O que PRECISA SABER sobre AGORAFOBIA!

preview_player
Показать описание
Você já teve medo de andar no meio de multidões como em um show da sua banda favorita e começou a passar mal por sentir que não conseguiria escapar daquela situação? Talvez você tenha experimentado a agorafobia. Nesse vídeo eu vou explicar pra você o que é agorafobia, quais são seus sintomas e como é feito o diagnóstico.

CURSO NEUROCIÊNCIA DOS TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS:

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:

E-BOOK DESCOMPLICANDO A NEUROCIÊNCIA:

LINK DOS LIVROS RECOMENDADOS:

ASSISTA TAMBÉM:
🎬O QUE CAUSA DEPRESSÃO?
🎬COMO AGEM OS MEDICAMENTOS PRA DEPRESSÃO?
🎬NEUROPLASTICIDADE: Tudo que você precisa saber!
🎬É possível criar NOVOS NEURÔNIOS...🤔?
🎬Como o CÉREBRO APRENDE?
🎬Descubra COMO seu cérebro CRIA suas MEMÓRIAS!

Insta: @bruno_neuro

O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE CANAL:

Olá! Eu sou o Bruno Marques, neurocientista, e apaixonado em conversar sobre essa área do conhecimento humano tão fascinante. Minha missão nesse canal é produzir conteúdos que respondam as dúvidas mais comuns relacionadas às neurociências, e instigar todos que quiserem a terem mais curiosidade sobre seus cérebros.

Referências:
Hamm, A. O., Richter, J., Pané-Farré, C., Westphal, D., Wittchen, H.-U., Vossbeck-Elsebusch, A. N., … Deckert, J. (2016). Panic disorder with agoraphobia from a behavioral neuroscience perspective: Applying the research principles formulated by the Research Domain Criteria (RDoC) initiative. Psychophysiology, 53(3), 312–322. doi:10.1111/psyp.12553
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito explicativo o vídeo! É bom saber que nós agorafóbicos não estamos sozinhos kkk sofro de síndrome do pânico e agorafobia. Antes da pandemia eu tinha uma vida normal, estudava, saía de vez em quando, tinha ansiedade mas era bem mais moderada. Com a pandemia e o isolamento foi onde começei a viver o inferno. Medo, isolamento sofro até hj. Fiz faculdade online e nao tinha o convivio com outros estudantes, começei a ficar mais ainda em casa, agora tenho medo de sair de casa, medo de enlouquecer, de passar mal, só consigo ir para lugares próximos, transporte público nem pensar. É horrivel sentir isso, as pessoas nao entendem. Faço uso de medicação antidepressiva, mas nao tem muito efeito. Conseguir atendimento psiquiátrico é muito dificil pelo SUS. É um sentimento de desesperança!!

josenaliatineto
Автор

Tem que enfrentar ... aos poucos vai curando ... tem que enfrentar !!!

formosojosesilva-mdnj
Автор

Tenho 23 anos e desde os 5 me lembro de ter agorafobia. Durante todos esses anos convivendo com isso, você foi a primeira pessoa que que realmente soube dizer o que é a agorafobia, isso porque você também tem.
Realmente é muito difícil explicar as pessoas o quão debilitante é isso e o quão constrangedor é ter uma crise em transportes públicos, por isso. Às vezes (na maioria delas) eu digo que minha cabeça dói quando os sintomas começam. As pessoas imaginam que estamos ficando loucos, e seria cansativo explicar isso para todas os estranhos que infelizmente presenciam um momento como esse na vida de um agorafóbico. Obrigado pelo vídeo, me senti mais confortável ao perceber que existem muitas outras pessoas que entendem como é conviver com isso.

JeffJeff-vcwk
Автор

Depois de várias crises de pânico eu desenvolvi a agorafobia.

victorlima
Автор

Eu desenvolvi isso quando estava correndo na pista fazendo exercício, foi horrível um sentimento de medo, dormência no corpo e uma sensação de que eu não devia estar ali e correr dali o mais rápido possível, agora só desenvolvi gatilho, só tenho essas crises quando corro naquele lugar ou quando me imagino correndo ali.

Patrick
Автор

Bruno tudo bem, queria que vc fizesse um vídeo falando sobre o quanto o preconceito pode afetar o cérebro, a gente vê muito casos em futebol, na Net e outros lugares.

