Por que a China está investindo tanto no Brasil?

preview_player
Показать описание
_____
Alguns afirmam que a China é uma ditadura comunista, outros que é um regime político socialista com a economia capitalista, portanto uma espécie de socialismo de mercado. Afinal, qual o regime político da China?

Em outubro de 1949, Mao Tsé-Tung liderou uma revolta junto a um grupo de camponeses e, por meio de um golpe, proclamou a República Popular da China. A revolução e o novo regime eram pautados com base nas teorias de Marx e Lenin.

Mao implementou políticas com base nas ideias marxistas. Buscou industrializar o país e mudar a tradicional estrutura agrária chinesa. Para tanto, criou grupos de trabalho e fazendas coletivas, proibindo a agricultura particular e a propriedade privada.

A coletivização e a centralização da economia transformaram a sociedade. Os chineses foram obrigados a parar de cultivar alimento para se dedicar à metalurgia, por exemplo, já que no campo industrial, a China estava bem atrasada. Para reverter este problema, Mao Tse-Tung promoveu o grande salto para frente.

O novo modelo de agricultura e os esforços pela industrialização se mostraram ruins. A China enfrentou uma grande crise alimentar devido à escassez de alimentos produzidos.

A fome matou cerca de 45 milhões de pessoas entre 1958 e 1962, segundo estimativas de Frank Dikötter, autor do livro “A grande fome de Mao — A história da catástrofe mais devastadora da China”.

Na década de 60, Mao promoveu a Revolução Cultural. Uma campanha de perseguição contra partidários do capitalismo. Os apoiadores do novo regime promoveram uma verdadeira caça às bruxas.

Todos os inimigos de Mao Tse-Tung foram perseguidos. Principalmente os membros do partido que não eram alinhados e os defensores do antigo regime da China.

Milhões de pessoas foram aterrorizadas pela Guarda Vermelha. Grupo composto por jovens mobilizados por Mao para eliminar o que o líder chamava de "cultura burguesa".

O culto à personalidade de Mao foi estimulado e ele passou a ser tratado quase como uma divindade no território chines.

___

Siga a #BrasilParalelo:

Sobre a Brasil Paralelo:

Somos uma empresa de entretenimento e educação fundada em 2016. Produzimos documentários, filmes, séries, trilogias, cursos, podcasts e muito mais. Nosso foco é o conteúdo informativo e educativo relacionado ao contexto social, político e econômico brasileiro.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O problema é que eles são estrategistas e silenciosos. Quando nos damos conta, vemos que eles já dominaram tudo. Sou do Rio de Janeiro, quando vou ao Centro da Cidade, a maior parte dos comércios existentes já pertencem aos chineses, e inclusive com brasileiros trabalhando para eles. Quem já foi atendido por eles sabem o quanto são ásperos, raramente se encontra um cordial. Em uma ocasião, presenciei uma cena de uma chinesa chamando a atenção de uma funcionária brasileira na frente de todos no estabelecimento. A menina chorou e eu fiquei indignada. Se eles estão aqui, tem que se adequar a nossa cultura e não nós que temos que nos moldar a cultura deles. Infelizmente, isso está longe de acabar, pois estão avançando cada vez mais. Temos que ficar alertas para não nos tornamos reféns, pois se eles escravizam o próprio povo, o que não farão conosco?

dayannaalves
Автор

O Brasil, está na mira desses países, porque aqui está a comida, a segurança alimentar, o bem mais preciso da humanidade.

zina
Автор

Em minha cidade no sul de Minas Gerais, se instalou uma indústria gigante chinesa a XCMG fabricante de máquinas pesadas, quando iniciou suas atividades a notícia foi que geraria mais de de 4500 vagas de emprego para região, mais depois de instalada a fábrica, construíram um condomínio dentro da própria fábrica e trouxeram mão de obra escrava da china e hoje não tem mais que 250 a 300 funcionários brasileiros restante todos chineses e com morada dentro da própria indústria ficam restritos a fábrica e ao condomínio que fica ao lado praticamente dentro da indústria. Se Brasil não abrir o olho e não limitar a coisa vai ficar feia

daniaraujo
Автор

No aeroporto do Galeão no RJ no final de 2020, viajei para o nordeste, entre a espera do meu vôo fiquei observando as pessoas. Quando uma mulher com um grupo de 10 chineses passaram, ela falava em inglês com eles mostrando toda infraestrutura do aeroporto, o detalhe que me chamou atenção, foi que eles ignoravam a existência das pessoas presente no aeroporto como se houvesse somente eles ali, bem apáticos. Eu não confio nesse povo

michellenascimento
Автор

Triste isso. Fui cidade bem pequena interior de São Paulo tinha loja enorme de chinês onde fechou as lojas dos moradores de lá e o pior tinha fila pra entrar 😞 culpa é nossa. Eu determinei em não entrar ou comprar coisas da china mas infelizmente até Leroy Merlin tem muita coisa da china.

