COMO FORAM OS ÚLTIMOS DIAS DE RENATO RUSSO

preview_player
Показать описание
#RenatoRusso #LegiãoUrbana #rocknacional

No Conexão Legiônica, recontamos os últimos dias de Renato Russo a partir de depoimentos, livros e reportagens. Desde março de 1996, os detalhes vão se ampliando até o falecimento do cantor, em 11 de outubro daquele ano.

| ADQUIRA OS LIVROS |

| CAPÍTULOS |
00:00 Intro
00:40 Fim de 95: Renato cai em depressão
01:40 1990: Renato diagnostica o HIV
03:53 Março de 96: indireta no aniversário
04:20 Abril: fraqueza documentada
05:20 Maio a junho: voz enfraquecida
06:47 Junho/Julho: as últimas entrevistas
08:58 Julho/Agosto: o pai socorre o filho
09:56 Setembro: último encontro com Fróes
10:49 Outubro: Dado se despede; Carminha não
12:15 Renato morre
13:16 Qual a verdadeira causa de morte?
14:07 Os últimos instantes
15:04 A cremação

| REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
DAPIEVE, Arthur. Renato Russo: o Trovador Solitário. - 10. ed. Rio de Janeiro: Agor, 2020.
MARCELO, Carlos. Renato Russo: o filho da revolução. - 1. ed. - São Paulo: Planeta, 2016.
RUSSO, Renato. Conversações com Renato Russo. Campo Grande: Letra Livre Editora, 1996.
VILLA-LOBOS, Dado. Dado Villa-Lobos; DEMIER, Felipe Abranches; MATTOS, Romulo Costa. Dado Villa-Lobos: memórias de um legionário. - 2. ed. - Rio de Janeiro : Mauad X, 2015.

REPORTAGEM DA REVISTA ISTOÉ GENTE:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Hoje Renato estaria com 62 assim como eu. Quando ele faleceu eu estava com 36 anos também. Fiquei arrasada! Estudamos juntos no Rio de Janeiro, Olha do Governador no Colégio Olavo Bilac. Ele saiu do Colégio pois, seu Pai havia sido transferido para Brasília. Nunca mais o vimos por aqui. Sempre foi um poeta. Um menino quieto. Muito tímido. A música que fala da Tia Edilamar, essa era nossa cordeinadora. Vc nunca será esquecido Querido! Poeta! Saudades.

rosanetravassos
Автор

Anos 80 e 90, perdemos muita gente por causa da AIDS, artistas cantores, uma pena as pessoas acharem que não vão acontecer com ela, e acontece . Renato inteligente de mais, cazuza rebelde talentoso. Uma pena.

dsantosalves
Автор

Peço licença para compartilhar um fato dessa época: Quando eu cursava o segundo ano do ensino médio, houve uma gincana no meu colégio. Precisávamos arrecadar alguns itens de comidas não perecíveis e utensílios de higiene para doação (ganhava ponto a equipe que tivesse maior arrecadação).
Um dos meus colegas morava no prédio dos pais do Renato Russo, então tivemos a ideia de pedir doação lá para tb conhece-los.
A mãe do Renato foi muito gentil e doou uma caixa grande alimentos. Quando estávamos indo embora, meu colega perguntou ao pai do Renato Russo: "o senhor é o pai do Renato Russo, não é?"
E então ele respondeu: " por enquanto..."
A gente achou muito estranha a resposta, mas fomos embora agradecendo a doação. Um mês depois, mais ou menos, soubemos pelos noticiários da morte do cantor. Foi só aí que entendemos a peculiar resposta do pai dele. Não sabíamos na epoca que ele estava doente.
Lembro de chorar muito quando saiu a notícia. Éramos (e ainda somos) muito fãs do Renato.

lilaabreu
Автор

Eu sou soropositivo. No estado debilitado dele não era possível dar a ele os coquetéis. Teria que entrar com medicamentos que "levantasse" o estado dele para então ser inserido nos coquetéis anti aids.
Eu precisei me internar vencer essa difícil etapa para só então entrar no tratamento. Isso foi em 2002.

docarmo
Автор

Seu corpo físico se foi, porém sua poesia, sua essência, essa será eterna
O poeta vive para sempre e esse sempre não acaba

RenanEFabiolaDias
Автор

Quando a música "A via-láctea" começou a tocar nas rádios, eu comentei com um amigo meu que "Renato não estaria bem", mas não imaginava que estivesse morrendo. Uns dez dias depois eu atravessando a catraca do ônibus, o mesmo amigo sentado lá no fundo me acena com a mão para ir em direção a ele me solta um " Renato Russo morreu, acabou de sair na Transamérica!"