Joaoalves
Автор

Eu sou psicóloga e tenho o mesmo diagnóstico que você. Convivo com isso tem mais de uma década e decidi me especializar no assunto e em neurociência para ressignificar meu maior problema.
E sabe qual é o pior? Sempre que entro em crise me dá diarreia, na hora. Desde quando começou, lá na minha adolescência, já era assim e é até hoje.
Mesmo tratando, meu grau é realmente bem agudo, mas vamos lá

olivianemagro
Автор

Fui diagnosticada com agorafobia em junho... Não conseguia sair de casa desde a pandemia! Quando pensava que teria de sair, e ficar no meio de muita gente, já começava a ficar com falta de ar... Fiz tratamento com medicação e me sinto melhor... Já começo a sair de casa aos poucos, e não tenho mais crise de ansiedade quando penso que preciso sair... Sem tratamento é impossível melhorar 😕 Desejo tudo de bom pra quem tem e melhoras!🙏🏻❤️

madamebela
Автор

Como portador de TAG, a agorafobia é minha amiga íntima! Meu problema é lugar aberto. Multidão não me afeta. Quando ataca pesado eu só consigo ir trabalhar de Uber: casa, carro (desço quando o carro chega), trabalho. Não teria problema estando dentro do ônibus, só que não aguento ficar no ponto esperando. Quando tô de boa volto a pé (50 min) pra casa. No meu caso eu já planejo o caminho incluindo shopping, galeria, qualquer lugar fechado pra onde eu possa “fugir” numa emergência. Engraçado saber que tem agorafóbico que se sente mal em cinema, mercado, ônibus. Se for cercado, se eu não tiver contato com o exterior eu fico de boa. Outra coisa, quanto menor o cômodo mais confortável me sinto durante as crises. Bruno, você gosta de ficção científica? Tem um livro do Isaac Asimov, chamado _Caves of Steel_ onde a sociedade é dividida entre os que vivem na terra climaticamente devastada, em complexos subterrâneos, e os que vivem nas colônias espaciais, planetas com baixíssima densidade demográfica. Eles não conseguem conviver porque os primeiros são agorafóbicos e os últimos claustrofóbicos! Meu sonho era morar num complexo subterrâneo desses rsrs

AngeloTelesforo
Автор

Eu tenho pânico lugares fechado.so de pensar entrar no elevador começo a passar mal, metro nem pensar avião é muito sofrido para mim

iedasilvanadesouza
Автор

Meu caso e se eu entrar em lugar fechado como elevador mercado qualquer ambiente fechado ja começo sentir falta de ar ai o coração dispara e a pressão sobe e tenho que ir para emergência .

Gilbr.
Автор

Eu tenho, tento vencer com uso de medicamentos, pisciquiatra e piscicologa,
Mas o simples fato de sair e ir até eles é difícil( muito sofrido), a terapia e feita em 70% por telemedicina e com isso já se arrastam 10 anos com tendência a piorar, , 😔

RosanaNaninha-wgjw
Автор

Sofro com isso, preciso da minha cura 🥹

evaneimarques
Автор

Uma coisa que me ajuda muito em minhas crises é sempre usar fones de ouvido, tanto a música e as vezes só como abafa o barulho ao me redor me ajuda a suportar locais com multidões

talitalimamarcos
Автор

Eu sebtia a agorofobia muito forte, mais com o trmpo aprendi a lidar, ja saio solxinha as vezes, fico tão feliz quando consigo ir e vim sem sentir nada, mais só tem ja teve forte sabe como é, eu so saia avompanhada, nunca andava solzinha, ficar em fila era tortura .

jaumirsantosdejesus
Автор

Teria algum vídeo seu falando sobre transtorno de pânico em específico ? E como melhorar ?

riquecomq
Автор

De uns meses pra cá percebi que me sinto mal no meio de multidões, me dá uma agonia muito grande e uma vontade desesperada de ir embora, não tinha isso, e desenvolvi isso no trabalho, hj não consigo nem imaginar ir pra uma festa, ou ficar no meio de muita gente e muito barulho, é desesperador.

JulianaSouza-sies
Автор

O meu problema e ir em lugares que se eu me sentir mal, não vou ter como me sair sem ser notado. Tomo antidepressivo e mesmo assim não consigo de jeito nenhum fazer as seguintes coisas: ir em confraternização com amigos do trabalho, reunião de trabalho, sair de carro com amigos para um rodízio, ir cortar cabelo e ter gente esperando, pegar Uber e almoçar fora com amigos. O que eu posso fazer para quebrar esses gatilhos, só em pensar em ir me bate uma insegurança.

rjvideos
Автор

Eu tive isso, em lugar fechado e lotado, não é agorafobia?

marcos-mnhf
Автор

Isso tem cura ? Como ter a remissão desses sintomas sem remédios isso pode existir?

dalilamendonca