Dificuldades de Aprendizagem

preview_player
Показать описание
(transcrição do vídeo)

As Dificuldades de Aprendizagem Específicas como a Dislexia, a Disortografia, a Disgrafia e a Discalculia são considerados distúrbios de caráter prolongado, normalmente detetados no início da escolaridade, quando as crianças manifestam um nível de dificuldade na leitura, na escrita e na matemática, acima dos seus pares.
Estas dificuldades tornam-se muitas vezes uma condicionante para a progressão académica e para o sucesso escolar.
As Dificuldades de Aprendizagem (D.A.) são diagnosticadas quando os resultados da criança em testes de leitura, expressão e/ou matemática estão substancialmente abaixo do esperado para a sua idade, escolarização e nível de inteligência. As dificuldades de aprendizagem interferem significativamente no rendimento escolar ou nas atividades da vida diária que exigem capacidades de leitura, escrita ou matemática.
Estas Dificuldades de Aprendizagem podem aparecer em crianças com uma inteligência normal ou superior, que não apresentam problemas emocionais ou sociais e que foram submetidas a processos de ensino adequados.

Dislexia
A dislexia é uma perturbação específica da leitura e da escrita e está associada por exemplo a erros gramaticais, erros fonológicos de troca de letras, troca de V-F, T-D, ou conjuntos fonológicos LHE-NHE e erros visuo-espaciais quando se verifica a substituição de letras parecidas, são frequentes as substituições de «b» por «d» e de «q» por «p».

Discalculia
A discalculia é uma dificuldade de aprendizagem específica, que afeta os processos relacionados com as competências matemáticas.
Uma vez que a aprendizagem escolar está fortemente baseada no raciocínio lógico-matemático, a discalculia revela-se como um forte obstáculo ao sucesso escolar.
Estas dificuldades não são consequência de um défice cognitivo, de défices visuais ou auditivos, nem de um resultado de baixa estimulação escolar.
Existem diferentes tipos de discalculia pelo que se torna fundamental analisar o perfil neuro psicológico e cognitivo, no sentido de se identificarem as principais dificuldades na noção de número, na realização de operações e na resolução de problemas.

Disgrafia e Disortografia
A disgrafia é uma perturbação na componente motora do ato de escrever, podendo gerar uma caligrafia distorcida e ilegível.
A disortografia é a incapacidade de estruturar gramaticalmente a linguagem, podendo gerar confusão de palavras, troca de plurais, falta de acentos ou erros de ortografia em palavras correntes.
Рекомендации по теме