Os Originais do Samba cantam Esperanças perdidas no Programa Sambão, TV Record 1973

preview_player
Показать описание
Formado em 1965, a partir de ruidosa dissidência de um grupo intitulado Os Sete Modernos, o sexteto Os Originais do Samba atuou primeiramente nas noites carioca e paulista até ganhar projeção em 1968 ao participar da I Bienal do Samba, acompanhando a sempre antenada cantora Elis Regina (1945 – 1982) na defesa do samba Lapinha (Baden Powell e Paulo César Pinheiro, 1968).

No embalo da boa visibilidade obtida nesse festival dedicado ao samba , o grupo – originalmente formado por Bidi, Bigode Chiquinho, Lelei, Rubão e o cantor, percussionista e humorista carioca Antônio Carlos Bernardes Gomes (1941 – 1994), o Mussum – entrou na RCA e gravou o primeiro álbum, Os Originais do Samba (1969). O disco fez grande sucesso, impulsionado pela música Cadê Tereza? (1969), presente de Jorge Ben (então numa das fases de maior popularidade da carreira) para o grupo.

A elogiada cozinha dos Originais do Samba era resultante do talento de ritmistas que circulavam e tocavam com desenvoltura pelos morros e escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Aliás, foi como tocador de reco-reco nos Originais do Samba que Mussum teve a ideia de acoplar as cordas do cavaquinho ao banjo para amplificar o som do instrumento, usado pioneiramente nesse novo formato em Samba exportação (1971), quarto álbum do grupo carioca Os Originais do Samba e um dos 12 títulos ora reeditados nas plataformas digitais.

Em grande evidência na primeira metade da década de 1970, período em que emplacou sucessos como Do lado direito da rua direita (Luiz Carlos e Chiquinho, 1972), Esperanças perdidas (Adeilton Alves e Délcio Carvalho, 1972) e Tragédia no fundo do mar (Assassinato do camarão) (Ibrain e Zeré, 1974), Os Originais do Samba marcaram época nos anos 1970 com um samba pautado pelo suingue e pelo bom humor, de linhagem distinta da produção poética de compositores como Cartola (1908 – 1980) e Paulinho da Viola.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

essa é uma verdadeira obra prima do samba

jonathannardari
Автор

Verdadeiro conjunto de samba original mesmo que saudades

eliezerbelmiro
Автор

Este SAMBA, ou essa música, deve virar patrimônio cultural do Brasil, rla nao pode ser tratado como algo normal.

tedyoliveira
Автор

Tem pessoas que tem brilho impossível de apagar O Mussun era um desses

sulsonyx
Автор

Que saudades dos meus avós, tios, tias minha mãe e meu pai 😢, fui criado ouvindo o que havia de melhor em termos musicais agradecido por isso 🙏

alexandreaparecidogoncalve
Автор

Samba de qualidade. Esquisito é, que 50 anos depois, as músicas atuais em sua grande parte, são muito ruins.

alairsouza
welcome to shbcf.ru