Estudar Para Concursos Não É Justo! (e isso é bom)

preview_player
Показать описание
E se eu te falar que estudar para concursos não é justo? Ou melhor, é justo porém do seu próprio jeito. Hoje vamos conversar sobre meritocracia, oportunidades e porque saber que concurso público não é justo vai te ajudar a ser aprovado mais rápido.

👇🏼 GUIAS DE ESTUDO PARA O TJ-SP E MPU 👇🏼
3 ciclos de estudo, metodologia completa, revisão, técnica de chute e muito mais

🗣️ PARTICIPE DO NOSSO GRUPO FECHADO NO TELEGRAM

🔥 NOVO POR AQUI?
Aqui você vai encontrar vídeos sobre preparação para concursos públicos, técnicas de estudo, motivação, hábitos e produtividade. Tudo feito de concurseiro para concurseiro.

Siga-me os bons:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Esperar que o mundo seja justo, É COMO ESPERAR QUE UM LEÃO FAMINTO TENHA PENA DE VOCÊ, POR SER UM VEGETARIANO.

andrebrito
Автор

Em síntese: estude! Não fique olhando se a grama do vizinho é mais verde.

eduardo
Автор

Na verdade a vida não é justa. A gente passa a vida tentando ser justo com tudo, e no depois percebe q isso é uma utopia. Triste mesmo.

yrev
Автор

“Ninguém tá nem aí pra vc” pra quem se acha o alecrim dourado da vida 🤣🤣👏🏻

quesiacaroline
Автор

O problema é de base. Já começa errado com pais, professores e demais instrutores elogiando a pessoa desde pequena falando que ela é inteligente, quando deveriam falar que ela é esforçada. O "inteligente" quando se depara com uma barreira que não consegue transpor, de início, já pensa logo em desistir/esconder sua incapacidade, enquanto o esforçado procura uma maneira de ultrapassá-la. Só vocês pegarem o qc como exemplo, virou uma rede social, toda questão um pouco mais elaborada o pessoal começa a chorar e encontrar problemas e xingar o mundo, a família, o vizinho, o diabo, o padre e por ai vai (não que as examinadoras sejam perfeitas, pra mim, elas erram até mais que deveriam, mas em vez de ficar com choramingo adolescente, o negócio é identificar a razão do erro, procurar em artigos e livros, se o caso, ver o que a banca quis dizer com a alternativa e, se mesmo após todo esses processo, ainda não concordas com aquele gabarito, anote em seu material como "entendimento da banca" para não errar em provas vindouras). O primeiro ponto que eu colocaria para estudantes é: Você não é ninguém, não é especial, a banca não quer te ferrar especialmente e o floquinho de neve não é melhor que seus amigos porque está decorando regras gramaticais e leis, enquanto eles estão curtindo a vida. Dito isso, tente curtir o processo de aprendizagem, faça o estudo ficar mais leve (veja um aula do professor que gosta de vez em quando, mesmo sabendo que é um método menos eficiente de estudo, por exemplo), chore no pós-prova que não foi o que esperava, tire um dia de descanso eventualmente, pede um podrão no cachorro-quente da esquina, não se martirize muito, ou essa vida de concursos vai te consumir, você é feito de carne como qualquer um, não há problema em demonstrar vulnerabilidade (e os verbos no imperativo no sentido de recomendação, não sou lei para ficar obrigando os outros a fazer ou deixar de fazer algo). Dica final, caso esteja se achando muito, pega para resolver as provas AGU/PGFN 2015. Considerando que houve cobrança de doutrina e jurisprudência na parte de direito da PRF, bem como a famosa questão de "firewall do futuro" em info, talvez a classificação de nível de questões/cargo esteja ficando obsoleta, ao menos para provas do cebraspe.

gabriel_jesus_
Автор

Partilhamos exatamente da mesma opinião... Não é o cara rico, ou o cara mais inteligente, ou o cara que tem mais oportunidades que precisa baixar o nível para se igualar a vc. É vc que tem que vencer todas as vantagens que ele tem! Isso vale não só para concursos, mas, para qualquer aspecto!

walterbranco
Автор

Mt gente ñ quer renunciar o tempo vago que possui. O dia tem 24 horas. Conheço pessoas que tinham pouco tempo, dormia menos e não curtia final de semana e nem feriados. Contudo, começou a estudar pra concursos menos concorridos e conseguiu adentrar na Administração pública, ou seja, fez concurso "escada". Sacrificar alguns anos de sua vida por algo melhor, vale a pena!

jeffersonarq
Автор

Nada nessa vida é justo, mas se nos esperamos as coisas serem justas nunca sairemos do lugar.

wendelgoncalves
Автор

Às vezes também ocorre de o rico ter tudo o que a família pode proporcionar, dia livre para estudar, excelentes materiais, etc... mas não aproveita. Já uma pessoa com poucos recursos aproveita muito mais diante das dificuldades usando tudo aquilo lhe é propício, justamente com incentivo de sair o mais rápido possível do "buraco". Fica esse paradigma.

karinylins
Автор

Papo reto. É exatamente isso. Prefiro a "justiça" do concurso, que a meritocrácia corrompida das empresas privadas, que não levam em conta o seu esforço e conhecimento, mas sim que é você. No concurso a sua força, tempo, dedicação e conhecimento valem a pena.

