VOCÊ SABE O QUE É MAAFA ?

preview_player
Показать описание
Galera,
nesse vídeo compartilho com vocês o conceito de MAAFA que é muito importante para os afro-diaspóricos.

Curso: África & Diáspora: Caminhos pluriversais
21/09/2019
Local: Olabi - Botafogo/RJ

Referências:
* Marimba Ani. Let the Circle be unbroken: the implications of African Spirituality in the Diáspora. Chicago, Paperback, 1994.

* Wade W Noble. Sakhi Sheti: Retomando e reapropriando um foco psicológico afrocentrado. In. Afrocentricidade, coleção Sankofa, organizado por E. Nascimento.

Núcleos de pesquisas:

Núcleo de Filosofia Política Africana do Laboratório Geru Maa/UFRJ

Núcleo de Estudos Geracionais sobre Raça, Arte, Religião e História do Lher/UFRH

REDES SOCIAIS!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Suas palavras já se tornaram movimento importantes na minha vida! Sigamos!!

renatamatos
Автор

Quantas pessoas cabem dentro de nós. É outra Aza, calminha... O sol tava acendendo. Hj está resplandecente. Maratonando seus vídeos! Parabéns!

renildescosta
Автор

Incrível irmã como estou feliz por você ter criado esse canal preto, Etu kujikula o jibitu, Nós abrimos a porta, Nzambi.

sidneipaixaoantunes
Автор

Ah, sem condições pra essa mulher! Te conheci pelo canal da Gabi, desde então sempre tô caçando tudo que é vídeo que tenha Aza Njeri, você falando faz meus olhos brilharem! Obrigado!

LuisGustavo-gtho
Автор

Não conhecia esta palavra. Você foi bem didática 👋👋.
Tenha certeza que as suas palavras estão em movimento 👊🙋

robertacosta
Автор

Olá, cheguei aqui através do seu texto "Vamos falar sobre Mulherismo Africana?", estou tentando entender um pouco mais sobre o movimento...

ingridviegas
Автор

Gostei muito do canal. Acabei me inscrevendo ontem e estou maratonando. Muito aprendizado. Obrigado!

nonatosousa
Автор

Excelente vídeo. Muito didático. Parabéns. ✊🏾✊🏾✊🏾 Asante sana. 😘

vaniallimao
Автор

Muito bom Aza, mais didático é impossível. Te conheci pelo canal de Gabi e passei a te acompanhar. E fiquei aliviado, de certa forma, por saber que certas percepções e sentimentos meus não eram loucuras da minja cabeça mas sim de um racismo estrutural muito bem arquitetado.

marcelloleite
Автор

Linda, tema muito importante ❤️❤️❤️❤️❤️

katiaploner
Автор

Te conheci no canal da Gabi, comecei a te acompanhar e não largo mais. Obrigada por acessibilizar esse conhecimento, já me considero sua aluna ❤️

amarianamarques
Автор

Aza, parabéns pelo seu trabalho! Estou no processo de reforma do que eu e muitxs de nós fomos deformados enquanto sujeitxs civis pretxs... Tá sendo dolorosa a experiência, a iniciativa, mas necessária. Ter lhe conhecido no curso oferecido na UJIMA( Vila Formosa), foi muito significativo pra mim. Que outras pessoas possam ser tocadas e provocadas a se perceber nesse mundo. Oiyá lhe leve a bons encontros e bons destinos com quem precisa. A bênção. Bjos✊🏿🖤🙏🏿

odesiadu
Автор

Também conheci por meio da Gabi de Pretas, e estou viciado pelo assunto da filosofia africana. Parabéns pelo vídeo 👏🏾

RafaelRodrigues-lqqd
Автор

Aza muito bom o vídeo. Sua explicação é faz com que queiramos seguir aprendendo, buscando, conhecendo. Nunca tinha ouvido falar de MAAFA - Conceito essencial para entendermos nossa desumanização e suas consequências. Urgente para a realidade contemporânea Brasileira... Vide o que temos vivido intensamente no Rio de Janeiro e em outros estados. importante para entender o quanto de coletivo temos em nossa subjetividade. Os sentimentos nâo estão fora do contexto, e o racismo adoece nossos corpos negros, nossa mente negra. O racismo estrutural é bem arquitetado...e você esta colaborando em muito para que possamos entende-lo e desmantela-lo. Grata!!!!

claudiasimoneescrevivencia
Автор

Seu trabalho se tornou uma referência pra mim. Grato!

luizkafirelepanzu
Автор

Excelente abordagem, Aza! Confesso que ao assistir sua participação no canal da Gabi, o uso dos termos africanos me deixou um pouco alheia ao assunto. Comecei a perceber que é primordial que aprendamos nosso vocabulário e os termos que sintetizam nossas teorias. Principalmente quando me deparo com leituras africanas acadêmicas, percebo que me falta a familiarização dos termos. Seria interessante em cada vídeo que fizer, do assunto que for, você nos trazer pelo menos 2 termos como "palavra do dia" informando seu significado, utilização dela naquele assunto para nos acostumarmos não só com seu sentido, mas também com o uso dela. Beijos, de quem te admira imensamente!

Andresa.Andrade
Автор

Do Seminário SESC para cá. Adorei o vídeo 👏👏

Pdrcanthe
Автор

Mukuiu mulher preta, muito bom poder segui la no seu canal dividindo conhecimento sobre nossas temáticas. Kamba Nguzu.

njilalembanzambi
Автор

Q maravilhaaa!! Grata pela sua fala e existência poética!!😍😍

beliziamoraes
Автор

Irmã estou amando e aprendendo muito com o seu canal 😘

quixotescaangel