Aula com Vassoler: O que Dostoiévski diria sobre a depressão?

preview_player
Показать описание
#flavioricardovassoler #dostoievski #depressão

"Aula com Vassoler: O que Dostoiévski diria sobre a depressão?": na quinta, 14/10/21, às 18h20 (horário de Brasília), o escritor e professor Flávio Ricardo Vassoler analisa o que a obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) poderia nos ensinar sobre a depressão na contemporaneidade.

Acompanhem-me nas redes sociais:

Links a partir do site da Amazon para você adquirir as obras de Flávio Ricardo Vassoler:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Com meus 64 anos só aprendo com esse jovem e maduro talento. Obgda!

lucelia
Автор

Como é possível?Um ser humano comum, como qualquer outro, cheio de sonhos, angústias, atravessando vários momentos de inseguranças, tormentos, incertezas, ...e nada mais bastasse, corroído por vícios mundanos e cativo da epilepsia.Nem ele poderia imaginar, que duzentos anos após seu nascimento, seu legado literário teria tanta magnitude .Suas obras antecederam a própria Psicologia.

alma
Автор

Aula maravilhosa professor Vassoler. Fiodor Dostoievski, lá do céu deve estar orgulho de você. Quando bate a tristeza e a dor mais latente, costume olhar pro lado, pro mundo, tantas dores e muitos numa ciranda de desgraça que não dá tempo para respirar. Muito triste como anda o mundo, nosso Brasil. Um grande abraço.

claudiasusane
Автор

Concordo totalmente com a sua visão sobre nossa sociedade totalmente hedonista e doente! Sua análise coloca luz e decifra com exatidão os males que estão na raiz do estado atual das coisas. Obrigada mestre!

matmasara
Автор

“Subjetividade minimamente mais livre”, muito bom 👏👏👏👏

saraferreira
Автор

Boa noite Flavio. Voce e apenas o maximo!!! Obrigado.

majaldinho
Автор

Estou pegando na sua mão rumo a Psicanálise 🌞E muito obrigada pela aula🙏🏼

suzicabral
Автор

Excelente trabalho Vassoler ! Parabéns pela reflexão pertinente e instigante.

marcoseduardodemoraes
Автор

Conseguindo assistir só agora. Muito show, adorei! 👏👏👏

raquelinegembarovski
Автор

impressionante! estava precisando muito dessas palavras e nem sabia! Valeu, Flávio.

sowrds
Автор

Em um prisma filosófico, como você conceitua a depressão?

aldairveras
Автор

Muito bacana a aula!... Bem rica em detalhes e interdisciplinaridade... Pessoalmente tive a oportunidade de experiênciar o desafio de ir contra a corrente... Era aluno da Unesp-FCAV e fazia estágio e cursos voltados para
trabalhar com cavalos de corrida... o que não tinha nada a ver com a minha pulsão interna... Que é ser um psicanalista.
Me atrevo a cometer a heresia ( um mero aluno provocando o professor) de dizer que, apesar de eu ter gostado muito da aula, eu acho que o professor considerou muito a parte mais altruísta do ser humano ( o que é bom), porém... o professor sabe muito melhor do que eu....que a humanidade é dividida entre altruístas e egoístas... Muitas pessoas nascem com temperamento mais voltado ao egoísmo...e essas pessoas de natureza mais egoísta muitas vezes não mudam nem com terapia... Aliás, muitos profissionais não tem nem " paciência" para tratar as pessoas mais egoístas ou narcisistas ( raros são os egoístas que desejam realmente mudar).
Outro fator que acho interessante destacar... é o fato de que psicanálise/análise não é algo democrático.... está mais acessível para a classe média e rica. E como mudar o mundo para melhor através de terapia, se a maior parte da população não pode ter um tratamento de qualidade e mais eficaz?

E por fim, eu acho que tudo isso é muito triste e tem um certo tom de tragédia. Mas a tragédia também faz parte da vida. Gosto da ideia de que é preciso olhar para o trágico como algo que também humaniza. Se não me engano, foi em uma época trágica dos gregos que surgiram as mais belas e importantes filosofias e conhecimentos das mais diversas áreas.

Corrija-me se estou errado, professor!

Perdoe-me pelas minhas heresias! (Risos)

Um abração!

wevertonnunes
Автор

A história do Boulos é também a do Eduardo Moreira.

VanderleiPequeno