Passo a passo para pagar o INSS se estiver desempregado

preview_player
Показать описание
Quem perdeu o emprego pode garantir a sua aposentadoria.
Isso é possível através do pagamento das contribuições como segurado facultativo.
Segurado facultativo é aquele que não exerce atividade econômica, mas deseja ter proteção previdenciária, sendo de sua livre escolha o ingresso no sistema.
São exemplos de pessoas que podem contribuir como segurados facultativos:
Donas de casa, estudantes e desempregados.
Além da aposentadoria, o segurado facultativo tem direito a benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade e vários outros.
QUAL O VALOR DA CONTRIBUIÇÃO DO SEGURADO FACULTATIVO?
Corresponde a 20%, 11% ou 5% do salário de contribuição.
Quem pretende enquadrar-se em uma das regras de transição para concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, deverá optar pela alíquota de 20%, respeitando o limite mínimo e o máximo da previdência (código 1406).
Já quem tem mais idade e pouco tempo de contribuição, pode optar pela alíquota de 11% sobre um salário mínimo (código 1473).
As donas de casa e o desempregado que possuem enquadramento como facultativo de baixa renda podem procurar o CRAS e optar pela alíquota de 5% sobre um salário mínimo (código 1929).
As alíquotas de 11% e 5% dão direito a aposentadoria e benefícios no valor de um salário mínimo, com exceção de aposentadoria por tempo de contribuição. Para ter direito a aposentadoria por tempo de contribuição e benefícios acima do mínimo você deve utilizar a alíquota de 20%.
POSSO PAGAR INSS DURANTE PERÍODO DE SEGURO-DESEMPREGO?
Sim, mas o pagamento deve ser feito como segurado facultativo, assim, você não corre o risco de perder o seguro-desemprego.
COMO PAGAR?
Primeiro você deve informar o identificador, que corresponde ao número do NIS, PIS ou PASEP.
Se você não possui identificador, você deve acessar o aplicativo MEU INSS e fazer a sua inscrição.
Depois, você deve informar a alíquota, o valor e a competência a ser paga.
O recolhimento deve ser feito até o dia 15 do mês seguinte àquele a que a contribuição se refere. Por exemplo, a contribuição de maio deve ser paga até o dia 15 de junho.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eduardo, excelente explicação. No meu caso, foi desligada da empresa, já solicitei o seguro desemprego. Para aposentadoria falta uns três anos e sempre recolhi o valor máximo de inss, por conta de bons salários. Quero continuar pagando os 20% de inss, porém minha dúvida é se preciso recolher pelo teto, pois como estou desempregada gostaria de recolher por um valor menor mas que não afetasse o valor mais elevado que devo ter de aposentadoria. Oque me diz?

denisefdinizmiro
Автор

Show de bola Dr
Fugindo ao Tema Dúvida (Acidente de Trabalho)
Alguma brecha na Lei que obrigue a empresa manter o pagar uma indenização ou manter o plano de saúde pra quem ficou com incapacidade Parcial e Permanente Após Acidente do trabalho?
Alguma indenização Dr a Receber da empresa?
E pra finalizar a empresa não vêm depositando o FGTS de 3 Anos encostado no inss por Acidente do Trabalho isso seria um bom Argumento pra pedir uma Rescisão Direta ou é uma tese fraca ?
Grato pelo Feedback

thiagoSilva-rukv
Автор

Sou professora e no momento estou desempregada. Como posso continuar pagando o INSS e qual é o código?

elieidecosta
Автор

Ótimo vídeo, parabéns. Sugiro um complemento com a mesma objetividade deste, informando: a) o endereço da web aonde tem a guia de pagamento online e b) mostrar um modelo desta guia de pagamento. Abraço. Ótimo 2024.

povoconstituinteperiodico
Автор

Olá, tem algum contato para parcerias?

Leticiabrioos
Автор

DR EDUARDO E QUEM ESTAVA DESEMPREGADO E PAGOU O INSS NO CODIGO 1929 E DEPOIS PASSOU A TRABALHA DE CARTEIRA ASSINADA SERA QUE PERDE O QUE CONTRIBUIU NO CODIGO 1929?

sambagentenaoperdeprazercantar
Автор

Uma pergunta, se a pessoa está desempregada como ela terá condições de pagar o INSS, se ela não tem nenhuma renda ? Pode me instruir ?

bernardetebuzatto
Автор

Posta um vídeo e não responde o povo mm

carolinasantanabezerra
Автор

Desempregado pagar 20% do salário mínimo não dá...vai tirar dinheiro de onde?

fernandodeoliveira