear o compositor, escritor, estudioso da raça e professor.

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro vinculada ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Localiza-se no Largo de São Francisco de Paula, Rio de Janeiro.

A Cultne com imagens e edição de Filó Filho e Xandão Dias esteve presente registrando a aula magna e conversou com o artista, alunos e professores.
Рекомендации по теме