POLÊMICA: FIM DO D&D? NOVA OGL? | Opinião

preview_player
Показать описание

A nova Open Game Licence vem ai... isso pode ser o fim do D&D? Bora falar sobre isso!

🔣 Streams 🔣

📱Redes Sociais📱

#rpg #ogl #opendnd
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Se eles fecharem a licença impedindo a criação de conteúdo no geral, eu sinceramente acho que D&D vai ter uma grande queda, e as pessoas vão começar a migrar pra outros sistemas. De certa forma essa migração pode ser boa, principalmente porque na gringa 90% da galera só joga e só conhece D&D, e isso pode dar uma aquecida nos sistemas mais independentes, mas isso sou eu tentando tirar leite de pedra... No geral é uma bosta, mesmo eu que não jogo nem assisto nada diretamente com D&D acho uma porcaria o que tão caminhando pra fazer

bajirayagameplays
Автор

Outro ponto que foi muito falado é que os termos da nova OGL podem ser alterado a hora que eles quiserem, com apenas 30 dias de antecedência. Então os tals 750 000 pode virar 10 000 em um mês, e quem assinou tem que aceitar. Além disso, dizer que a empresa precisa lucrar é verdade, mas lucrar da forma "correta" seria contratar gente para fazer mais conteúdo oficial e investir em conteúdos deles. Fechar essa licensa só serve para "bullyinar juridicamente" empresas menores e ignorar o fato de que a propriedade deles só tem todo esse "valor inexplorado" por conta da comunidade que se criou ao redor da OGL. Eu acho que a melhor coisa é a comunidade se unir, pegar tudo que não é propriedade patenteada da WoTC (mecânica de jogo e criaturas mitológicas por exemplo não podem ser patenteada) e criar um sistema totalmente open source, e abandonar a WoTC com o tempo.

DungeonMarcio
Автор

Quem já sabe as presepadas que a Wizards faz com o Magic, sabe a merda que está por vir...

brunofilippini
Автор

No que se refere à inteligência de grandes empresas, eu gostaria de lembrar que a câmera digital foi inventada por um engenheiro da Kodak e a empresa não quis investir na tecnologia e que a Blockbuster teve a oportunidade de comprar a Netflix.

Em relação a aos royalties, eles saem do rendimento, não do lucro e muitas dessas empresas que criaram materiais tem menos que 20% de margem.

Isso é particularmente ruim no caso de financiamento coletivo, pois muitos sites como Kickstarter e Gamefound não tem limite superior nas campanhas de arrecadação.

Já vi uma empresa fazer uma campanha que precisava de 50.000 euros, ela tinha um stretch goal em 1.000.000 de euros que eles achavam que seria inalcançável.
Eles passaram de 2.500.000 euros.

Se isso acontecesse com a cobrança de 20%, eles teriam ido à falência, pois o aumento dos royalties teria sido maior do que o aumento da margem deles.
Imagine ainda que a OGL1.1 saísse entre o momento do início da campanha e o momento em que ela terminou.
A empresa poderia cair em uma situação sem nenhuma boa opção, assinar e ficar no negativo ou não assinar e levar processo.

Outra questão que foi mencionada no chat era que a Wizards podia cancelar ou alterar a nova licença como quiser.

E mesmo agora que está passando para a versão 1.2, tem um monte de cláusulas armadilha que estão aparecendo e que poderiam criar situações semelhantes.

thomasfplm
Автор

Eu quero mais é que o DnD colha o que plantar, nada mais e nada menos. Da outra vez quando eles vacilaram surgiu o Pathfinder. Que eles vacilem denovo para que novos grandes cenarios e sistemas surjam. Não existe vacuo de poder.

loboconsciente-
Автор

Eu acho que o maior problema aqui é o fato da WOTC, ter se tornado uma empresa medíocre no que set tange criação de material(a quantos anos temos 5e e não saiu nada de novo nessa bodega, a única classe nova foi o artificer). E ao invés de melhorar o próprio material, ela basicamente quer dificultar a produção de terceiros e de forma geral matar boa parte dos sistemas d20. Acho que mesmo que a WOTC mandar que foi um engano, as editoras de rpg deveriam criar seu próprio sistema, por n motivos mas principalmente para não ficar preso a vontade gananciosa de uma empresa medíocre.

alexserafim
Автор

Mudei para Pathfinder 2E dois anos atrás e não me arrependo. Estava mt entusiasmado para o One D&D, pois pra mim é um meio termo entre PF2e e a 5e, mas uma pena ver o que está acontecendo. Eu não sei o que houve com magic, mas o pessoal que joga fala que a Hasbro ta acabando com o jogo.

Keyastian
Автор

Eu consigo imaginar um alto executivo da Hasbro em uma reunião:
"Quer dizer que outras empresas lançam produtos com base no nosso jogo e nós não cobramos NADA por
Aquele silencio na sala, os executivos menores se cagando e pensando "tento explicar ou só mostro indignação também? Ah vou falar que é um absurdo mesmo, pq estamos perdendo rios de dinheiro".

