filmov
tv
O que é CAPITAL SOCIAL, para que serve e como definir um valor?
Показать описание
Você sabe o que é capital social, para que ele serve e como definir o valor do capital social da sua empresa? Neste vídeo, convidamos a Tati Rezende, Diretora Financeira aqui da Nuvemshop, para responder a todas essas perguntas. Além disso, ela separou 3 dicas muito importantes na hora de definir o capital social do seu negócio!
⏱ TIMESTAMP:
00:00 - Introdução e apresentação Tati Rezende
00:28 - O que é Capital Social?
01:24 - O que é o Ponto de Equilíbrio Financeiro?
01:37 - Como calcular o Capital Social?
02:33 - 3 dicas para definir o Capital Social correto para o negócio
00:28 - O que é Capital Social?
O capital social nada mais é do que o valor investido para abrir uma empresa e cobrir todos os seus custos iniciais até que ela comece, de fato, a ter lucro. E aqui a gente não tá falando só de uma quantia em dinheiro, mas também dos bens materiais (como imóveis, veículos, equipamentos, matérias-primas) e dos bens imateriais (como marcas e patentes). Os sócios ou acionistas do negócio são os responsáveis por disponibilizar e registrar o capital social no documento de constituição da empresa.
01:24 - O que é o Ponto de Equilíbrio Financeiro?
O Ponto de Equilíbrio Financeiro é o momento em que as despesas e as receitas de uma empresa se igualam. E é isso que mostra que o negócio está pronto para começar a lucrar, já que o faturamento em vendas já é suficiente para cobrir todos os custos fixos e variáveis.
01:37 - Como calcular o Capital Social?
O ideal é que o capital social seja definido com base nos recursos necessários para abrir e manter a empresa funcionando por alguns meses. Para isso, você deve somar os custos iniciais do negócio com as despesas referentes aos primeiros meses de funcionamento. Para entender melhor, confira o exemplo que a Tati dá no vídeo.
02:33 - 3 dicas cas para definir o Capital Social correto para o negócio
➝ 1. Tenha um plano de negócio: o plano de negócios é um documento que contém todas as etapas e recursos necessários para colocar seu negócio em operação. Ele inclui o público-alvo da empresa, produtos e serviços, análise de mercado, plano operacional, plano financeiro, plano de marketing, entre outros pontos muito importantes.
➝ 2. Crie um planejamento financeiro: esse levantamento de gastos deve incluir os custos para a abertura do negócio, a projeção de custos fixos e variáveis para os próximos meses, a projeção de vendas e faturamento e, também, a projeção de investimentos a serem feitos.
➝ 3. Considere a natureza jurídica da empresa: MEI ou EIRELI, é importante que você considere o tipo da sua empresa para poder definir o capital social do negócio.
🤓 Confira outros vídeos do nosso canal:
Комментарии