cristan
Автор

São jogadores silenciosos. Enquanto os países estão divididos, brigando entre os próprios conterrâneos eles vão avançando e posicionando suas peças sem ninguém se dar conta e quando você vê já é um xeque mate. (Está tudo lá no “A arte da guerra.”)

silvi-lima
Автор

Se não me falha a memória há um tempo atrás vi um documentário da BP que diz que o Brasil vai acabar com a fome no mundo mas pelo visto isso vai ser impossível se a China estiver em posse das terras férteis.

MultiConcordo
Автор

Precisamos urgentemente de uma lista com os nomes dos políticos que apoiam a entrada da China no Brasil.

sempre_alerta_
Автор

"A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar"

LucasNascimento-tffm
Автор

Na minha cidade, localizada no interior do Paraná e conhecida pelo agronegócio e pela tecnologia agrícola de ponta, estão construindo um conglomerado de 11, 4 mil apartamentos (a cidade tem 330 mil habitantes). Muitos dizem que são chineses que estão por trás disso. Minha mãe diz que eles querem trazer chineses pra morar aqui. Não duvido. O que vocês acham BP?

polipoli
Автор

Todas as grandes potencias estão de olho no Brasil, não é só a China. Se querem a China longe daqui, devem querer os Estados Unidos também longe. O Brasil tem que aprender a ser independente e andar com as próprias pernas na medida do possível.

lplf
Автор

Por alguns comentários postados aqui, fica evidente a extrema relevância do documentário. Muitos - muitos mesmos - ainda não entenderam do que se trata e ‘enxergam’ os movimentos da China comunista como ‘normais’. Ou preferem ignorar para não sofrer.

marciarodrigues
Автор

1. sobre as compras chinesas no Brasil, já fui muito receoso sobre esse ponto, mas no final das contas, eles estão comprando bens tangíveis, infra-estruturas... no pior dos casos, se o governo notar que estão de sacanagem contra setores estratégicos do país, deve haver alguma lei que garanta a retomada destes ativos... são uns poucos chineses em cargos estratégicos por aqui, o resto é tudo brasileiro.
2. sobre a influência chinesa na mídia/cultura, essa sim é mais perigosa, pois é bem subliminar (ainda que mostrada de maneira direta), vai entrando no subconsciente... é uma troca de "dono" antes os EUA com toda sua indústria e influência hollywoodiana (faz torcermos contra nós mesmos) para agora essa abordagem pró-comuna... e contra essa dominação, a única defesa é fazer com que as pessoas pensem! isso parece ser a coisa mais difícil do mundo, porque se fosse fácil, não haveria tantas guerras...

zecouves
Автор

O Brasil tem de tudo praticamente. Fico com muita pena da porcelana schimidt ter fechado mais uma fábrica, eles alegam que um dos motivos foi o fato do Brasil abrir o mercado para a entrada de porcelanas chinesas, com um preço de custo muito inferior ao das nossas porcelanas nacionais (schimidt, germer e Oxford). Com a mão de obra barata na China, eles conseguiram dominar o mercado. Essas fábricas de porcelanas não nós trazem apenas produtos, elas fizeram história com mais de 50 anos de mercado. A culpa foi do nosso antigo governo.

mafofinha
Автор

Minha avó sempre dizia para minha mãe que a China iria comprar o Brasil...
Eu achava isso um absurdo, mas agora estou vendo que ela tinha razão... Que Deus nos ajude

dircemariaa
Автор

É uma pena não disponibilizar a versão grátis para o YouTube dessa série. Teria um impacto muito grande por aqui.

enniorodrigues
Автор

11 tenho anos de China… e só a concordar com a BP… se eu fosse escrever tudo que vi, talvez acordasse alguns… mas nem todos querem acordar…

malacheiamundo
Автор

Fui em São Paulo (25 de março), sou do Paraná, e fiquei admirada pela quantidade de Chineses que vendem lá ( a maioria). Eles estão tomando conta e ninguém faz nada.

alunosicm
Автор

Na mira do nióbio também .
Que DEUS proteja o nosso Brasil e o povo brasileiro. Ámen.

clarasatico
Автор

Não temos que se submeter a país nenhum. Temos todos que convergir ideias de Brasil, de nacionalismo e termos as bombas atômicas pra ontem. Porém, temos que saber flertar com chineses, europeus e estadunidenses 🇧🇷🇧🇷

alipiotrindade