Agora, eu acho que eles fizeram um calculo de que ganhariam mais dinheiro do que pretendem gastar com o assédio jurídico que vão fazer com as empresas menores. Eles sabem que as outras editoras não tem bala na agulha para sustentar uma peleja judicial por muito tempo, eles acabariam aceitando um acordo na pior das hipóteses.

douglasbaiense
Автор

O DnD pertence a uma companhia de 9.8 bilhões de dólares, ela é aproximadamente 270x maior que sua grande competidora a paizo, ela lançou para IP dela metade dos produtos que a Paizo Lançou para pathfinder e starfinder e muitos deles de pior qualidade. Se 0.1% disto fosse para qualquer companhia fora a WOTC tipo a Jambo ou sei lá a kobold Press seriam feitos muito mais produtos, o que para o RPG de mesa é o mais importante. Esse monopólio não ajuda o RPG de mesa só atrapalha, bem como os americanos sem cérebro usarem DnD como sinônimo de RPG, que deixa o algoritmo do google e youtube promovendo desnecessariamente. Se o DnD perdesse 95% do valor, o que é impossível, provavelmente fariam a mesma quantidade de produtos. Boicotem a WOTC e DnD vocês estarão fazendo um favor ao RPG de mesa e suas carteiras, a produção de conteúdo deles literalmente não precisa de mais dinheiro.... #ORC ## ORCLicense #boycottWOTC #boycottHasbro

RicardoPM
Автор

O que a Wizard fez não pode ser nem considerado um tiro no pé.

O que eles fizeram foi construir uma catapulta, sentar em cima e se lança por cima do muro.

InoticosGames
Автор

Por causa disso eu digo, bora jogar GURPS, que não tem problema nenhum, sistema fácil e intuitivo eu te ensino nos comentários como criar ficha e jogar, isso se alguém pedir.

cadufterra
Автор

Claramente, eles estão só mirando os grandes produtores por agora. Quanto aos produtores médios/pequenos, é impossível eles fiscalizarem todos e não faz sentido eles pegarem no pé de alguns como bode espiatório.

primozin
Автор

Eu, particularmente, nunca joguei D&D e não gosto de fantasia medieval, então naturalmente tenho meus problemas com D&D e RPGs com o tema. Mas com toda essa merda rolando da OGL e eu tenho muito amigos que amam D&D, eu na moral vou fazer coro a eles nessa situação e vou começar a jogar Pathfinder, a concorrente e comprar deles só pra continuar não dando meu dinheiro pra Hasbro, mas agora não investirei minha grana com mais gosto ainda. Eu quero que a WofC se ferre pelo que eles estão fazendo!

darkenigm
Автор

Cara, uma coisa. Essa OGL é feita para a lei dos EUA, teria que ver como ela afeta o que for criado aqui no Brasil. No que ela divergir das leis brasileiras, ela é inválida. Teria que ver isso tudo com muito cuidado. Não é só pq eles disseram que vai ser tal jeito que vai ser. Por exemplo, existe o limbo do uso do Mickey. Nos EUA, a Disney consegue adiar quando a criação deles vai entrar em domínio público. Aqui no Brasil a lei é clara, quando der 70 anos da morte do criador, entra em domínio público. Acredito que esses juristas que você comentou são americanos. Talvez fosse interessante conversar com um advogado brasileiro especialista em direitos autorais. Acho, inclusive, que essa conversa daria um ótimo vídeo.

DasTrevazzz
Автор

Tá vindo a ORC, uma licença encabeçada pela Paizo e várias outras empresas já se uniram.

thigomes
Автор

Retroativamente, é impossível! Juridicamente incabível!

cristianosouza
Автор

RPG é e sempre será muito maior do que Wizards. Sinto de verdade pela possível perda de Skyfall, Tormenta e demais, porém D&D é um MEIO de jogar RPG, não é o único e nunca será.

O jogo é, antes de mais nada, baseado em criatividade, então sejamos coerentes e usemos os outros sistemas e cenários.

Não é possível frear a criatividade.

DTXYT
Автор

Curiosidade:

O Tarrasque não é invenção da Wizards ou da antecessora dela.
É uma lenda francesa, então quem quiser pode usar (só não use os desenhos e textos da Wizards para isso).

thomasfplm
Автор

Esse senso comum de que precisa lucrar sempre vai ser uma desculpa, a empresa pode estar destruindo milhares de criadores de jogos que não dá nada, afinal eles precisam lucrar.

dbasilioesp
Автор

Salve Salve! Bom na minha opinião, acredito que mesmo que perca com a OGL 1.1, a Wizards nunca pensou em fazer caridade. E agora que conseguiu atingir um grande público, é natural que queiram lucrar mais. Sendo assim, acredito que faria o mesmo se fosse investidor/acionista da empresa. Assim como quem não estiver satisfeito com os novos termos, tem todo o direito de ir para outro sistema ou até mesmo criar um. Outro ponto que tudo está com base em "achismo", mesmo porque o vazamento está sendo um termômetro para saber como a comunidade iria reagir.

brunopereira