Resenha de Vassoler: A metamorfose | Franz Kafka

preview_player
Показать описание
#flavioricardovassoler #franzkafka #ametamorfose

Resenha sobre a novela "A metamorfose" (1915), do escritor judeu tcheco Franz Kafka (1883-1924).

Acompanhem-me nas redes sociais:

Links a partir do site da Amazon para você adquirir as obras de Flávio Ricardo Vassoler:

Комментарии
Автор

Quando li este livro, senti raiva da família dele... Desde então estou refletindo sobre minha própria vida. Muitas vezes desejo, assim como ele, cumprir com as expectativas da minha família, mostrar que tenho valor por meio do que faço, sendo que só por existir já tenho valor e mereço respeito apenas por existir, sendo minhas ideias aprovadas ou não, "asquerosas" ou confortáveis. Algumas vezes me sinto indesejada como um inseto, por nao ter cumprido com sucesso com algumas das expectativas de meus pais. Ele tinha objetivos que acabava colocando em segundo plano, como mudar de emprego, e nao fazia sempre pensando nos pais... Quando ele virou um inseto, os pais nao mostraram por ele muita consideração. No fundo, a gente precisa ter amor próprio e nos cuidar... pois, se a gente vira um inseto, pode haver pessoas amorosas que vao nos ajudar? Até pode... Mas nao da pra contar com isso... O ser humano parece distraído demais para pensar e amar... É preciso amar ao próximo, respeitando também a si mesmo, ouvindo as próprias necessidades.

marianamoraes
Автор

Acabei de ler este livro e estou impactado com a forma que Kafka, basicamente, descreveu um problema hodierno: Somos aquilo que produzimos, portanto, se não produzirmos, não somos nada.
Vale salientar que após a metamorfose de Gregor, o personagem manifesta diversos sintomas do transtorno depressivo, haja visto que, esse transtorno traz características como: anedonia (falta de prazer em coisas que já lhe deram prazer- sintoma identificável na passagem em que ele tentou tomar a tigela de leite, que já fora um dos seus alimentos preferidos), falta de vontade de realizar tarefas cotidianas, falta de energia ou um cansaço crônico, melancolia exacerbada entre outros sintomas.
De fato, um livro muito interessante !

LucasSenaGG
Автор

"A Metamorfose" parece mesmo a narrativa metafórica do "Mal Estar na Civilização" de Freud e dá pra fazer uma associação muito interessante com "A Paixão Segundo GH" de Clarice e "O Coração das Trevas" do Joseph Conrad

betosantacruz
Автор

Boa tarde Mestre! Sempre bom ouvi-lo, li o livro mas o compreendi com sua aula, obrigado.

MarcusVinicius-pty
Автор

Ótima resenha! Além das reflexões abordadas, também me veio em mente o seguinte questionamento: "A moral tem critério estético?". Pois até o último suspiro de Gregor todos sabiam que ali era o "Irmão provedor", certamente amado, mas que sofreu uma "metamorfose" e, pela sua aparência, por si só, já foi subjulgado. É o que nós muitas vezes fazemos com um besouro, queremos pisoteá-lo, ou tratamos com desdém por não agradar aos olhos, mas é de senso comum que devemos tocar em borboletas com todo o cuidado para não privá-las de seu belo voo.

mateusgregorio
Автор

Muito bom professor ! As vezes penso que, Gregor não virou de fato um inseto, mas que, isto seja uma metáfora de Kafka pra mostrar que, na sociedade capitalista e patriarcal, aqueles que não produzem, não trabalham, ou por outro motivo, perdem o valor, e passam a ser vistos como insetos - até pela família, como neste caso. Mas também gosto muito da interpretação que ele vira de fato um inseto, pode se refletir muito mais sobre. Obrigado!

guaracidossantos
Автор

Acabei de ler essa novela e para mim foi uma pedradada, um texto muito forte e uma tensão surda. Simplesmente incrível, e grande resenha professor, sempre aprendo muito por aqui.

LucasGabriel-dqxz
Автор

Resenha incrível, assim como o livro. Não tinha percebido esse detalhe dos pais vendo na filha o novo meio provedor da família. Muito obrigado, professor. Grande abraço!

bruno
Автор

Flávio Vassoler, a sua resenha é otima. Quanto conhecimento! E que capacidade de transmissão. Parabéns. Obrigada.

MaurineaASantos
Автор

Sempre fantástico assistir uma resenha sua! Parabéns!

Luisa
Автор

Encontrar esse canal foi uma das melhores coisas que me aconteceram no último ano. Obrigada, professor.

anaclaudiasilva
Автор

Incrível, professor! Sou grande admiradora do seu trabalho, obrigada por nos oferecer tanto! ❤️

juliacampos
Автор

Li o livro e achei ótima a resenha.Abraços

jairoluistorres
Автор

Quanta perfeição nessa bela resenha.A questão utilitária pela sobrevivência.
Mais uma obra prima,
Gratidão.

patriciamoraes
Автор

Eu acabei de terminar a leitura desse livro e vim correndo pra procurar a sua resenha. Foi uma abordagem profunda e delicada que eu não tinha levado em consideração e agora certas passagens fazem todo sentido. O que mais me marcou na obra foi a questão da comunicação e como nos sentimos como Gregor ao lidarmos com certas pessoas que, tecnicamente compartilhamos a mesma língua, mas às vezes isso não parece ser o suficiente. Eu acho que já estou ficando sem elogios originais para os seus vídeos kk, foi uma resenha espetacular, eu amei. Muito obrigada!

Автор

Aos poucos vou assistindo aos seus vídeos e cada vez mais encantada com teu trabalho, parabéns! 👏🏽

SuellendeFreitas
Автор

Professor, acompanho suas aulas desde muito antes da criação do canal. Ficava deslumbrado com a quantidade de ideias e conceitos que você apresentava, sobretudo pela forma. NADA MUDOU!...Sempre enriquecedor!. Obrigado, professor.

eduardofelipe
Автор

Muito bom, como todo seu trabalho. Expandiu minha compreensão sobre esta intrigante obra.

edsonribeirete
Автор

Excelente, professor! Realmente a expressão recursos humanos é brutal!

diegowagnerpio
Автор

Muito bom! Li esse livro recentemente e fui bastante impactada por ele.

juguarinello