byron
Автор

"Nós ainda estamos falando de Renato Russo...". Essa frase me fez lembrar que é a vida, e não a morte, quem nos possui. Obrigado por esse vídeo. Obrigado, Renato, por sua vida.

ghigomedievo
Автор

Renato realmente foi um artista ímpar, raro

lucineidechaves
Автор

Me lembro muito bem quando soube da morte do Renato em 1996 aos 21 anos de idade e fã incondicional do legião urbana fiz uma oração e pedi que Deus lhe recebesse com a grandeza de sua passagem entre nós.

francoiscevert
Автор

O HOMEM SE FOI, MAS SUA GRANDE OBRA PERMANECE ENTRE NÓS!
OBRIGADO RENATO!
💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕

waldirmeiguins
Автор

O Renato Russo era um gênio atemporal, lutou até o fim...
Um verdadeiro legionário urbano.

antoniodonizetepereira
Автор

Perdi minha mãe no dia 1º de Outubro, 10 dias depois meu "ídolo da adolescência". 1996 foi um ano muito difícil e inesquecível pra mim.

marcioalmeida
Автор

Triste mesmo... Concordo com a mãe dele que tinha direito de saber e ficar nessas horas, chorei aqui nessa parte, enfim, ele fez a marca dele e sempre será lembrado. Parabéns pelo vídeo! ❤️

ClaudiaSantana
Автор

Me lembro perfeitamente daquela sexta-feira... Vi a notícia na tv e não podia acreditar... Meus amigos e familiares preocupados em saber como eu estava depois da divulgação. Precisei sair logo depois e fui ouvindo no walkman a repetição daquilo que eu não queria ouvir... Mas era verdade. Chorei no ônibus, na rua. Nove dias depois era meu aniversário de 15 anos. Ganhei de presente o álbum "A tempestade" (Ou O Livro dos Dias). Quando todos foram embora, coloquei pra tocar, coloquei meus fones, peguei o encarte e chorei da primeira a última música... Ainda me lembro desse dia..

AlmeidaPatricia
Автор

Cara, que matéria limpa e bem conduzida, sem malícias, ou difamatórias, muito profissional mesmo sem falar no principal que e ser esclarecedora e você ainda fala algo que e um fenômeno que realmente está acontecendo pois não se trata muito de saber como morreu o Renato apenas deixar claro o momento da passagem dele e o que realmente interessa é o cara incrível que ele foi em vida e tudo que ele criou e nos presenteou com sua Banda e ainda hoje consegue arrebanhar novos fans que sequer eram nascidos ou tinham acabado de nascer quando ele se foi dando termino a mais reverenciada e querida banda de Rock do Brasil dos anos 80, Legião URBANA!

alvarotorres
Автор

O dia da morte do Renato russo, foi com ctz um dos dias mais tristes da minha vida.

CíceroSilva-fg
Автор

Estive recentemente no Sitio Burle Marx e não imaginava que as cinzas do Renato foram jogadas lá. Local muito bonito.

thiagofortunato
Автор

Perdi meu primeiro sobrinho aos 27 anos. Ele morou comigo e os avós até os 14 e me chamava de pai. Quando adulto foi morar com seu parceiro e eu só soube que ele estava doente algum tempo depois. Eu deveria ter sabido antes. Quando consegui internação para ele na Fiocruz, só então fiquei sabendo que tinha HIV. Foi um choque e ao mesmo tempo a resposta que precisava: por que ele não curava? Uma dor enorme. Já faz alguns anos, mas até hoje dói demais falar sobre isso. A sensação de "se eu soubesse antes, talvez pudesse ajudar e ele não teria morrido" talvez seja a mesma que a mãe do Renato Russo sentiu. A gente que cria sempre acha que pode proteger. E será sempre assim. Deve ser assim e se assim não for estaremos perdidos!

ananque
Автор

Eu tenho, scaneado, uma imagem de uma página inteira de um jornal aqui de Salvador-Bahia de maio de 1996, onde na entrevista Dado Villa-Lobos conta algumas coisas do disco e do estado do Renato: "Não posso sinceramente responder que ele está com Aids, mas o que posso dizer é que ele está muito deprimido e com síndrome do pânico." Eu tinha 17 anos e chorei bastante.

timaragao
Автор

Cara, você é foda prá relatar esse caso sem sensacionalismo, sem drama, como a gente vê em programas de tv! Parabéns.

JulioCesar-ttjo