FALHAS, CAUSAS E PLANO DE MANUTENÇÃO TURBINA A VAPOR

preview_player
Показать описание
CLIQUE 👉 07:00 - PARA IR DIRETO PARAS AS FALHAS!

Gostou desse conteúdo? Cadastre-se no link abaixo para receber notificação de novos conteúdos como esse:

CURSO TURBINA A VAPOR:

Canal YouTube - Inscreva-se para receber atualizações:

Participe do Grupo no WhatsApp:

Saiba mais sobre a TURBIVAP:

#turbinaavapor #steamturbine #turbomachinery #powerplant

___________________________________

FALHAS, CAUSAS E CORREÇÕES EM TURBINAS A VAPOR

Quais os componentes de uma turbina a vapor merecem mais atenção quando o assunto é falha? Quais peças apresentam maior recorrência de falhas? Quais as principais causas e consequências dessas falhas?

Como determinar a melhor frequência de inspeção e manutenção de turbinas a vapor?

Como elaborar um plano de manutenção adequado para essas máquinas?

Com a alta e frenética competitividade dos mercados, seja uma planta de geração de energia ou de processos, o fato é que nenhuma planta industrial pode se dar ao luxo de fazer grandes interrupções em seus processos, no nosso caso estamos falando especificamente em parar uma turbina e gerador com frequência, em especial plantas de geração de energia que tem suas receitas financeiras diretamente dependentes do funcionamento de turbinas e geradores.

Por outro lado, esperar muito tempo para realizar uma interrupção pode resultar em reparos de maior complexidade, mais demorados e com maior custo.

Na tentativa de equilibrar o potencial de receita e os custos, o gerente de ativos da planta deve conhecer os riscos e consequências da indisponibilidade de um equipamento crítico desse.

Somando-se a esses problemas, a maioria das turbinas são antigas e continuam envelhecendo e que mesmo turbinas novas, recém-projetadas obviamente ainda não possuem histórico de confiabilidade. Ou quando não, por se tratar de turbinas mais modernas, as tecnologias são mais sofisticadas, com condições operacionais mais críticas, folgas menores para ganho de eficiência, então nós vamos percebendo que a exposição ao risco nesse sentido também está aumentando.

Como decidir o intervalo ideal para uma parada programada?

Minha premissa parte de estudos sérios e levantamentos realizados no mercado americano de turbinas a vapor, onde existe uma maior base de dados sobre o assunto. Mais especificamente um estudo do Conselho de Confiabilidade Elétrica da América do Norte (NERC) e o Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica (EPRI)

O estudo faz uma relação entre frequência relativa e gravidade das falhas em turbinas a vapor.

A maior frequência de falhas em turbinas está associada com perdas por falta de lubrificação, um item básico e tão óbvio que ainda é negligenciado. Essas falhas ocorreram em todas as faixas de turbinas de 10 MW a 400 MW.

Muitas falhas por falta de lubrificação, resultam em atritos entre peças tanto em turbinas como em geradores, além de danos aos mancais, a falta de lubrificação é a razão para aumentar a classificação da gravidade associada a esse tipo de falha, de algo tecnicamente “simples” para falhas mais graves, como veremos mais à frente.

Já por outro lado, sem muitas surpresas, as falhas de maior gravidade foram falhas relacionadas com velocidade excessiva, ou melhor falando sobrevelocidade, Esse tipo de falha ocorreu mais em turbinas de menor potência na faixa até 40MW.

No geral, as maiores falhas relativas em termos de frequência e gravidade que ocasionaram maior indisponibilidade de turbinas foram falhas de palhetas da região de baixa pressão, seguido por mancais das turbinas, vibração do gerador, válvulas de controle e emergência, palhetas da região de alta pressão, desarme da turbina, dispositivos e problemas no sistema de lubrificação.

07:00 - PRINCIPAIS FALHAS EM TURBINAS A VAPOR:

1- Deformação ou quebra de palhetas da região de baixa pressão
2- Falhas associadas aos mancais da turbina de alta pressão
3- Problemas de vibração da turbina ou gerador
4- Fechamento da válvula de emergência
5- Controle das válvulas regulagem
6- Mancais da turbina de baixa pressão
7- Outros problemas turbina de baixa pressão
8- Outros problemas com outras peças diversas
9- Problemas com palhetas da região de alta pressão
10- Falha no TRIP (incluindo instrumentação)
11- Outros problemas com sistema de lubrificação da turbina
12- Outros problemas turbina de alta pressão
13- Outros problemas turbina de pressão intermediária
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Ótimo vídeo, top.

Um vídeo muito legal seria sobre os cuidados de montagem de turbina,
Sequência de montagem …

diegosoares
Автор

Errei o palpite de falhas. Eu pensei que era as válvulas de controle.

humbertosantos
Автор

Uma dúvida. O mecânico industrial ele pode fazer a manutenção de turbinas como essa ?

raphaellasantos