Certamente você já ouviu falar sobre a corrida entre Aquiles e a tartaruga. Nesse vídeo apresento Zenão de Eléia, o autor desse e de outros paradoxos que contestam a nossa percepção da realidade.
Tentar entender os paradoxos de Zenão é estar num constante gif da Nazaré Tedesco.
giselebrasil
To lendo Lacan, seminário 20 e ele cita esse paradoxo da 🐢 e aquiles pra falar do amor. Me ajudou. Obrigada
meissasantos
Salve salve, Mestre! Como um garimpeiro do conhecimento cheguei em seu canal depois de muito procurar por um vídeo que me ajudasse a compreender um tema tão complexo para se ensinar para alunos do 2º ano do EM, como você mesmo deixou explícito em sua arguição,
Todavia, sinto-me inspirado depois de assistí-lo em lhe parabenizar pela excelente explicação. Muito didática. Parabéns!!!
professormoisesbarros
Obrigada! Explicou muito bem. Deus abençoe, Ele te ama❤ e quer te dar uma vida nova!! Mude de vida hoje! Ele te chama!!
Jesusteama_e_Salva
Os diversos exemplos dados me ajudaram muito a entender o tal paradoxo e, principalmente, a sua finalidade na produção filosófica da época. Vídeo muito bem produzido, prático, simples e didático. Obrigado mesmo
slei
INCRÍVEL. AINDA ESTOU TENTANDO ME "ENCAIXAR" NESTE VÍDEO RSS... OU MELHOR NESTE PARADOXO KKK... MAS SIM, É SENSACIONAL PENSAR COMO OS "CARAS" DA ANTIGUIDADE TINHA UMA VISÃO TÃO DIFERENCIADA DO MUNDO COMO UM TODO.
profamarianaliveraro
Gosto de ler os comentários pois me identifico com o saber e o não-saber. Mais ainda, busco aqueles que querem identificar o saber do filósofo Zenão de Eleia com Lacan. Relacões que facilitam a expansão do conhecimento. Obrigada oelo exercício do saber..
😀👋👋👋👋
lealippi
Vale lembrar que Zenão propôs esses paradoxos tendo em vista confrontar a hipótese pluralista dos pitagóricos, que consideravam a realidade como sendo composta de unidades dotadas de magnitude; uma linha, por exemplo, será infinitamente divisível, uma vez que, não importa o quanto você as divida, as unidades nela contidas ainda terão magnitude e serão, portanto, divisíveis. Os pitagóricos eram contrarios à hipótese pamenidiana do Uno, e Zenão desenvolveu uma argumentação filosófica em prol de seu mestre.😅
Tá para entender.
Eu chamo isso de teoria do uno na física
GeorgeNascimento
Muito boa a explicação, vou passar para meus alunos, eles vão gostar com certeza!
f_cbarbosa
Marcos. Muito exposto. Apesar de não ter os enunciados prontamente entendidos. Mas parecem wie é possível em dadas circunstancias. A Diáspora Filosófica é avantajada em nós. Isto é: por aqui.
Gostei deveras o exposto. Inscrito.
virgiliocassanicassani
Ótimo vídeo! Cheguei aqui tentando entender o que é o infinito, ou os infinitos... 🤔
juliavaladares
Estudando para a UEM com essa aula maravilhosa
analopes-edst
Agora, para estar em infinito, preciso estar impermanentemente .
Efêmero. Como um verso abstraído do porvir. O porvindouro abundante. Hora aguad em calmarias, hora em fúrias copiosas. O poema é o peixe.
virgiliocassanicassani
Você não pode dividir um quadrado infinitamente, pois uma constante dividida pelo infinito tende a 0, ou seja, a partir de determinado ponto da divisão não há mais área do quadrado para ser dividido.
Conversei com o chat gpt sobre este assunto e foi interessante.
A IA concordou que o movimento é uma ilusão.
Concordou também que o espaço não pode ser dividido infinitamente como Zenão propôs.
Do ponto de vista prático ao dividir o espaço por um numero muito grande você tende a 0, ou seja, não haveria mais espaço para ser dividido.
Isso indica que existe uma fração de espaço maior que 0, que nos permite ir do ponto A até o ponto B sem passar por um ponto intermediário.
Entretanto a única forma de mudar do ponto A para o ponto B sem passar por um ponto intermediário é por meio de teleporte.
Isto coincide com a Teoria do Universo Computacional, pois ela propõe que o movimento é uma ilusão e que a mudança de um ponto A para um ponto B sem passar por um ponto intermediário só seria possível por meio de um teleporte. Além disso, a ilusão do movimento ocorre pela transformação da energia do universos, ou seja, quando a energia se transforma, as posições dos objetos no universo são atualizadas e os objetos modificados aparecem em posições distintas dando a impressão de movimento. Essa atualização do universo se daria em frames semelhantes aos que atualizam as telas de jogos de videogame. Ocorre que como nos jogos, essa atualização do universo é muito rápida e por nossas limitações físicas percebemos como se existisse um movimento. Entretanto, o que ocorreu foram vários "teleportes" em decorrência da transformação da energia do universo, pois este seria único e indivisível apenas transformável.
A Teoria do Universo Computacional só faz sentido do ponto de vista computacional 😅.
addllerandrew
Marcos, e o tal "efeito zenão" dos coachs, parece ser uma pseudociência, foi "retirado" desses filósofos?
alesampaio
Esse cara n sabe explicar zorra de nada, e o pior é q eu tamb