leandrolobo
Автор

Quem acha que "só" estudar é fácil, não sabe de nada ainda. A pressão é muito maior, a tensão em não saber se vai dá certo, se uma hora as coisas vão mudar é extremamente estressante, ainda mais na situação que estamos vivendo.

andressasousa
Автор

Pior que não está nem aí mesmo, no fim é você, somente você. Passei em 2º lugar em um concurso excelente, carreira massa, um subsídio que no final é o sonho de qualquer brasileiro, mas sabem o que aconteceu? Não fui nomeado ainda, e faz 3 anos desde a homologação. O órgão tem cargos vagos, tem orçamento e está completamente defasado, porém não fui nomeado por ter passado no cadastro de reserva e o edital previa apenas uma vaga. A minha nomeação é, então, discricionária. Pra vocês verem, sua vida profissional, sonhos, família, tudo isso na mão de alguém que empunha uma caneta, alguém que poderia apenas assinar um papel e mudar completamente toda sua vida. Mas essa pessoa talvez nem se atente a isso, ou não queira se atentar, vai saber. Graças a Deus sou concursado, mas me dói saber que tantos outros estão na mesma situação que a minha, porém desempregados. É angustiante. O Hugo tem total razão, a vida é injusta e os concursos por consequência também são. Mas, afinal, quem disse que seriam justos? Assim é a vida.

MrThiagoGunner
Автор

Isso não serve só para concursos... Serve para vida em geral. Não adianta reclamar, ou esperar que a "vida" vá da algo só pq sofremos mais, ou algo do tipo. Simples assim, quem fica reclamando, chorando as dores, com certeza se torna um frustrado. E pior, não é pq vc se esforça muito que vai da certo tbm, as vezes não dá com todo esforço. Enfim, é viver a vida, se esforçar, e ser grato pelo q tem...

fernandoserejo
Автор

A vida não é justa, mas o que fazer? Sentar e chorar não vai resolver MESMO. Hoje mesmo eu tava com a cabeça ferrada pra estudar, angustiado e só queria deitar na cama e dormir, mas o que eu fiz: peguei a porra da apostila de biologia (estudo para o ENEM também) mesmo fudido da cabeça e estudei genética com uma vontade que quase deu água na boca e no fim quase não consigo parar. Que privilégio eu ter saúde pra estudar, mesmo sendo pobre e tendo material baixado da internet. Menos reclamação e mais ação, graças a Deus não tenho a porra de um câncer terminal que poderia me matar antes da prova e se tivesse eu ia tá estudando da mesma forma. A vida meus irmãos é uma dor sem fim, então, faça o que tem que fazer doendo mesmo com um sorriso de gratidão. É privilégio estudar em qualquer situação dê o seu melhor em cada minuto que os resultados direta ou indiretamente irão surgir.

gmfelipeneto
Автор

É uma meritocracia subjetiva. Quem não pode adquirir os melhores materiais, quem precisa trabalhar 8 horas por dia, está em desvantagem.
Comigo foi assim em um Processo Seletivo Simplificado, de todos os classificados lotados na minha equipe de trabalho, eu trabalhava (metade não). Eu, o mais velho de todos, o único casado, o único com filho e o único que não fez curso nenhum.

thiagoc.m
Автор

É isso mesmo, como diz cortella: " faça o seu melhor enquanto não tiver condições melhores pra fazer melhor ainda"

adrianosouza
Автор

Em rocky 4, rocky ( stallone) vai competir na russia com drago. Drago tem toda a tecnologia para vencer. Rocky tem somente a natureza. Permita me o spoiler. Rocky vence. Vc é seu maior corrente na hora da prova.

verdadeealegria
Автор

Um eterno: "Você que lute". Mais um vídeo brilhante. Obrigada, Hugo! <3

vanessasouza
Автор

Certa feita, uma amiga comentou uma frase pronta "a vida não ensina a crescer, ela obriga"
Falei "Errado. Quem dera a vida obrigasse. Na verdade ela é indiferente. Cresce quem quer e paga o preço por isso."

GabrielNascimento-xjbi
Автор

É um tema sensível, pois ao mesmo tempo que é uma maneira do pobre ter a possibilidade de sonhar, ainda é algo alcançado na maioria pelos ricos e se for colocar na estatística áreas mais concorrida como tribunal, receita... São quase que exclusivo do rico branco. E como diria mano Brown, como ser o melhor se você está pelo menos 200 anos atrasado. Se você tiver estudado apenas em escola pública, só começará a ter um ensino descente no ensino superior, isso sem contar horário quebrado, professor que falta e a impossibilidade de trabalhar. E só depois que se forma, você começar a pensar em concurso, onde até a parte geral da prova objetiva que na teoria é a mais fácil, passa a ser um problema pelo o ensino precário que a pessoa teve. Aí o indivíduo está trabalhando, sem tempo, pressão da família para ter resultado logo e sem referência de alguém na família para se espelhar ou pegar dica. Traduzindo: o concurso é sim uma forma do pobre conseguir sucesso, mas ele tem que subir um prédio por fora e o rico vai de elevador

joaog.